Laura Enchioglo   |   09/05/2023 11:54
Atualizada em 09/05/2023 14:12

Copacabana Palace recebe intervenção para homenagear mães

Inside Out: Mãe quer mobilizar esforços para mudar políticas públicas voltadas para mulheres e famílias

Divulgação
Foram percorridos 27 Estados e tirados 1,7 mil retratos, com a colaboração de 162 mulheres e mães
Foram percorridos 27 Estados e tirados 1,7 mil retratos, com a colaboração de 162 mulheres e mães
O Copacabana Palace anuncia nesta semana um projeto artístico para o Dia das Mães. Em forma de homenagem, o projeto "Inside Out: Mãe, um Retrato", será lançado no dia 10 de maio, projetando fotos de mães de todo o Brasil na fachada do prédio anexo do hotel, com o objetivo de mobilizar esforços para mudar as políticas públicas voltadas para mulheres e suas famílias.

Idealizado pela co-diretora da Casa Amarela Providência, Nina Soutoul, esta é a primeira ação nacional do projeto "Inside Out", criado pelo artista francês JR, e fundador da instituição no Morro da Providência.

"Mãe, Um Retrato" foi organizado por Nina após uma experiência pessoal e isolada durante a pandemia. Foram percorridos 27 Estados e tirados 1,7 mil retratos, com a colaboração de 162 mulheres e mães, que apoiaram, organizaram e/ou tiraram retratos nas principais cidades do País.

“Criei o 'Inside Out - Mãe, um retrato' em 2021, depois de me tornar mãe. Eu tive depressão pós-parto, sempre romantizei maternidade, mas quando tive meu filho, percebi como o trabalho cotidiano das mães é invisível para a sociedade. O projeto foi minha tentativa de tornar visível o trabalho de mães, mostrando diferentes realidades, por meio da arte da fotografia”, declara Nina.

Uma ação do projeto “Inside Out” pode ser criada por qualquer pessoa com uma questão ou tema importante, exibindo retratos em espaços públicos que expressam a identidade das comunidades.
"Me sinto inspirado em como mães com diferentes origens se conectaram e mobilizaram umas às outras através do projeto 'Inside Out'. Por trás de cada retrato existe uma história única que traz à tona uma importante questão ou afirmação sobre como nossa sociedade pode apoiar melhor as mães”, comenta JR.
Adquirida por JR e Maurício Hora, a Casa Amarela transformou-se em um centro de educação, arte e apoio social, além de oferecer cursos profissionalizantes para famílias de toda a comunidade do Morro da Providência. A iniciativa tem como principal objetivo reduzir o impacto social causado pela falta de assistência às favelas da cidade.

O apoio entre o Copacabana Palace e a Casa Amarela se estende também para outras iniciativas, como a revitalização e melhoria da estrutura de cozinha da instituição, ação liderada e assinada pelo Copa. O projeto envolveu também o treinamento e capacitação de uma das principais cozinheiras do local, Dona Márcia, que aprendeu in loco no hotel práticas e técnicas de cozinha e estará representada na projeção na fachada do Copa nos dias de exibição do “Inside Out: Mãe, um retrato”.

Tópicos relacionados