TP-Link aposta no setor hoteleiro com soluções Omada e mira investimentos de R$ 10 bilhões
Foco é atender às necessidades de conectividade de hotéis, pousadas e resorts

A TP-Link, por meio de sua plataforma corporativa Omada, lançou uma estratégia voltada especificamente para o setor hoteleiro no Brasil. A iniciativa consiste na criação de uma vertical dedicada ao fornecimento de soluções de rede e ao gerenciamento centralizado em nuvem para empreendimentos hoteleiros. O foco em atender às necessidades de conectividade de hotéis, pousadas, resorts e grandes redes de hospitalidade.
A proposta da empresa envolve parcerias com integradores especializados e atendimento direto aos estabelecimentos, com suporte técnico e consultoria para implantação das soluções.
A criação da unidade de negócios mira o atendimento de um mercado em expansão, assim como sugerem pesquisas específicas do setor. Segundo levantamento do Fohb (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), em conjunto com a consultoria HotelInvest, o setor hoteleiro deve movimentar cerca de R$ 10 bilhões em investimentos até o final de 2025, destinados à construção de novas unidades e à modernização da infraestrutura existente.
A TP-Link, nesse cenário, busca atender parte dessa demanda oferecendo soluções voltadas à digitalização dos serviços e à ampliação da cobertura e da qualidade da conectividade nas redes hoteleiras.
Estratégia e soluções
A partir do lançamento da nova vertical de negócios voltada para hotéis, a empresa sublinha suas estratégias e soluções para o segmento. Veja os principais destaques.
- Tecnologia: Soluções de rede Omada com gerenciamento centralizado em nuvem.
- Consultoria: Atuação consultiva junto a parceiros e clientes finais.
- Projeto de infraestrutura: Adoção de redes baseadas em fibra óptica para redução de custos e simplificação da implementação, especialmente em empreendimentos com grandes distâncias físicas.
Casos e funcionalidade da solução
A empresa já fornece conectividade a mais de 40 redes hoteleiras no Brasil. Entre os projetos em destaque estão os atendimentos já realizados em no Grand Mercure Ibirapuera (São Paulo), no Hotel Kindermann (Chapecó, SC) e nas unidades da marca Tryp também na capital paulista.
As principais funcionalidades da solução Omada são:
- Gerenciamento remoto e centralizado via nuvem
- Autenticação por QR Code e redes sociais
- Segmentação de usuários
- Integração de redes cabeadas e Wi-Fi
- Escalabilidade e segurança na administração da rede
De acordo com Ismael Mota, gerente de desenvolvimento de negócios da TP-Link Brasil, o foco está em apoiar o setor com soluções adaptáveis às necessidades de cada unidade, com custo compatível e suporte técnico especializado.