Da Redação   |   09/12/2021 12:42
Atualizada em 09/12/2021 12:51

Dicas para escolher o seguro viagem mais adequado, por Claudia Brito

Claúdia Brito compartilha dicas para profissionais do Turismo oferecerem planos corretos aos clientes


PANROTAS / Emerson Souza
Cláudia Brito, da Coris
Cláudia Brito, da Coris
A sócia-diretora comercial da Coris, Cláudia Brito, escreveu em artigo que os turistas, independentemente da idade, estão buscando viagens que os deixem seguros, mas muitos viajantes - e até mesmo profissionais do setor - ainda possuem dúvidas sobre o seguro viagem correto para cada cliente e destino. Por isso, Cláudia traz dicas de como acionar, valores e diferenças entre os produtos.

Confira o artigo na íntegra:
“Dicas e insights para escolher o seguro viagem mais adequado ao cliente

Turistas de todo o País têm procurado viagens que propaguem segurança. Cada vez mais, pessoas de todas as idades demandam questões sobre seguro viagem: o que cobre, como acionar, qual melhor produto para determinado destino e, principalmente, se o produto comercializado contempla a cobertura de covid. Traremos aqui algumas dicas para você, profissional do Turismo.

Cobertura para covid – a cobertura para casos de covid está disponível no seguro viagem, mesmo se tratando de uma pandemia. Assim como no seguro de vida, algumas seguradoras definiram absorver o risco para os casos de despesas médicas e hospitalares (em sua maioria) e repatriações (quando contratado à parte).

São oferecidas coberturas com limites de US$ 5 mil a US$ 50 mil. Alguns fornecedores incluem a cobertura como benefício do produto, sem cobrar nada a mais por isso. Outros facultam ao cliente a contratação como opcional. Em ambos os casos, o aconselhado é a contratação do seguro viagem e a observação sobre as restrições do país de destino: se é exigida cobertura mínima para covid e se será necessária a apresentação do certificado de vacinação e teste PCR. Essas exigências devem ser verificadas pelo menos com 72 horas antes do embarque.

Viagens para passageiros Melhor Idade – Há alguns anos e cada vez mais, pessoas acima de 70 anos estão contratando viagens internacionais, sejam elas em grupo ou individuais. Esses passageiros se preocupam muito com a qualidade da viagem, normalmente utilizando roteiros mais longos. São passageiros mais detalhistas. Para esse público, as empresas de seguro viagem oferecem cobertura para até 99 anos.

A oferta de produtos e serviços em relação ao seguro altera após os 60 anos e normalmente a alteração se dá na tarifa e na restrição de coberturas a serem oferecidas.

Passageiros acima de 85 anos são aceitos na cobertura de Despesas Médicas, Hospitalares e Odontológicas limitada a US$ 30 mil, em alguns casos a cobertura de covid está inclusa e limitada a US$ 10 mil.

Central de Atendimento – Muitos passageiros têm dúvidas sobre o atendimento no Exterior, e é comum os agentes de viagens ouvirem alguns questionamentos, como: “Serei atendido no idioma local?”, “Não falo bem inglês, como vou me comunicar com o médico?”, “Posso pedir um médico no meu hotel?”, “O seguro viagem contempla o serviço de telemedicina?", “Terei médico disponível em qualquer lugar do mundo?”, “O produto contratado é por evento?”.

Em sua grande maioria, as empresas de seguro viagem que possuem matriz no Brasil, oferecem aos passageiros o atendimento em português, o que ajuda muito na hora de explicar algum problema relacionado à saúde. Além disso, o atendimento pode ser feito via mensagem por WhatsApp (usado por mais de 70% dos chamados), gerando praticidade e agilidade.

Algumas empresas disponibilizam o contato direto com sua central na hora da consulta médica, caso o médico não fale português, o que ajuda na tradução e no entendimento das prescrições.

Dependendo do destino e do problema mencionado no atendimento em relação à saúde, pode ser enviado um médico para o hotel ou mesmo residência. O que demanda agendamento, haja vista que pode levar algum tempo, dependendo do horário e localização.

Para casos mais graves ou dependendo dos sintomas, será indicado uma clínica ou mesmo hospital. É imprescindível a ligação para a central de atendimento do seguro viagem contratado, ela direcionará o passageiro e dará o auxílio necessário. Algumas condições gerais facultam a possibilidade por livre escolha de médicos e hospitais. Caso o passageiro se dirija diretamente, será tratado por análise de reembolso, onde o passageiro deverá pagar pelo atendimento.

Em alguns lugares, dependendo do país/ cidade, não existe clínica ou hospital credenciado (o que é exceção). Nesses casos, será oferecido atendimento por reembolso ou mesmo o serviço de telemedicina, o que é cada vez mais aceito e utilizado em viagens.

É importante observar também na hora da contratação do seguro viagem se as coberturas são por evento ou se é somente aquele limite para todos os eventos ocorridos na viagem. Este detalhe tem um impacto muito maior quando se trata de viagem de longa duração: quando, por exemplo, o passageiro contrata US$ 60 mil por um período de um ano e, no primeiro sinistro, logo no início da viagem, é necessária uma internação e o custo total fica em US$ 57 mil. Com isso, o passageiro terá somente US$ 3 mil para utilizar em qualquer outro problema até o final da sua viagem. O ideal é sempre oferecer um produto que garanta coberturas por evento, mesmo nas viagens de curta duração.

De acordo com pesquisas recentes, 88% dos passageiros afirmaram que é preciso que se sintam seguros ao viajar em meio à pandemia, isso significa que a exigência e a procura por um seguro viagem que se adeque às necessidades dos passageiros está cada vez mais indispensável.

Seguem abaixo alguns casos de atendimentos no Exterior para exemplificar o quanto é importante um produto adequado ao perfil e idade do passageiro:

Caso nos Estados Unidos em que o passageiro foi ao hospital e recebeu alta no mesmo dia:
Idade: 72 anos
Local: Los Angeles
Sintomas: dor no peito e cansaço
Diagnóstico: estenose grave, realizou angioplastia com colocação de stent
Total do Atendimento: US$ 201.742,09
Plano Contratado: Multiviagens com US$ 60 mil de cobertura médica
Valor pago pelo Seguro: US$ 60 mil (limite da cobertura contratada)
Valor pago pelo passageiro: US$ 141.742,09/R$ 760.871,54 (câmbio R$ 5,36)

CUSTOS ENVOLVIDOS:
Implantes: US$ 33.498,00
Emergência: US$ 14.062,00
Cateterismo: US$ 102.437,35
Medicação: US$ 6.013,64
Recuperação: US$ 11.653,56
Exames: US$ 34.077,54

Caso de atendimento em Punta Cana, República Dominicana:
Idade: 43 anos
Local: Punta Cana
Sintomas: Dor no quadril, febre, calafrios e mal-estar
Diagnóstico: Covid-19
Total do Atendimento: US$ 13.312,07
Cobertura contratada: US$ 10 mil (Covid)
Valor pago pelo Seguro: US$ 10 mil (específico para covid)
Valor pago mais pelo passageiro: US$ 3.312,07/R$ 16.655,40 (câmbio R$ 5,02)

CUSTOS ENVOLVIDOS:
Atendimento na emergência e internação de 5 dias – US$ 13.312.07

Mais que oferecer sua experiência na hora da venda, o profissional de Turismo colabora para deixar o viajante mais seguro, principalmente em relação à covid-19, e aos possíveis custos com atendimentos médicos e/ou hospitalares em viagens, sendo ela nacional ou internacional."


Confira outros artigos e matérias da revista edição especial 18º Fórum PANROTAS, distribuídas no Fórum PANROTAS 2021:

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11203 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS