Dia em Fez: Primetour leva consultores para almoço em casa marroquina e visita em ateliê
Quarto dia de famtour foi agitado em Fez, com ICs conhecendo a fundo a produção de couro e azulejos

FEZ (MARROCOS) - E o famtour da Primetour segue percorrendo as ruas de Fez. Hospedados no deslumbrante Riad Fès Hotel, o grupo de ICs partiu para uma manhã repleta de cultura e contato com a comunidade local. Na primeira parte do roteiro, o grupo visitou o mirante Borj Sud, que oferece uma vista panorâmica sobre a antiga medina de Fez.
Os brasileiros seguiram, então, para uma imersão no coração do artesanato marroquino. Em um atelier de cerâmica tradicional, os artesãos mantêm vivas técnicas seculares de produção de mosaicos e azulejos. Nesse espaço, o visitante acompanha todas as etapas do processo: desde a escolha e moldagem do barro, passando pela secagem e a pintura, até a finalização das peças nos fornos.
Um detalhe curioso desse universo artesanal é o uso histórico das fezes de pombo. Em Fès, ele é mais conhecido pelo papel nas curtições de couro, em que ajuda a amolecer as peles e a deixá-las mais maleáveis. Esse recurso natural e acessível ilustra como os mestres artesãos souberam transformar até os elementos mais improváveis em aliados da sua arte.
Como o uso de excrementos emanam um cheiro muito forte, tanto nas curtições de couro quanto nos espaços artesanais que ainda recorrem a essa prática, guias locais oferecem ramos de hortelã para que os turistas levem ao nariz durante a visita, amenizando o desconforto.
E viagens de luxo também devem conectar os viajantes com a vida local. Os convidados da Primetour visitaram a casa de uma família local, onde foram recebidos com um almoço típico do Marrocos, produzido em casa, com muito cuidado e generosidade. José Guilherme Alcorta, CEO da PANROTAS, e os ICs da operadora já haviam percebido que o povo marroquino é gentil e solícito, e isso foi reforçado neste almoço.
Para encerrar o roteiro da manhã, o grupo visitou a Al Quaraouiyine, que integra um complexo com mesquita e universidade. Segundo o Guinness Book, esta é a universidade em funcionamento mais antiga do mundo, tornando-se uma referência em estudos islâmicos, medicina e filosofia.
Os estudantes da universidade também viviam dentro da própria instituição. Eles se hospedavam em pequenos quartos, geralmente compostos por uma cama ou esteira e uma pequena prateleira. A Al Quaraouiyine segue como centro religioso e de ensino, mas a função de internato estudantil não é mais a mesma.
Fim do 4º dia
Depois de um merecido descanso no Riad Fès, o famtour visitou o portão Bab Bou Jeloud, que dá acesso à zona mais antiga de Fez, com arcos azuis e verdades iluminando o início da Medina. A visita foi uma oportunidade de conhecer Fez iluminada, com muitos aromas e sons ao cair da noite.
E como todos os dias merecem um ótimo jantar, o ICs da Primetour foram convidados a experimentar a gastronomia do Hotel Sahrai, no alto da cidade. A propriedade, inaugurada em 2014, conta com apenas 50 quartos e foi pensada para ser um hotel boutique de luxo, recebendo apenas um público seleto.
As suítes do empreendimento podem contar com área de estar ampla, sala de jantar, closet, banheiro em mármore, terraço privativo e janelas do chão ao teto.
Além dos restaurantes, o hotel conta com o lounge bar Lyautey, no terraço, ideal para socializar ou tomar uma taça de vinho marroquino.
A PANROTAS viaja a convite da Primetour, com seguro viagem GTA.