Filip Calixto   |   06/01/2023 16:50
Atualizada em 09/01/2023 12:51

Transamerica Comandatuba faz parceria para Turismo mais sustentável

União com a Conservação Internacional (CI Brasil) envolve um plano de ações estabelecido para cinco anos

Divulgação
Rinaldo Fagá e Rodrigo Galvão, diretores do HTIC, com os executivos da CI Guilherme Dutra (diretor) e Mauricio Bianco (vice-presidente) e equipes responsáveis
Rinaldo Fagá e Rodrigo Galvão, diretores do HTIC, com os executivos da CI Guilherme Dutra (diretor) e Mauricio Bianco (vice-presidente) e equipes responsáveis
O Transamerica Resort Comandatuba e a Conservação Internacional (CI Brasil) formalizaram um acordo de cooperação técnica para atuação conjunta no projeto Turismo + Sustentável. A parceria envolve um plano de ações estabelecido para cinco anos com o objetivo de desenvolver e implementar uma estratégia de sustentabilidade a partir da geração de oportunidades de trabalho, do fortalecimento de negócios locais e do estímulo de práticas de apoio à conservação da natureza e que promovam maior geração e distribuição de renda para as comunidades, em especial as que vivem na Reserva Extrativista de Canavieiras, nos municípios de Belmonte, Canavieiras e Una, onde o resort está localizado.

Entre o Extremo Sul da Bahia e norte do Espírito Santo, o Território Abrolhos Terra e Mar é reconhecido globalmente pela Conservação Internacional como uma paisagem prioritária. Possui cerca de 1,7 milhão de habitantes, incluindo comunidades indígenas, e um complexo de ecossistemas marinhos e costeiros de grande biodiversidade.

Além do acordo de cooperação técnica com a CI-Brasil, o Transamerica Resort Comandatuba se aliou à Futuri - Aliança pelo Turismo Regenerativo. "A Futuri é uma iniciativa que vem sendo co-criada desde janeiro de 2021 pelo projeto Turismo+Sustentável, com participação e apoio de diversas instituições e pessoas que atuam no turismo no território, com objetivo de integrar e desenvolver o setor por meio de práticas mais sustentáveis e regenerativas, bem como fomentar a visitação e fortalecer as áreas naturais protegidas", explicou o diretor do Programa Marinho e Costeiro da CI-Brasil, Guilherme Dutra.

Uma das ações que será desenvolvida é a aplicação da autoavaliação de práticas mais sustentáveis da Futuri no Resort e o desenvolvimento de um plano de ação para que o empreendimento se torne mais sustentável, seguindo sugestões do Manual de Boas Práticas para a sustentabilidade no turismo da Futuri (disponível no site oficial da Aliança - www.futuribrasil.com).

"Reforçando a nossa liderança na região quanto à responsabilidade socioambiental, construímos uma parceria com a CI- Brasil que nos possibilitará ampliar o escopo e alcance das ações que já desenvolvemos de forma independente, com iniciativas e práticas que possam gerar ainda mais benefícios para nossos colaboradores e seus familiares, para as populações do entorno e também aos nossos hóspedes.”, afirma o diretor-geral do resort, Rodrigo Galvão.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Filip Calixto

Conteúdos por

Filip Calixto

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes. Colaboração para o Portal PANROTAS

Filip Calixto tem 7167 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!