Pedro Menezes   |   03/10/2025 10:29

Hotelaria aprova nova regra de check-in e check-out definida pelo governo, diz FBHA

Medida estabelece um intervalo mínimo de três horas entre a saída de um hóspede e a entrada do próximo

PANROTAS / Emerson Souza
Alexandre Sampaio, presidente da FBHA
Alexandre Sampaio, presidente da FBHA

O setor hoteleiro recebeu com otimismo a nova portaria do Ministério do Turismo que regulamenta os horários de check-in e check-out em todo o País. A medida, que passa a valer a partir da segunda semana de dezembro, passa a estabelecer um intervalo mínimo de três horas entre a saída de um hóspede e a entrada do próximo, com o objetivo de garantir mais segurança sanitária e qualidade nos serviços.

Para Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), a decisão traz benefícios tanto para os empreendimentos quanto para os clientes.

“Recebemos de forma positiva a nova portaria do Ministério do Turismo que regulamenta de forma mais clara os horários de check-in e check-out na hotelaria nacional e que só entrará em vigor na segunda semana de dezembro. A definição de um intervalo mínimo de três horas entre a saída de um hóspede e a entrada do próximo é positiva, pois garante tempo adequado para a higienização e preparação dos quartos, promovendo segurança sanitária e qualidade no atendimento”

Alexandre Sampaio, presidente da FBHA

Segundo Sampaio, a maioria dos meios de hospedagem já adota prazos similares, mas a padronização nacional evita conflitos e melhora a experiência dos viajantes.

“Entendemos que três horas, quando bem geridas, são suficientes para a maioria dos empreendimentos realizarem a limpeza com eficiência, desde que haja organização operacional. É importante lembrar que muitos meios de hospedagem já operavam dentro de prazos similares, e agora há uma padronização nacional que evita conflitos e melhora a experiência do hóspede”

Alexandre Sampaio, presidente da FBHA

O presidente da FBHA ressaltou ainda que a mudança traz mais clareza para todos os envolvidos. “Acreditamos que essa medida beneficia tanto o setor quanto os clientes. Para a hotelaria, ela representa segurança jurídica e previsibilidade. Para o cliente, proporciona mais transparência e qualidade nos serviços. Estamos confiantes de que esse é um passo importante na modernização das práticas do setor e reforçamos nosso compromisso em apoiar a implementação plena dessa nova diretriz”, concluiu.

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Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.