Franqueados Latam Travel questionam empresa pelo modo de transição

|


Divulgação/Latam
Uma das 99 lojas Latam Travel no Brasil
Uma das 99 lojas Latam Travel no Brasil
O negócio entre Agaxtur e Latam Travel, anunciado no final do ano passado, está ganhando novos tons de complexidade. A Associação dos Franqueados Latam Travel (AFFT) pretende levar o caso à justiça contra o Grupo Latam se a situação não for esclarecida, pois, de acordo com os associados, a transação tem dezenas de itens que ferem a conduta entre eles e os franqueadores.

ENTENDA O CASO CLICANDO AQUI

Isso sem contar que os donos de franquias da antiga Tam Viagens seguem se queixando de falhas de comunicação, reclamação esta levantada desde o anúncio da transação.

"Buscamos explicações para o surpreendente anúncio da Latam de encerramento das franquias Latam Travel no Brasil com impacto devastador para centenas de famílias, entre franqueados e colaboradores que há anos atuam nesse mercado", afirmam os franqueados associados à AFFT, que continuam:

"No dia 20 de dezembro, enviamos uma notificação extra judicial ao Grupo Latam, apontando mais de 25 itens que ferem a conduta da empresa. Em resposta, a empresa nega tudo e informa que apenas está seguindo os contratos."

Na avaliação da AFFT, existem vários pontos a serem esclarecidos pela Latam. "A empresa não foi transparente na tomada da sua decisão e ignora os esforços empreendidos por anos na consolidação da marca Latam Travel pelos franqueados", queixam-se os membros da AFFT.

Segundo eles, o Grupo Latam sequer esclareceu as razões para a escolha da concorrente Agaxtur como opção para a migração da rede franqueada e se recusa a manter as mesmas condições comerciais para os franqueados que não querem migrar para essa concorrente. "Isso é estratégia para forçar essa migração", argumentam.

“Caso a Latam não esclareça os termos das tratativas com a Agaxtur e se negue a restabelecer condições para que as franquias possam operar de forma plena, incluindo condições comerciais e acesso a fornecedores e agentes que precisam voltar imediatamente a operar com a rede franqueada, seremos obrigados a tomar as medidas cabíveis em defesa dos franqueados que dependem deste negócio e que não podem mais ser ignorados pela Latam e em defesa dos clientes que também estão sendo prejudicados.”

LATAM REITERA QUE SEGUE CONTRATO E ESTÁ À DISPOSIÇÃO

Procurada pelo Portal PANROTAS, a Latam Travel reitera "que sempre cumpriu e continuará a cumprir com todos os termos de seus contratos e que segue oferecendo suporte à sua rede de franquias, permanecendo em contato direto para esclarecer dúvidas e, caso assim optem os franqueados, avançar no processo estruturado de transição."

AGAXTUR JÁ INICIOU CONTATOS

Segundo a AFFT, a Agaxtur já iniciou os contatos na tentativa de incorporar franquias Latam Travel, como previsto no negócio. Telefones tocaram, e-mails chegaram e reuniões presenciais já foram realizadas entre a empresa paulista e dezenas das 100 unidades Latam Travel espalhadas pelo Brasil.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA