Filip Calixto   |   02/09/2024 13:51

Plataforma de compras da Accor se consolida e reúne 300 hotéis em evento

O Astore Day tem ainda quase 40 fornecedores abertos para negociações ao longo do dia

PANROTAS / Emerson Souza
Pedro Cardoso, vice-presidente de Procurement da Accor América do Sul
Pedro Cardoso, vice-presidente de Procurement da Accor América do Sul

O Pullman Vila Olímpia, em São Paulo, se transformou hoje (2) em um centro para negociações do setor hoteleiro, com a realização do Astore Day, evento que reúne cerca de 40 marcas fornecedoras de insumos e materiais para hotelaria e representantes de aproximadamente 300 hotéis da Accor, de todo o Brasil.

O encontro celebra os dois anos de operação da Astore, a plataforma de compras compartilhadas da Accor, que se consolida como uma ferramenta opção para garantir qualidade, segurança e melhores preços na aquisição de produtos hoteleiros.

Pedro Cardoso, vice-presidente de Procurement da Accor América do Sul, destacou a importância do evento para a estratégia da empresa, que busca continuamente fortalecer sua proposta de valor. Ele enfatizou ainda que o Astore Day serve para educar e capacitar os profissionais que lidam diretamente com as compras

"A gente entende que isso vai contribuir e ter aderência à nossa proposta de valor. Que é comprar melhor, comprar com qualidade e comprar com segurança. Fechar esse tripé é importante, e o melhor caminho é a capacitação"

Pedro Cardoso, vice-presidente de Procurement da Accor América do Sul

Crescimento e Expansão da Plataforma

Desde o seu lançamento, a Astore tem registrado um crescimento que chama atenção dentro da companhia. Em um balanço dos dois anos de operação, Cardoso revelou que a plataforma alcançou aumento de 28% no volume de compras entre 2022 e 2023. E as expectativas para o futuro são ainda mais ambiciosas.

"A gente prevê crescer mais dois dígitos agora em 2024. Então devem bater quase que 50% de crescimento"

Pedro Cardoso, vice-presidente de Procurement da Accor América do Sul

Esse desempenho, segundo informa o vice-presidente, reflete não apenas a eficiência da ferramenta, mas também uma renovação constante do portfólio de fornecedores e uma ressignificação da proposta de valor da Accor, que se adapta continuamente à evolução do modelo de negócios da empresa. "É um balanço espetacular, com muitas conquistas, mas ainda há muito a se fazer", ponderou.

Dentro das missões que ainda são necessárias concluir, aponta o executivo, está a necessidade de fortalecer a presença da plataforma em hotéis que estão em regiões fora do Sudeste, que atualmente concentra 80% do volume de compras no Brasil.

"Apesar de termos uma força muito grande na região Sudeste, é preciso investir mais na regionalidade. Por isso, realizamos eventos como este, para chamar os fornecedores a desenvolverem mais ofertas locais"

Pedro Cardoso, vice-presidente de Procurement da Accor América do Sul

Ele ressaltou que questões tributárias e logísticas muitas vezes afetam a competitividade dos fornecedores em certas regiões, mas que a Accor está comprometida em superar esses obstáculos. "Por mais que você seja forte no Sudeste, o que você tem para me atender no Nordeste, no Sul? É preciso investir nisso, e depende tanto de nós quanto dos fornecedores", explicou o executivo.

PANROTAS / Emerson Souza
Thomas Dubaere, CEO da companhia para a região, e Pedro Cardoso, vice-presidente de Procurement da Accor América do Sul
Thomas Dubaere, CEO da companhia para a região, e Pedro Cardoso, vice-presidente de Procurement da Accor América do Sul

Oportunidades de Crescimento

Cardoso mencionou que, no Brasil, existem cerca de R$ 500 milhões em oportunidades de compras que a Accor ainda não conseguiu capturar por meio de suas soluções. Ele destacou três áreas principais onde essas oportunidades se concentram:

  1. Desenvolvimento de ofertas locais: Incentivar fornecedores a adaptarem suas ofertas para atender às necessidades específicas de diferentes regiões, especialmente fora do Sudeste.

  2. Superação de desafios tributários: Trabalhar com fornecedores para identificar formas de reduzir os impactos negativos de tributações que comprometem a competitividade em nível local.

  3. Logística e distribuição: Melhorar a infraestrutura logística para garantir que os fornecedores possam atender de forma eficaz os hotéis da Accor em todo o país.


Astore Day: Networking e Oportunidades

Com o evento do dia, a Accor, via Astore, quer oferecer uma oportunidade concreta para a troca de experiências e a construção de novas parcerias.

"O evento é para divulgar tudo o que a gente faz, celebrar as conquistas e olhar para o futuro. Mas, principalmente, é uma feira com fornecedores onde os profissionais podem negociar e fazer networking"

Pedro Cardoso, vice-presidente de Procurement da Accor América do Sul

Além das negociações, o Astore Day foi complementado por duas arenas de palestras. Um uma delas, hoje pela manhã, Thomas Dubaere, CEO da Accor Américas, fez um resumo sobre o momento da empresa e detalhou as ambições da companhia para os próximos anos na região.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Filip Calixto

Conteúdos por

Filip Calixto

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes. Colaboração para o Portal PANROTAS

Filip Calixto tem 7166 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!