Henrique Santiago   |   09/05/2018 17:01

Austrália se retira do Brasil após sete anos com representante

O órgão de promoção Tourism Australia decidiu deixar a representação no mercado brasileiro após sete anos de atividades

Jhonatan Soares
Lisa Verbeck e Craig Bavinton, do Tourism Australia
Lisa Verbeck e Craig Bavinton, do Tourism Australia
O órgão de promoção Tourism Australia decidiu deixar a representação no mercado brasileiro após sete anos, como revelou à reportagem na ILTM Latin America o diretor para o continente, Craig Bavinton. É o segundo destino a encerrar as atividades por aqui em questão de meses, após o Canadá fechar as portas em novembro de 2017.

Bavinton, que esteve acompanhado da diretora de Marketing para as Américas, Lisa Verbeck, explicou o porquê dessa decisão. “Trata-se de uma mudança estratégica do nosso escritório. Fizemos uma revisão anual de orçamento e tivemos de tomar a difícil decisão de encerrar o modelo de representação por aqui”, esclareceu a executiva.

NÚMEROS
A Austrália registrou índices positivos do mercado brasileiro em 2017. Em número de chegadas, o crescimento de dois dígitos (18,2%) fez com que quase 56 mil visitantes se deslocassem até o país da Oceania. O principal mercado sul-americano tem um número tímido em relação às entradas em nível global, mas é o quarto que mais gasta no mundo.

Em texto entregue à PANROTAS, a autoridade australiana diz que o crescimento de mercado é pequeno em relação a outras praças e parte dessa alta está direcionada ao intercâmbio. O plano do país é dobrar o número de receitas em pernoites para US$ 140 bilhões até 2020.

A China ultrapassou nos últimos meses a Nova Zelândia como maior emissor de turistas no mundo. Os demais países que completam o top cinco são Estados Unidos, Reino Unido e Índia.

Ainda assim, Bavinton fez questão de reforçar que o Brasil permanece relevante para a Austrália. Ele sugeriu que a Qantas observa São Paulo como um dos três mercados-chave para a ligação de um voo direto. A aérea se prepara para receber novos Boeing 787 nos próximos meses, facilitando a conexão que hoje é feita via Chile e Argentina.

OPÇÕES AO TRADE
Os agentes de viagens têm sido informados da mudança durante a ILTM Latin America. Os profissionais têm recebido um material impresso que informa as fontes de acesso a treinamentos.

O programa Aussie Specialist (APS), as feiras Australian Tourism Exchange (ATE) e Luxperience continuarão a fornecer a capacitação e profissionalização do mercado, garante Lisa Werbeck. Ela ainda assinala que parceiros como Latam Airlines, Air New Zealand e a própria Qantas continuarão a reforçar seus treinamentos pelo Brasil.

Em sete anos, a Interamerican Network e, mais recentemente, a empresa de Bavinton foram as agências responsáveis pela representação de capacitação, promoção e assessoria do destino no País.

O contrato de representação do Tourism Australia será encerrado em 30 de junho deste ano.

A PANROTAS é media partner da ILTM Latin America

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Henrique Santiago

Colaboração para o Portal PANROTAS

Henrique Santiago tem 3136 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!