Pedro Menezes   |   28/05/2025 16:08
Atualizada em 29/05/2025 00:19

O que as grandes consolidadoras acham do Chapter 11 da Azul? Confira

Processo de reestruturação da dívida tem o objetivo de tornar a companhia novamente saudável


Guilherme Mion
Processo de reestruturação da dívida tem o objetivo de tornar a companhia novamente saudável sem interromper as operações
Processo de reestruturação da dívida tem o objetivo de tornar a companhia novamente saudável sem interromper as operações

A Azul Linhas Aéreas entrou com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos, por meio do Capítulo 11 da Lei de Falências americana, na manhã desta quarta-feira (28). O processo de reestruturação da dívida tem o objetivo de tornar a companhia novamente saudável sem interromper as operações.

As duas concorrentes no mercado já passaram pelo mesmo processo. A Latam cumpriu todas as expectativas e deixou oficialmente o programa da justiça americana em 2022 muito mais fortalecida. A Gol, por sua vez, já teve seu plano de recuperação aprovado e deve deixar o Chapter 11 agora em junho.

São exemplos bem-sucedidos que colocam a Azul num caminho bem ladrilhado de confiança dentro do mercado. O elo mais importante da cadeia, que são os consolidadores, demonstraram apoio e disseram estar ao lado da companhia brasileira durante o processo, em reportagem exclusiva do Portal PANROTAS. Confira!

Ancoradouro

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Juarez Neto, sócio-diretor do Grupo Ancoradouro<br/><br/>
Juarez Neto, sócio-diretor do Grupo Ancoradouro

"A Ancoradouro manterá o apoio direto e irrestrito à Azul Linhas Aéreas, como sempre fizemos desde o início das operações da companhia. Acreditamos que o Chapter 11 é uma solução segura e adequada para a aérea no momento atual. A ferramenta foi adotada por praticamente todas as norte-americanas – passamos por isso quando éramos GSA da Delta Air Lines. As brasileiras, também aderem quando necessário, como ocorreu com a Latam, durante a pandemia, e a Gol que já conta com a aprovação de saída. Todas as empresas que adotaram o Chapter 11 saíram muito mais fortes do que entraram" - Juarez Neto, sócio-diretor do Grupo Ancoradouro.

BRT

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Carlos Vazquez, vice-presidente da BRT
Carlos Vazquez, vice-presidente da BRT

"O pedido de Chapter 11 da Azul já era esperado por todos como uma etapa necessária para que a companhia tivesse tempo e estrutura para se reorganizar. Agora, com esse movimento, a empresa está mais amparada, com mais confiança e segurança para seguir em frente. Os próprios investidores estão participando ativamente desse processo de reorganização, aportando recursos e demonstrando apoio. A presença de parceiros como American Airlines e United Airlines reforça ainda mais a solidez e a credibilidade da Azul neste momento, evidenciando a confiança do mercado em seu futuro. Desejamos boa sorte à Azul. Estamos com eles nessa jornada de recuperação" - Carlos Vazquez, vice-presidente da BRT.

Confiança

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Helvécio Garófalo, diretor da Confiança
Helvécio Garófalo, diretor da Confiança

"Acreditamos que essa é a decisão mais correta e segura neste momento. Estamos confiantes no sucesso de todo o processo de reestruturação da Azul. Temos convicção de que a companhia sairá fortalecida e com uma melhora significativa após essa decisão" - Helvécio Garófalo, diretor da Confiança.

Flytour Consolidadora

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 Luti Guimarães, vice-presidente de Negócios da BeFly, Ecossistema proprietário da Flytour
Luti Guimarães, vice-presidente de Negócios da BeFly, Ecossistema proprietário da Flytour

"A notícia sobre o processo de recuperação judicial da Azul na Corte Americana, por meio do Chapter 11, trouxe tranquilidade e nenhuma surpresa ao mercado. Muitas companhias aéreas já passaram por esse processo, que se tornou essencial no cenário pós-pandemia. O que realmente não era esperado foi o aporte financeiro da American Airlines — parceira estratégica da Gol — na Azul. Esse movimento gera dúvidas sobre o futuro das atuais parcerias no setor. Já a redução de 35% no número de aeronaves pode impactar o mercado corporativo e causa preocupação. É importante entender quais voos serão cancelados, especialmente considerando a forte presença da Azul na aviação regional. O Brasil precisa de três companhias aéreas operando com força, e esse momento da Azul nos dá maior clareza de que teremos, sim, as três atuando de forma robusta.. O Turismo precisa continuar crescendo, e a aviação é uma parte fundamental para que isso aconteça - Luti Guimarães, vice-presidente de Negócios da BeFly.

Rextur Advance

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Fabio Godinho, CEO da CVC Corp
Fabio Godinho, CEO da CVC Corp

"A entrada no Chapter 11 da Azul era um movimento que a gente já esperava. Sem dúvida, é a fórmula definitiva para que a Azul consiga, assim como já conseguiram Gol e Latam, resolver a questão do endividamento. Seguimos a vida com as duas empresas de forma absolutamente normal. E após sair do Chapter 11, a Azul poderá ter um crescimento cada vez mais sustentável, ajudando o mercado brasileiro a crescer como sempre fez" - Fabio Godinho, CEO da CVC Corp.

Sakura

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Wagner Chaves, CEO da Sakura
Wagner Chaves, CEO da Sakura

"Para a Sakura, trata-se de um processo financeiro comum no setor. Acreditamos que a Azul Linhas Aéreas sairá fortalecida, assim como outras companhias aéreas que já passaram por situações semelhantes" - Sakura, em comunicado oficial.

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