Karina Cedeño   |   21/10/2025 16:04

Quais experiências em hotéis definirão os itinerários das viagens em 2026?

Com base em dados e insights de 24 mil viajantes no mundo, estudo destaca mudanças no comportamento deles


Freepik
Viajantes têm buscado experiências diferentes nos hotéis em que ficam hospedados
Viajantes têm buscado experiências diferentes nos hotéis em que ficam hospedados

A Hoteis.com acaba de lançar a pesquisa anual Unpack ’26, que mostra as mudanças no comportamento dos viajantes, tendências em viagens e as experiências em hotéis que definirão os itinerários em 2026.

Com base em dados e insights de 24 mil viajantes no mundo, o estudo oferece um panorama do futuro das viagens e revela três tendências que se destacam. Veja abaixo quais são elas:

1. Viagem ao passado

Unsplash
Viajantes querem hotéis que combinam arquitetura histórica com comodidades modernas
Viajantes querem hotéis que combinam arquitetura histórica com comodidades modernas

No próximo ano, os viajantes estarão de olho em propriedades restauradas, hospedando-se em hotéis que combinam arquitetura histórica com comodidades modernas. A lista ‘Hotéis do Ano 2026’ da Hoteis.com destaca um aumento na demanda por refúgios restaurados, como antigas escolas, estações de trem e bancos.

2. Rota de Hotéis

Freepik
Mais da metade dos viajantes ao redor do mundo (54%) aproveita cada viagem reservando vários hotéis em um único destino
Mais da metade dos viajantes ao redor do mundo (54%) aproveita cada viagem reservando vários hotéis em um único destino

Mais da metade dos viajantes ao redor do mundo (54%) aproveita cada viagem reservando vários hotéis em um único destino. A tendência emergente Rota de Hotéis ocorre devido ao desejo de 50% dos respondentes em explorar vizinhanças diferentes e dos 35% que querem aproveitar ofertas melhores.

No Brasil, o número é ainda maior: 71% afirmaram que se hospedariam em mais de um hotel ao visitar um destino. Os principais motivos são a possibilidade de explorar diferentes bairros ou áreas (50%) ou reduzir o tempo de deslocamento entre pontos turísticos e atrações (48%). Os brasileiros também preferem hotéis com características diferentes, como por exemplo, um com piscina, outro com bar ou spa na cobertura (55%), priorizando conhecer diversos locais dentro do mesmo destino (54%).

Escapadas urbanas, refúgio em ilhas e viagens voltadas para grandes eventos, como shows e festivais são os principais motivadores. A tendência Rota de Hotéis é especialmente popular entre os viajantes da Geração Z e Millennials, com um em cada quatro viajantes enxergando as viagens de "bleisure" (mix de viagem de negócios com lazer) como a oportunidade perfeita para passar de uma estada para outra.

3. Viagens inspiradas em filmes e séries

Unsplash
Paris, da França, é o destino mais popular que os brasileiros considerariam visitar em 2026
Paris, da França, é o destino mais popular que os brasileiros considerariam visitar em 2026

A tendência de viagem para destinos cinematográficos está de volta – e mais forte do que nunca. Previsto pela Hoteis.com em 2022, o hábito de viajar para destinos inspirados em filmes e séries agora está projetado para se tornar uma indústria com potencial de US$ 8 bilhões somente nos EUA.

Com interesse crescente, 53% dos viajantes afirmam que planejam fazer uma viagem inspirada em filme ou série no último ano. Já 81% dos turistas da geração Z e Millenial planejam suas próximas viagens a destinos exibidos nos programas de TV e no cinema, como a série The White Lotus, por exemplo.

Os brasileiros também entraram nessa onda, com 56% afirmando que já pesquisaram férias em um destino que foi palco de um filme ou série de TV. O destino mais popular que considerariam visitar seria Paris, na França: 42% citam Emily em Paris, Amélie Poulain e Lupin como referências. Com a próxima temporada de The White Lotus a ser confirmada também na França, a previsão para 2026 é uma próxima onda de escapadas cinematográficas para o destino.

Logo atrás de Paris, 36% dos viajantes brasileiros também mencionam destinos como Havaí, nos EUA (Aloha, Ressaca de Amor, The White Lotus - 1ª Temporada); 33% iriam para a Toscana, Itália (Sob o Sol da Toscana, Me Chame Pelo Seu Nome); e, também, 33% gostariam de visitar Los Angeles, EUA (Ninguém Quer, Real Housewives of Beverly Hills, La La Land).

