Filip Calixto   |   27/04/2021 11:46   |   Atualizada em 27/04/2021 11:57

Accor reduz em 50% as emissões de CO2 em hotéis no Brasil

Redução da Accor foi identificada num relatório de sustentabilidade produzido pela representação nacional

A Accor concluiu recentemente um relatório constatando a redução de aproximadamente 5,3 mil toneladas na emissão de CO2 na atmosfera com a operação de seus hotéis no Brasil. A marca atingida corresponde a redução de 53% no período de 2016 a 2020 e, segundo avaliam os representantes da rede, é fruto de uma ação coordenada com a utilização de fontes limpas para compra de energia elétrica no Mercado Livre de Energia.

Divulgação
O Novotel Morumbi é um dos principais cases de sucesso da Accor, com redução de 25% no consumo de energia elétrica não renovável
O Novotel Morumbi é um dos principais cases de sucesso da Accor, com redução de 25% no consumo de energia elétrica não renovável
O projeto implementado pela Accor é estruturado em dois pilares. O primeiro é ambiental, com menos gasto de energia e menor consumo nas operações com ações de monitoramento, uso de tecnologia, conscientização e educação de colaboradores e clientes. Como exemplo, a Accor opta em utilizar em seus hotéis iluminação em LED (traz 20% a 30% de redução), uso de aquecimento de água com bomba de calor (sem queima de gás), energia solar, entre outros. Já o segundo pilar é financeiro, com melhores negociações de energia trazendo economia, o que faz parte do princípio do Mercado Livre de Energia. O segmento dá oportunidades para a empresa escolher qualquer fornecedor.

“Preferimos fornecedores que utilizam fontes de energia renováveis. Um exemplo é em São Paulo, que estamos desenvolvendo um parceiro que gera energia proveniente de um aterro sanitário", explica o vice-presidente sênior de Design & Implantação da Accor América do Sul, Paulo Mancio.

"Atualmente, mais de 20 hotéis operados pela Accor no Brasil são alimentados com energia eólica, solar e de pequenas unidades hidroelétricas, livres da queima de combustível fóssil para produção de energia", afirma o gerente de Compras da rede no País, Luciano Vieira , que é responsável pelas negociações nesse projeto. Um dos critérios de escolha, além do preço, é o quanto o fornecedor tem de energia renovável na sua matriz.

Além dos hotéis que já operam com a utilização de fontes limpas de energia elétrica, a Accor antecipa que está ampliando a ação para outros dez hotéis instalados nas regiões centro-oeste, nordeste e sul do País e mais outras unidades estão em estudo.

De acordo com o relatório da companhia, a economia financeira com a compra de energia elétrica de fontes limpas no Mercado Livre de Energia é de mais de R$ 5.9 milhões de 2017 a 2020. O estudo aponta ainda que, em termos de comparação, se a Accor utilizasse a energia convencional disponível no Mercado Cativo, que reúne as grandes empresas de fornecimento de energia elétrica do País, a empresa teria emitido na atmosfera mais de 10 mil toneladas de CO2 no mesmo período.

A empresa ainda salienta que as parcerias no fornecimento de energia passam pela seleção de fornecedores para os hotéis e assinaram termos de compromisso alinhados com os princípios do Planet 21, programa global de desenvolvimento sustentável da Accor.

Tópicos relacionados