Beatrice Teizen   |   03/06/2025 17:52
Atualizada em 03/06/2025 17:57

Resorts Brasil lança novas turmas para Vendas e Operações do programa de gestão hoteleira

Formação executiva se consolida como resposta estratégica aos desafios do setor de hospitalidade no País

Divulgação/Galera do Click
PEGH tem como objetivo promover uma formação executiva personalizada, dinâmica e aplicável ao dia a dia dos resorts
PEGH tem como objetivo promover uma formação executiva personalizada, dinâmica e aplicável ao dia a dia dos resorts

A Resorts Brasil, em parceria com o FGV In Company, apresentou duas novas turmas do Programa de Excelência em Gestão Hoteleira (PEGH), com foco em Vendas e Operações. O programa alia conteúdo acadêmico de excelência à vivência prática do setor, promovendo uma formação executiva personalizada, dinâmica e aplicável ao dia a dia dos resorts.

Criado a partir de uma escuta ativa com os associados, o PEGH surgiu da constatação de que, apesar de o segmento movimentar grande parte da cadeia econômica do Turismo brasileiro, ainda carece de ações estruturadas para capacitação contínua de seus líderes. A primeira edição, voltada à área de operações, foi considerada um marco e abriu caminho para a expansão do programa.

Segundo o presidente do Conselho da Resorts Brasil, Marcelo Picka Van Roey, a consequência do sucesso da primeira edição foi o lançamento de mais duas turmas. “Estamos desenvolvendo líderes com visão estratégica, preparados para transformar suas operações e equipes com qualidade e propósito. O PEGH tem o potencial de se tornar referência na formação executiva do Turismo brasileiro”, afirmou.

A presidente executiva da associação, Ana Biselli Aidar, reforça que a educação é uma prioridade institucional. “Acreditamos profundamente que o fortalecimento da educação executiva é um dos caminhos mais sólidos para contribuir com o Turismo no Brasil. O PEGH foi idealizado junto com os próprios gestores, construído a várias mãos, com escuta, curadoria e excelência técnica”. De acordo com Ana, essa é uma iniciativa que tem impacto direto no presente e no futuro da hotelaria nacional.

Estrutura do programa

Com carga horária de 60 horas e estrutura dividida em três módulos por trilha, o programa é oferecido no formato blended (presencial e on-line), com aulas e workshops na sede da FGV EAESP, em São Paulo. O corpo docente é formado por professores da FGV e especialistas convidados, e os conteúdos abordam temas como posicionamento estratégico, analytics, jornada do consumidor, fidelização, inovação e liderança de equipes de alta performance.

“Ficou claro para nós que um programa com esse nível de personalização tem um impacto muito mais relevante na carreira dos participantes”, diz o diretor do FGV In Company, João Lins.

Para ele, os principais diferenciais das empresas de alto desempenho estão ligados à qualidade da gestão — e isso é ainda mais urgente diante da escassez de profissionais qualificados, apontada por CEOs brasileiros como o principal risco para o crescimento em 2025.

Proposta e módulos do PEGH

A trilha de Vendas, que tem início no dia 8 de julho, é coordenada pelo professor da FGV Artur Machado da Motta, com curadoria técnica de Rodrigo Vaz, vice-presidente comercial da Resorts Brasil. Os módulos abordam Posicionamento Estratégico, Go to Market e Liderança & Gestão Comercial.

“Essa é uma construção viva. O PEGH não é uma caixinha pronta de conteúdos: é um programa pensado com, para e pelos profissionais da hotelaria. Estamos aqui para provocar, inspirar e entregar ferramentas aplicáveis no dia a dia de quem vive a operação”, explicou Motta.

Já a trilha de Operações, com início em agosto, também é coordenada por Artur Motta e possui a curadoria técnica de Felipe Castro, vice-presidente de Operações da associação. Os módulos incluem Experiência do Cliente, Business Analytics e Liderança & Gestão de Pessoas, com foco em indicadores, recuperação de serviços e cultura organizacional.

O módulo de Liderança & Gestão é transversal a ambas as turmas e conduzido pelo professor Paul Ferreira, que retorna nesta nova fase após conduzir o mesmo tema na edição anterior. “Quando falamos em liderança e gestão, falamos em gerar excelência com execução. Para isso, precisamos de equipes engajadas, capazes de ir além. Nosso foco será trabalhar o papel do líder como mobilizador de propósito, alinhando equipes e promovendo uma cultura de alta performance”, explicou Ferreira.

O curso também conta com aulas do professor da FGV Marcello Romani, que conduzirá o módulo de estratégia e dados.

Com duplo certificado – emitido pela FGV e pela Resorts Brasil – o PEGH também está aberto a profissionais de outras entidades do trade turístico, com condições diferenciadas para associados. As inscrições estão abertas até 11 de junho para a turma de Vendas e até 30 de junho para a turma de Operações.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados