Laura Enchioglo   |   04/02/2026 18:16

Volta do visto eletrônico deve impulsionar em 20% Turismo brasileiro no México, diz Meliá

Expectativa já movimenta resorts em Cancún e na Riviera Maya para receber o aumento do fluxo de visitantes


Miguel Nunez/Divulgação
Meliá Hotels International estima um crescimento inicial de aproximadamente 20% no número de turistas brasileiros com a implementação do visto eletrônico
Meliá Hotels International estima um crescimento inicial de aproximadamente 20% no número de turistas brasileiros com a implementação do visto eletrônico

A revogação do visto físico para brasileiros que viajam ao México deve reaquecer um mercado que já foi um dos principais emissores de turistas para o país. Desde a exigência, em 2022, o fluxo caiu mais de 44%, com a perda de seis voos diretos e mais de 100 mil visitantes em dois anos, segundo a Secretaría de Turismo (Sectur) do País.

E os números recentes evidenciam a tendência negativa. No ano de 2025, entre janeiro e novembro, o México recebeu 185.078 brasileiros, uma queda de 5,3% em comparação com o mesmo período de 2024, quando o Brasil enviou 195.478 mil turistas. Diante desse cenário, as redes hoteleiras que operam na região recebem a notícia do visto eletrônico com otimismo.

O grupo Meliá Hotels International estima um crescimento inicial de aproximadamente 20% no número de turistas brasileiros com a implementação do visto eletrônico. Um dos passos fundamentais da rede será a reabertura do Paradisus Cancún, prevista para a Semana Santa de 2026, após um investimento de mais de US$ 50 milhões.

“Com a nova facilidade de viagem, a recuperação da conectividade e um produto diferencial como o renovado Paradisus Cancún, acreditamos que será possível não apenas reconquistar parte dos visitantes perdidos, mas também criar as bases para duplicar o fluxo de brasileiros nos próximos anos, reposicionando o Brasil entre os principais mercados emissores para Cancún, Cozumel e Riviera Maya”

Eduardo Mendoza, diretor de Revenue Management no México da Meliá

Atualmente, o ingresso de brasileiros no México depende de um visto físico, emitido em consulados e embaixadas.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Laura Enchioglo

Conteúdos por

Laura Enchioglo

Laura Enchioglo tem 4438 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, Laura Enchioglo é repórter na PANROTAS, onde entrou como estagiária em 2023. Tem experiência em assessoria de imprensa e na cobertura de economia e finanças.