Artur Luiz Andrade   |   02/04/2018 17:13

Sanovicz tem planos, mas no Turismo é fiel à CVC

Depois de 31 anos dedicados à consolidação, Marcelo Sanovicz virou essa página na sua trajetória profissional, ao deixar a Rextur Advance, dando lugar a Luciano Guimarães, novo head da empresa hoje pertencente à CVC Corp. Sanovicz, em entrevista ao P


Emerson Souza
Marcelo Sanovicz
Marcelo Sanovicz

Depois de 31 anos dedicados à consolidação, Marcelo Sanovicz virou essa página na sua trajetória profissional, ao deixar a Rextur Advance, dando lugar a Luciano Guimarães, novo head da empresa hoje pertencente à CVC Corp. Sanovicz, em entrevista ao Portal PANROTAS, compara essas três décadas a um vídeo game, onde cada fase é mais difícil que a anterior, mas dá mais prazer em completá-la.

Sua empresa, a Advance, começou como GSA de poucas empresas, evoluiu para consolidadora de múltiplos produtos, conseguiu furar bloqueios dos grandes players desde então (a Varig foi um desses cases) e se tornou a maior consolidadora do País na primeira década do novo milênio.

Seu sistema, o Reserva Fácil, foi o portão de entrada na Rextur, com quem veio a selar uma histórica fusão, criando a maior consolidadora da história do segmento no Brasil. Sanovicz e a família Guimarães (Goiaci e o filho Luciano) prepararam a empresa para ser vendida a um fundo, mas acabaram sócios da CVC, na primeira grande aquisição da operadora, hoje a CVC Corp, com diversas marcas. Depois veio a fase da incorporação total da Rextur Advance à CVC e a transformação da organização para abrigar novas marcas, criando uma estrutura mais funcional e moderna.

No ano passado, Sanovicz anunciou pelo Portal PANROTAS que deixaria o dia a dia executivo até dezembro de 2018 e que Luciano Guimarães havia sido selecionado para sucedê-lo, agora como diretor geral da unidade de negócios Rextur Advance dentro da CVC Corp.

ANTECIPAÇÃO
Ele tinha até dezembro deste ano para concluir a transição, mas sai nove meses antes, mostrando que mais uma vez a fase do jogo foi cumprida e com êxito. Não sem adaptações, dificuldades, desafios, mas, como ele mesmo diz, “em nome de um projeto maior”.

Sanovicz se diz satisfeito de perpetuar sua empresa (a Advance) e a de Goiaci Guimarães (a Rextur) dentro da maior companhia de Turismo da América Latina e agora integra o Comitê de Estratégia da CVC Corp, que, vejam vocês, cuidará de mais aquisições e incorporações.

Hoje a Rextur Advance vende cerca de R$ 3,3 bilhões por ano (cresceu 17% no ano passado em relação a 2016) e, segundo fontes do mercado, deve liderar a chegada de novos players do mesmo segmento na CVC Corp.

TREND
Desde ontem, em mais uma ação de sinergia entre empresas da CVC Corp, o Reserva Fácil, sistema da Rextur Advance, e o Na Trend, sistema do Grupo Trend, também pertencente à CVC Corp, passam a trocar conteúdo: a hotelaria da Trend e da CVC Operadora alimentam a venda de hotéis no Reserva Fácil, e o aéreo do Reserva Fácil está disponível no Na Trend. Outras sinergias parecidas virão.

Segundo Luciano Guimarães, os resultados mostram que a Rextur Advance soube se adaptar à mega estrutura da CVC, sem perder a agilidade ou o atendimento ao agente de viagens, uma crítica dos concorrentes que, segundo ele, não tem qualquer fundamento. “Estamos mais transparentes, nossos colaboradores têm mais autonomia para responder aos agentes, o Reserva Fácil tem ganhado em sinergias com a CVC e a Trend, por exemplo, e vice e versa... Ou seja, nos adaptarmos às regras de uma empresa de capital aberto nos fez bem. Os resultados estão aí”.

Emerson Souza
Luciano Guimarães
Luciano Guimarães
PLANOS?

E o futuro? Enquanto Luciano toca essa nova empresa com estrutura mais robusta, metas desafiadoras e a possível chegada de mais consolidadoras ao grupo (por enquanto apenas rumores de mercado), Sanovicz diz que tem projetos bem definidos, mas no Turismo é fiel à CVC Corp, dentro do comitê e como acionista.

O presidente da CVC Corp, Luiz Eduardo Falco, ele também se preparando para deixar a direção executiva do grupo nas mãos de Luiz Fernando Fogaça, disse ao Portal PANROTAS que “ter o Marcelo agora no nosso Comitê de Estratégia é um privilégio, pois se trata de um craque que tem mais de 30 anos de experiência no setor e que concluiu sua etapa à frente da Rextur Advance com êxito. É no comitê, por exemplo, que debatemos sobre estratégias e possíveis aquisições, junto com executivos e nossos conselheiros”. “Já o Luciano é prata da casa”, continua ele, “e já vinha tocando o dia a dia junto com o Marcelo desde o ano passado, o que ajudou a concluir o processo sucessório de forma tranquila e planejada”.

A Rextur Advance é um grande cartão de visitas para a CVC na hora de negociar aquisições com outras empresas e também serve de inspiração, como diz Sanovicz, para quem está no meio do processo, ainda se integrando à CVC Corp.

Tópicos relacionados