Beatriz Contelli   |   01/10/2025 14:04

Hóspedes no Airbnb viajaram para mais de 2,5 mil cidades brasileiras em 2024

Cidades como Ivinhema (MS) e Tuparendi (RS) ganharam proeminência entre clientes advindos da plataforma


Divulgação/Airbnb
91% das reservas no Airbnb foram domésticas
91% das reservas no Airbnb foram domésticas

Hóspedes do Airbnb visitaram mais de 2,5 mil cidades brasileiras ao longo de 2024, um número que representa quase 45% do total de cidades no País, tornando este o ano com a maior distribuição de Turismo no Brasil na plataforma.

Destas, 160 destinos receberam suas primeiras reservas em 2024, – o que caracteriza uma atenção dos viajantes para destinos fora dos grandes centros urbanos, impulsionado significativamente pelo interesse dos próprios brasileiros em conhecer novas regiões do País.

No ano passado, 91% das reservas no Airbnb foram domésticas, uma porcentagem acima da média de outros países da América Latina. Além disso, de todas as reservas feitas no País, mais de 35% foram em cidades afastadas dos grandes centros urbanos.

É o que colocou cidades como Ivinhema (MS), Tuparendi (RS) e Paranaiguara (GO) na rota de viajantes brasileiros, que puderam aproveitar ecoturismo, construções históricas e outras particularidades de cada destino. Outras cidades como Massaranduba (PB), Oratórios (MG) e Nova Olinda (CE) também receberam hóspedes no Airbnb.

Dados de uma pesquisa realizada pela Fundação Getulio Vargas, a pedido do Airbnb, apontam que a cada 10 reais gastos em acomodações, outros 52 reais são injetados em produtos e serviços no entorno, como bares e restaurantes, transporte ou comércio local, o que faz com que essa distribuição do Turismo para cidades fora das rotas tradicionais de viagens tragam benefícios de longo prazo para milhares de famílias e comerciantes locais que atendem essas necessidades dos viajantes.

“Este é um movimento importante e fundamental para o Airbnb: a contribuição para um desenvolvimento econômico distribuído, capaz de se estender a cidades não-urbanas ou afastadas dos grandes centros e que possuem um potencial turístico imenso. Ao oferecer aos hóspedes a oportunidade de conhecerem novos destinos e vivenciarem experiências autênticas, a plataforma está também alimentando neles uma vontade ainda maior de experimentar estadias no Airbnb em outros destinos, criando um ciclo de benefícios para o Turismo, as comunidades e a economia dessas cidades"

Líder de Relações Institucionais e Governamentais do Airbnb no Brasil, Carla Comarella

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Beatriz Contelli

Conteúdos por

Beatriz Contelli

Beatriz Contelli tem 5111 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Anhembi Morumbi com pós-graduação em Política e Relações Internacionais pela FAAP. Entrou na PANROTAS em 2019, com foco especialmente em Branded Content, e, desde 2024, atua como repórter da redação.