Ancoradouro destaca força do doméstico e do departamento online no 1° trimestre
Primeiro trimestre veio a par do mesmo período de 2024, impulsionado pelo doméstico e corporativo

A Ancoradouro vem "brigando com si mesma há alguns anos", o que é, na verdade, uma boa notícia, já que a consolidadora teve três resultados consecutivos muito bons, em 2022, 2023 e 2024. Neste ano, o primeiro trimestre veio a par do mesmo período do ano passado, muito impulsionado pelo doméstico e com um corporativo mais acelerado pós-carnaval.
O feriado tardio, no entanto, pesou nos resultados da consolidação. Segundo Juarez Neto, sócio-diretor do Grupo Ancoradouro, o ano "demorou a começar" por ter um carnaval em março. No entanto, os números parecem estar em recuperação.
"No primeiro trimestre, sentimos uma melhora grande no mercado nacional, enquanto o internacional veio nos mesmos níveis do ano passado, mesmo com um dólar alto, do qual não sentimos muito impacto. Estes primeiros três meses foram bons, mas as perspectivas são que o segundo trimestre venha melhor"
Juarez Neto, sócio-diretor do Grupo Ancoradouro
Política e câmbio mexem em viagens
Apesar de um primeiro trimestre estável para o internacional, a Ancoradouro percebe um ano desafiador politicamente, principalmente no exterior. Ainda assim, Juarez Neto e a diretoria apontam que a leitura da empresa é de que os "tarifaços" entre EUA e China são momentâneos, o que parece estar se concretizando.
"Estamos vendo as coisas se acomodarem e o câmbio vem diminuindo. Mesmo assim, a oscilação do dólar também nos afeta, podendo ser, na verdade, pior do que um dólar alto", explicou Neto.
Não-aéreo e viagens domésticas crescem
Ainda com o cenário mais desafiador que os anos anteriores, o departamento online, que corresponde aos produtos não-aéreos da consolidadora, cresceu 20% neste período, dentro das expectativas da empresa.
"Acreditamos que ainda temos espaço para crescer, porque é um departamento novo. Nós crescemos dentro do esperado até agora. Claro que sempre procuramos nos superar, mas, dentro das circunstâncias, o resultado foi muito bom", explicou Daniel Castanho, diretor comercial do Grupo Ancoradouro.
Ele ainda reforçou que as recentes notícias podem sim afetar viagens, mas que as pessoas não devem deixar de viajar.
"Acredito que a situação externa faz com que muitas pessoas acabem adiando um pouquinho os planos de viagem. Nesse momento, o nacional pode ser privilegiado"
Daniel Castanho, diretor comercial do Grupo Ancoradouro.
Mondiale "na contramão"
O ano até pode ser desafiador para a consolidação na Ancoradouro, mas a operadora do grupo tem colhido os investimentos de 2024 e apresentando resultados mais do que satisfatórios para a diretoria. O crescimento neste primeiro trimestre está na faixa de 50%, impulsionado por uma equipe mais robusta, tecnologia melhor, e na busca de agentes pela "segurança".
"A gente sentiu um crescimento e uma demanda muito boa neste início de ano. Março foi recorde de vendas na Mondiale. Eu acho que esse resultado vem muito do que estamos fazendo internamente, com melhorias no atendimento, na questão de produtos, na operação. Mas a gente também sente que, depois do que veio acontecendo no mercado, os agentes estão procurando por segurança"
Juarez Neto, sócio-diretor do Grupo Ancoradouro