Filip Calixto   |   14/08/2025 09:50
Atualizada em 14/08/2025 09:51

De volta às origens: Hotel da Bahia by Wish inicia nova fase

Mudança acompanha nova identidade visual e reformas na estrutura

PANROTAS / Filip Calixto
Henrique Pena, gerente geral dom Hotel da Bahia by Wish, Eduardo Malheiros, do Grupo Wish, e o historiador Rafael Dantas
Henrique Pena, gerente geral dom Hotel da Bahia by Wish, Eduardo Malheiros, do Grupo Wish, e o historiador Rafael Dantas

SALVADOR (BA) - Desde a última semana, o visual do prédio modernista na avenida Sete de Setembro, na capital baiana, está diferente. No topo, na fachada e nas placas internas, o tradicional hotel de Salvador (até hoje chamado de Wish Hotel da Bahia) exibe oficialmente o nome Hotel da Bahia by Wish. A mudança resgata a marca usada na inauguração, em 1952, e integra um projeto do Grupo Wish que combina preservação da história com modernização da estrutura. A nova identidade visual já está instalada e marca o início de uma série de melhorias previstas para serem entregues por etapas até 2026.

Desde a inauguração, o prédio foi cenário de eventos políticos, culturais e sociais que marcaram a capital baiana. Recebeu artistas, chefes de Estado e personalidades do mundo todo, e foi reconhecido como um dos ícones arquitetônicos modernistas do Brasil. Em 2010, o edifício foi tombado como Bem Cultural do Estado da Bahia, reforçando sua relevância histórica.

Agora, com o retorno ao nome original, o hotel inicia um ciclo que envolve restauração de obras de arte, retrofit de áreas internas e atualização de serviços. As mudanças vêm sendo planejadas para manter o funcionamento regular do empreendimento, enquanto prepara novas entregas para os próximos anos.

Eduardo Malheiros, CEO do Grupo Wish, argumenta que o retorno ao nome original também foi um momento simbólico para a administração. “Se o empreendimento é único e singular o nome também precisa ser, e a gente vem hoje promover a volta dessa marca com nossa assinatura, que garante a entrega", pontua.

"Estive aqui em março para participar de uma reunião e comunicamos a mudança. Foi incrível: as pessoas que estavam na sala se emocionara, ficaram satisfeitas. A partir daí aceleramos essas mudanças e agora celebramos com vocês”, completou o CEO.

Restauro e retrofit

Um dos pontos de destaque desta fase é a restauração do mural modernista de 138 metros quadrados, criado por Genaro de Carvalho e instalado no restaurante Genaro por Vini, comandado pelo chef Vini Figueira. O trabalho, patrocinado pela Bahiagás, foi feito com o restaurante em funcionamento, permitindo que clientes acompanhassem de perto a atuação da equipe de restauração.

A obra integra o conjunto de mais de 370 peças distribuídas pelo hotel, número citado pelo historiador e artista plástico Rafael Dantas. “O Hotel da Bahia sempre foi o salão da sociabilidade baiana. Por aqui passaram grandes nomes e agora traz esse encontro de cultura em resgates. É o maior acervo de obras de arte em um hotel no Brasil", afirmou Dantas.

PANROTAS / Filip Calixto
A fachada já mostra o resgate do nome original: Hotel da Bahia by Wish
A fachada já mostra o resgate do nome original: Hotel da Bahia by Wish

Além do restauro, a primeira fase do projeto inclui o retrofit do centro de eventos, que comporta até 1,5 mil pessoas em 13 salas moduláveis, a pintura completa da fachada e a renovação dos apartamentos do 11º andar, totalizando 35 acomodações reformadas.

As próximas etapas, previstas para 2025 e 2026, contemplam a modernização dos demais andares. Segundo a administração, o planejamento foi feito para que o hotel continue em operação durante as obras.

"Com todas essas novas mudanças, o Grupo Wish reforça seu compromisso com a valorização de uma marca forte e presente na memória dos soteropolitanos, entregando ao mercado nacional um produto que une memória, tradição e, agora, mais modernidade visual. A nova fase do empreendimento simboliza um reencontro com a identidade original, ao mesmo tempo em que amplia a oferta de experiências únicas em uma das cidades mais vibrantes do país", afirma o CEO do Grupo Wish.

Eduardo Malheiros

Estrutura e serviços

O Hotel da Bahia by Wish conta com 284 apartamentos, incluindo a suíte presidencial de 300 metros quadrados, que já recebeu Paul McCartney, Michael Jackson e chefes de Estado. O lobby apresenta peças assinadas por designers brasileiros como Sérgio Rodrigues, Jader Almeida e Guilherme Torres.

Além do Café com o Historiador, aberto também a não-hóspedes, a estrutura abriga spa, dois restaurantes e lobby bar. O Genaro por Vini apresenta menu à la carte, enquanto o Passeio da Vitória mantém o serviço de buffet e pratos à la carte para café da manhã, almoço e jantar. O lobby bar tem carta de vinhos e programação de jazz ao vivo às sextas-feiras.

"Mais do que um novo momento, estamos honrando uma história que pertence à Bahia. O retorno ao nome original é um gesto de respeito à cidade, aos artistas e a todos que fizeram parte desse legado. Nosso compromisso é manter viva essa essência, agora com infraestrutura e serviços que refletem as expectativas do viajante atual", diz Henrique Pena, gerente geral do Hotel da Bahia by Wish.

Reabertura oficial

A nova fase será apresentada oficialmente nesta quarta-feira (13), em evento para convidados, autoridades e imprensa. O encontro marca a entrega das primeiras intervenções e celebra o retorno do nome original do hotel.

Veja fotos do vento realizado nesta quarta-feira (13)

A reportagem da PANROTAS viajna a convite do Grupo Wish

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados