Quais experiências em hotéis definirão os itinerários das viagens em 2026?
Com base em dados e insights de 24 mil viajantes no mundo, estudo destaca mudanças no comportamento deles

A Hoteis.com acaba de lançar a pesquisa anual Unpack ’26, que mostra as mudanças no comportamento dos viajantes, tendências em viagens e as experiências em hotéis que definirão os itinerários em 2026.
Com base em dados e insights de 24 mil viajantes no mundo, o estudo oferece um panorama do futuro das viagens e revela três tendências que se destacam. Veja abaixo quais são elas:
1. Viagem ao passado

No próximo ano, os viajantes estarão de olho em propriedades restauradas, hospedando-se em hotéis que combinam arquitetura histórica com comodidades modernas. A lista ‘Hotéis do Ano 2026’ da Hoteis.com destaca um aumento na demanda por refúgios restaurados, como antigas escolas, estações de trem e bancos.
2. Rota de Hotéis

Mais da metade dos viajantes ao redor do mundo (54%) aproveita cada viagem reservando vários hotéis em um único destino. A tendência emergente Rota de Hotéis ocorre devido ao desejo de 50% dos respondentes em explorar vizinhanças diferentes e dos 35% que querem aproveitar ofertas melhores.
No Brasil, o número é ainda maior: 71% afirmaram que se hospedariam em mais de um hotel ao visitar um destino. Os principais motivos são a possibilidade de explorar diferentes bairros ou áreas (50%) ou reduzir o tempo de deslocamento entre pontos turísticos e atrações (48%). Os brasileiros também preferem hotéis com características diferentes, como por exemplo, um com piscina, outro com bar ou spa na cobertura (55%), priorizando conhecer diversos locais dentro do mesmo destino (54%).
Escapadas urbanas, refúgio em ilhas e viagens voltadas para grandes eventos, como shows e festivais são os principais motivadores. A tendência Rota de Hotéis é especialmente popular entre os viajantes da Geração Z e Millennials, com um em cada quatro viajantes enxergando as viagens de "bleisure" (mix de viagem de negócios com lazer) como a oportunidade perfeita para passar de uma estada para outra.
3. Viagens inspiradas em filmes e séries

A tendência de viagem para destinos cinematográficos está de volta – e mais forte do que nunca. Previsto pela Hoteis.com em 2022, o hábito de viajar para destinos inspirados em filmes e séries agora está projetado para se tornar uma indústria com potencial de US$ 8 bilhões somente nos EUA.
Com interesse crescente, 53% dos viajantes afirmam que planejam fazer uma viagem inspirada em filme ou série no último ano. Já 81% dos turistas da geração Z e Millenial planejam suas próximas viagens a destinos exibidos nos programas de TV e no cinema, como a série The White Lotus, por exemplo.
Os brasileiros também entraram nessa onda, com 56% afirmando que já pesquisaram férias em um destino que foi palco de um filme ou série de TV. O destino mais popular que considerariam visitar seria Paris, na França: 42% citam Emily em Paris, Amélie Poulain e Lupin como referências. Com a próxima temporada de The White Lotus a ser confirmada também na França, a previsão para 2026 é uma próxima onda de escapadas cinematográficas para o destino.
Logo atrás de Paris, 36% dos viajantes brasileiros também mencionam destinos como Havaí, nos EUA (Aloha, Ressaca de Amor, The White Lotus - 1ª Temporada); 33% iriam para a Toscana, Itália (Sob o Sol da Toscana, Me Chame Pelo Seu Nome); e, também, 33% gostariam de visitar Los Angeles, EUA (Ninguém Quer, Real Housewives of Beverly Hills, La La Land).
Confira oito destinos em destaque para 2026 a seguir:

- Yorkshire, na Inglaterra – Inspiração do filme O Morro dos Ventos Uivantes e Downtown Abbey: O Grande Final;
- Toscana, na Itália – Local de gravação do filme Jay Kelly;
- Samoa, na Polinésia – Destino do Live Action da animação Moana;
- Costa da Dalmácia, na Croácia – Local das filmagens do filme De Férias com Você;
- Peloponeso, na Grécia – Região onde o filme A Odisseia foi realizado.;
- Los Angeles, nos Estados Unidos – Cidade onde a série Ninguém Quer está em produção.;
- Wellington, na Nova Zelândia – Local onde o filme Avatar: Fogo & Cinzas foi gravado.;
- Palawan nas Filipinas – Região das filmagens do filme O Último Recurso.
Destinos em alta para os viajantes brasileiros em 2026
Com base em dados de pesquisa em tempo real de milhões de acessos diários ao site e aplicativo Hotéis.com, os destinos com crescimento mais rápido revelam para onde os viajantes brasileiros estão indo no próximo ano. Todos eles apresentam crescimento de três dígitos, tais como Reino Unido e Índia liderando as buscas.
- Puri, Índia: esta cidade costeira em Odisha combina devoção religiosa com uma atmosfera litorânea, misturando templos tradicionais e refúgios naturais. Está se tornando uma das preferidas dos viajantes brasileiros que valorizam experiências de viagem baseadas na fé;
- Grand Forks, EUA: esta pequena cidade na Dakota do Norte, lar de um hóquei incrível, está atraindo o interesse de brasileiros ávidos por vivenciar a paixão de uma nova tradição esportiva;
- Lucknow, Índia: conhecida como a Cidade dos Nababos, Lucknow é rica em patrimônio histórico e gastronomia, atraindo brasileiros ansiosos por combinar a arquitetura Mughal com a culinária de classe mundial;
- Ixtapa, México: a cidade turística na Costa do Pacífico está ganhando força graças ao seu conforto all-inclusive e aventuras marítimas, posicionando-se como um refúgio de praia de destaque;
- Skegness, Reino Unido: uma cidade litorânea com fliperamas, um píer tradicional e brinquedos de diversão. Skegness atrai famílias brasileiras por sua mistura de entretenimento nostálgico e diversão na praia;
- Gaziantep, Turquia: conhecida como a capital gastronômica da Turquia, a baklava, os pistaches e os pratos ricamente temperados de Gaziantep a colocam no mapa como um destino gastronômico para os brasileiros;
- Kanthi, Índia: a pequena cidade em Bengala Ocidental se destaca por sua simplicidade, preço acessível e charme local, atraindo brasileiros que desejam explorar a Índia além dos seus famosos pontos turísticos;
- Província de Varna, Bulgária: localizada no Mar Negro, Varna combina praias, vida noturna e atrações culturais;
- Java Central, Indonésia: com seu equilíbrio entre templos antigos e paisagens exuberantes, Java Central atrai brasileiros que buscam raízes culturais profundas, misturadas à natureza e à aventura;
- East Yorkshire, Reino Unido: esta área rural e costeira cativa brasileiros que buscam profundidade cultural, combinada com a beleza da natureza e a emoção da aventura.
Metodologia da pesquisa
O estudo foi realizado na modalidade on-line com 24 mil respondentes adultos em 18 países, que planejam viagens nacionais ou internacionais nos próximos três anos. Os entrevistados da Geração Z são definidos como aqueles com idades entre 18 e 24 anos, enquanto o grupo da Geração Z e da Geração Millennials inclui todos os entrevistados com idades entre 18 e 44 anos.
Clique aqui para acessar o estudo completo.