Rodrigo Vieira   |   31/01/2019 12:44

Assist Card cresce 81% em vendas on-line no Brasil

OTAs, e-commerces e a plataforma própria da empresa são os canais de venda pela internet. Por outro lado, vendas off-line declinaram nos últimos dois anos


Divulgação/Assist Card
Alexandre Camargo, country manager da Assist Card para o Brasil
Alexandre Camargo, country manager da Assist Card para o Brasil
A Assist Card cresceu 81% em vendas on-line nos últimos dois anos no Brasil. Em 2018, 42% das vendas da empresa no Brasil ocorreram por canais eletrônicos, contra apenas 28% em 2016. Os dados consideram agências de viagens on-line, parceiros e-commerce e pela própria plataforma da Assist Card.

Da mesma forma que cresceram as aquisições via internet, caíram as off-line. Em 2016, os canais físicos detinham 37% do share da Assist Card, enquanto no ano passado eles fecharam em 24%.

Segundo o country manager da Assist Card, Alexandre Camargo, o crescimento das vendas on-line refletem uma mudança de comportamento tanto do consumidor, como também das próprias agências e operadores de viagens. “Há alguns anos, todos os pacotes de Turismo eram oferecidos com voos e hotéis pré-definidos e o seguro viagem estava sempre incluído. Como a tendência atual é montar os pacotes, acaba-se priorizando os primeiros itens e o seguro viagem fica para depois. Isso dá ao passageiro a oportunidade de comprar por outros canais”, explica o executivo.

Os dados são endossados pela SAP. Em sua pesquisa Consumer Propensity Study, a empresa mostra que 74% dos brasileiros entrevistados usam a internet para buscar produtos e serviços relacionados a viagens.

AGÊNCIAS AINDA TÊM ESPAÇO

Nem tudo é má notícia aos vendedores off-line, principalmente os da área de intercâmbio e corporativo. Em 2016, as vendas para intercambistas representavam 8% do total da Assist Card, número que passou para 10% em 2018. Isso porque a maioria das agências de intercâmbio não permite que o aluno saia sem o seguro viagem. Ao manter a estratégia de vendê-lo junto com o pacote, não se abre espaço para o estudante buscar de forma independente.

Em relação ao corporativo, a Abracorp aponta que no ano passado os seguros viagens representaram apenas 3% das vendas de suas associadas. Segundo Alexandre Camargo, aí está uma boa oportunidade de crescimento, embora haja o obstáculo dos cartões de crédito corporativos, "já que quando a empresa usa este meio de pagamento para a compra do bilhete aéreo, ganha o seguro sem nenhum custo adicional".

O country manager alerta: “sabemos que algumas empresas deixam seus funcionários viajarem apenas com o seguro dos cartões de crédito, mas eles possuem coberturas muito limitadas e alguns cobrem apenas US$ 10 mil. Por isso estamos preparando um novo produto, complementar ao cartão, e que será uma excelente ferramenta de vendas para aumentar a rentabilidade das agências corporativas. Temos muito espaço para crescer neste setor."

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