Confira oito destinos em destaque para 2026 a seguir:

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Los Angeles, nos Estados Unidos, está entre os oito destinos em destaque para 2026
Los Angeles, nos Estados Unidos, está entre os oito destinos em destaque para 2026
  • Yorkshire, na Inglaterra – Inspiração do filme O Morro dos Ventos Uivantes e Downtown Abbey: O Grande Final;
  • Toscana, na Itália – Local de gravação do filme Jay Kelly;
  • Samoa, na Polinésia – Destino do Live Action da animação Moana;
  • Costa da Dalmácia, na Croácia – Local das filmagens do filme De Férias com Você;
  • Peloponeso, na Grécia – Região onde o filme A Odisseia foi realizado.;
  • Los Angeles, nos Estados Unidos – Cidade onde a série Ninguém Quer está em produção.;
  • Wellington, na Nova Zelândia – Local onde o filme Avatar: Fogo & Cinzas foi gravado.;
  • Palawan nas Filipinas – Região das filmagens do filme O Último Recurso.

Destinos em alta para os viajantes brasileiros em 2026

Com base em dados de pesquisa em tempo real de milhões de acessos diários ao site e aplicativo Hotéis.com, os destinos com crescimento mais rápido revelam para onde os viajantes brasileiros estão indo no próximo ano. Todos eles apresentam crescimento de três dígitos, tais como Reino Unido e Índia liderando as buscas.

  • Puri, Índia: esta cidade costeira em Odisha combina devoção religiosa com uma atmosfera litorânea, misturando templos tradicionais e refúgios naturais. Está se tornando uma das preferidas dos viajantes brasileiros que valorizam experiências de viagem baseadas na fé;
  • Grand Forks, EUA: esta pequena cidade na Dakota do Norte, lar de um hóquei incrível, está atraindo o interesse de brasileiros ávidos por vivenciar a paixão de uma nova tradição esportiva;
  • Lucknow, Índia: conhecida como a Cidade dos Nababos, Lucknow é rica em patrimônio histórico e gastronomia, atraindo brasileiros ansiosos por combinar a arquitetura Mughal com a culinária de classe mundial;
  • Ixtapa, México: a cidade turística na Costa do Pacífico está ganhando força graças ao seu conforto all-inclusive e aventuras marítimas, posicionando-se como um refúgio de praia de destaque;
  • Skegness, Reino Unido: uma cidade litorânea com fliperamas, um píer tradicional e brinquedos de diversão. Skegness atrai famílias brasileiras por sua mistura de entretenimento nostálgico e diversão na praia;
  • Gaziantep, Turquia: conhecida como a capital gastronômica da Turquia, a baklava, os pistaches e os pratos ricamente temperados de Gaziantep a colocam no mapa como um destino gastronômico para os brasileiros;
  • Kanthi, Índia: a pequena cidade em Bengala Ocidental se destaca por sua simplicidade, preço acessível e charme local, atraindo brasileiros que desejam explorar a Índia além dos seus famosos pontos turísticos;
  • Província de Varna, Bulgária: localizada no Mar Negro, Varna combina praias, vida noturna e atrações culturais;
  • Java Central, Indonésia: com seu equilíbrio entre templos antigos e paisagens exuberantes, Java Central atrai brasileiros que buscam raízes culturais profundas, misturadas à natureza e à aventura;
  • East Yorkshire, Reino Unido: esta área rural e costeira cativa brasileiros que buscam profundidade cultural, combinada com a beleza da natureza e a emoção da aventura.

Metodologia da pesquisa

O estudo foi realizado na modalidade on-line com 24 mil respondentes adultos em 18 países, que planejam viagens nacionais ou internacionais nos próximos três anos. Os entrevistados da Geração Z são definidos como aqueles com idades entre 18 e 24 anos, enquanto o grupo da Geração Z e da Geração Millennials inclui todos os entrevistados com idades entre 18 e 44 anos.

Clique aqui para acessar o estudo completo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Karina Cedeño

Conteúdos por

Karina Cedeño

Karina Cedeño tem 7581 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero em 2011 e com mais de dez anos de experiência em reportagens no setor de Turismo.