Hotelaria de luxo brasileira fatura R$ 3 bilhões em 2024 e cresce 12,7%, aponta BLTA
Anuário da associação aponta que EUA, França e Argentina são os principais emissores de viajantes de luxo

A diária média dos hotéis de luxo associados à Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) atingiu R$ 3,2 mil em 2024, 29% acima do registrado no ano anterior, conforme aponta o Anuário da associação realizado em parceria com o Senac. O estudo revela ainda que o faturamento conjunto chegou a R$ 3,3 bilhões (+12,7%) e que o setor segue em expansão, com mais empregos, maior rentabilidade e crescimento no ticket médio das operadoras.
O desempenho foi acompanhado por um RevPAR de R$ 1,5 mil, alta de 11,7%, e por um índice elevado de colaboradores por Unidade Habitacional — 3,16 em média.
No segmento das operadoras de viagem, o Anuário de 2024 aponta evolução igualmente significativa. O ticket médio doméstico atingiu R$ 15,6 mil, um salto de 67% em relação a 2023, enquanto o ticket médio inbound (clientes internacionais) chegou a R$ 20,4 mil, 33,4% acima do ano anterior.
O levantamento também mostra que a maioria dos clientes brasileiros prefere viagens de até sete dias (86%), enquanto 55% dos turistas internacionais escolhem períodos mais longos, entre oito e 14 dias.
"O nosso objetivo é ampliar a ideia de que o luxo é indissociável de conexão emocional e temos a responsabilidade de promover o Turismo que cause um impacto positivo. Vendemos um luxo autêntico, que vai além do óbvio, é plural e regenerativo. Vemos que há uma tendência muito forte de hotéis em locais remotos, cercados pela natureza, e um número maior de colaboradores que fazem parte das comunidades locais. Não podemos falar de luxo sem falar de sustentabilidade",
Camilla Barretto, CEO da BLTA.
Confira, abaixo, os indicadores do Anuário 2024:
Perfil do hóspede - Origem
- Brasil: 68,8%
- Europa: 14,9% (maioria França)
- América do Norte: 9,6% (principalmente Estados Unidos)
- América Latina: 4,6% (Argentina em destaque)
Motivos da viagem
- Lazer (férias, feriados e finais de semana): 60%
- Negócios/eventos: 10%
- Viagens com família/amigos: 10%
- Tipo de hóspede: 67,9% são viajantes individuais independentes (FIT)
- Tempo médio de permanência: 59% dos hóspedes ficam até 3 diárias
- Origem das reservas: 45,6% (balcão/venda direta), 22,7% (OTA) e 16% (operadoras)
Eventos e Destinos
- Eventos que mais atraem hóspedes: Réveillon (87%), Carnaval (73%) e Casamentos (58%)
- Destinos mais procurados: Rio de Janeiro (capital), Foz do Iguaçu, Pantanal, litoral da Bahia, Manaus e Salvador

Dados financeiros e operacionais
- Faturamento bruto estimado por hotéis: R$ 3,3 bilhões (12,7% a mais em relação a 2023)
- Diária média: R$ 3.267 (+ 29,3%)
- RevPAR (Receita por Quarto Disponível): R$ 1.577 (+ 11,7%)
- Número de hóspedes atendidos: 1,023 milhão
- UH disponíveis no ano: 1,15 milhão (+ 1%)
Sustentabilidade e impacto social
- 100% usam iluminação natural
- 96% compram de produtores locais
- 91% têm plano de carreira para colaboradores
- 94% reduziram o uso de plástico
- 69% dos hotéis e 67% das operadoras apoiam projetos socioambientais
Novos associados
Após passarem por uma visita técnica e responderem a um questionário, as propriedades Saline Taíba, localizada em São Gonçalo do Amarante (CE), e Pontal dos Carneiros Bungalows, Tamandaré (PE), são as novas associadas da BLTA.
“Esta avaliação, por meio da metodologia do Cliente Oculto, traz mais credibilidade e transparência, assegurando de forma objetiva e isenta a qualidade dos membros da associação”, afirma Camilla. De acordo com ela, essa metodologia para avaliação dos operadores DMC’s ainda está em fase de elaboração e deverá começar a valer até o fim deste ano.
“Trata-se de uma construção a quatro mãos com a On You, especialista nesta metodologia, e deverá ser amplamente testada para que o processo seja objetivo e justo. O questionário dos hotéis foi submetido a cinco propriedades da BLTA até que chegássemos a um formato que abrangesse a pluralidade dos empreendimentos da hotelaria de alto padrão no Brasil que pretendem oferecer qualidade, autenticidade, brasilidade e sustentabilidade”, completa.
A BLTA reuniu alguns de seus associados para o lançamento do Anuário de 2024. Veja fotos: