Filip Calixto   |   02/09/2020 10:22
Atualizada em 02/09/2020 10:25

Sebrae recomenda mudança no modelo de atendimento de hotéis

Sebrae construiu manual com recomendações para o atendimento em hotéis.

Altamente afetado pela crise trazida pela pandemia do novo coronavírus, o segmento de hospedagem se prepara para a retomada com mudanças no formato de atendimento. Pensando nessas necessidades de momento, o Sebrae elaborou um protocolo com orientações e recomendações baseadas em documentos de referência produzidos por instituições da área da saúde e entidades representantes do setor.

O conteúdo é sobretudo voltado às preocupações de segurança e saúde pública, dos trabalhadores, gestores e clientes, e procura levar informações para que o consumidor conheça as boas práticas do setor e se sinta confiante para voltar à rotina de consumo. Na hotelaria, segundo acredita o Sebrae, serão necessários alguns cuidados especiais, além das providências básicas que têm sido recomendas a toda população, como uso de álcool em gel 70% e higienização das mãos.

Unsplash/Ashwini Chaudnary
Protocolo do Sebrae traz recomendações que vão do atendimento à rotina de limpeza dos hotéis
Protocolo do Sebrae traz recomendações que vão do atendimento à rotina de limpeza dos hotéis
Uma medida recomendável é reduzir o número de acessos e, se possível, definir uma entrada e uma saída diferentes para o hotel ou pousada. Além disso, o estabelecimento deve colocar placas de sinalização com orientações sobre a limpeza das mãos e outros cuidados necessários neste momento. Também é fundamental nesse cenário observar o distanciamento social de 1,5 metros entre pessoas.

O manual também recomenda que o estabelecimento incentive processos de check-in e check-out pela internet e atenda com prioridade idosos, hipertensos, diabéticos, gestantes e todos que se apresentarem como grupo de risco. Divisórias de acrílico nos balcões de recepção também são recomendadas.

VEJA MAIS ALGUMAS DICAS DO SEBRAE

Cuidado com o ambiente:
- Avalie a higiene do sistema de ar condicionado e se a frequência do aparelho está de acordo com a indicação dos fabricantes

- Instale cartazes sinalizadores em locais relevantes de maior fluxo de pessoas no meio de hospedagem, lembrando hóspedes, colaboradores terceirizados e funcionários sobre o distanciamento, o uso do uso de álcool gel 70% e das máscaras

- Organize uma área de chegada e disponibilize álcool em gel para higienização das mãos e medidas para higienização das solas do sapato como tapete com desinfetante

Cuidado com os clientes:
- Priorize processos de check-in e check-out online ou crie formas para que estes processos sejam breves e evitem o contato entre hóspedes

- Estabeleça o atendimento virtual, que pode ser feito por aplicativo do meio de hospedagem

- Exija o uso de máscaras para entrar no meio de hospedagem. Convém que o empreendimento disponibilize máscaras extra

- Diminua a capacidade de público do estabelecimento, de modo que seja possível minimizar o contato

- Serviços de café, água, chá e outros itens, não devem estar disponíveis na recepção em formato de alto serviço, caso o hotel queira manter esses serviços, o hotel deve providenciar um profissional para realizar o serviço.

- Informe aos clientes que o seu estabelecimento é comprometido com as boas práticas e com a segurança, para que eles se sintam seguros.

Orientações de higienização dos quartos
- Adote com sua equipe o uso do uniforme completo, composto por camisa ou camiseta, calça comprida e calçado fechado e proceda a troca diária das peças.

- Ao entrar nos quartos, abra todas as janelas; se possível, deixe os quartos arejarem por algum tempo antes de proceder a limpeza

- Retire a roupa de cama (que inclui cobertores, edredons e colchas) com cuidado, sem sacudir os tecidos, colocando-a em saco plástico ou carrinho, mantendo-os fechados

- Retire a roupa de banho com o mesmo cuidado

- Com o kit de higiene para o quarto, realize a higiene do piso e a desinfecção de todas as superfícies de móveis e objetos

- Troque os travesseiros, deixando-os sem uso por pelo menos 3 dias, ou deixe-os dentro de capas impermeáveis que possam ser desinfetadas

- Coloque o avental e as luvas de borracha para a limpeza de banheiros

O manual com todas as dicas e orientações do Sebrae está disponível aqui.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Filip Calixto

Conteúdos por

Filip Calixto

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes. Colaboração para o Portal PANROTAS

Filip Calixto tem 7162 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!