Leonardo Ramos   |   29/06/2018 16:04

Costa Cruzeiros reduz produção de lixo e consumo de água

Frota reduziu 4,4% produção de lixo por passageiro e 2% consumo de água

Divulgação/ Costa Cruzeiros
Costa Smeralda, meganavio que será movido à  Gás Natural Liquefeito (GNL)
Costa Smeralda, meganavio que será movido à Gás Natural Liquefeito (GNL)

A Costa Cruzeiros divulgou a edição de 2017 de seu relatório de sustentabilidade. O documento teve como dois principais destaques a redução de lixo produzido diariamente por passageiro em toda sua frota, com uma queda de 4,4%, e uma diminuição de 2% no consumo de água no ano inteiro - lembrando que 100% do lixo produzido a bordo é coletado e dividido para reciclagem

Ainda quanto ao uso de água, a armadora destacou que 70,3% foi produzido a bordo dos navios, 4,1% a mais do que em 2016; os outros 29,7% foram coletados dos portos de embarque e desembarque.

A quantidade de carbono despejada, porém, reduziu pouco, em torno de 0,2%, embora o plano seja diminuir em 25% até 2020, e diminuir em 85% a emissão de óxido de nitrogênio.

O relatório de sustentabilidade da Costa Cruzeiros é dividido em três seções: Mar, Você e Amanhã. O primeiro deles envolve a diminuição na emissão de gases poluentes, a otimização do consumo, a administração do desperdício visando a recuperação, o reuso e reciclagem, o combate às mudanças climáticas e a segurança do ecossistema marinho.

O segundo foca em promover um modelo empresarial e turístico capaz de assegurar o desenvolvimento econômico nos locais visitados pelos navios e, ao mesmo tempo, disseminar o patrimônio cultural e natural de localidades italianas.

Já o o terceiro e último trata da inovação responsável, e um exemplo dado pela presidente da Costa, Neil Palomba, neste sentido, é "são os dois novos navios que encomendamos, os primeiros do setor de cruzeiros movidos por Gás Natural Liquefeito (GNL), o combustível fóssil mais limpo do mundo atualmente”, comentou - a previsão de entrega é para 2019 do primeiro deles, o meganavio Smeralda, enquanto o segundo chega em 2021, ainda sem nome oficial.

DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS
"Estamos fortemente comprometidos em consolidar o projeto 4 Good Food, no qual temos a meta de reduzir em 50% o desperdício de alimentos a bordo dos navios da Costa até o ano de 2020, 10 anos antes do objetivo proposto pela Agenda 2030 da ONU”, anunciou a diretora de Sustentabilidade da Costa Crociere, Stefania Lallai.

Nos primeiros dez meses do programa, entre 15 de julho de 2017 e 15 de maio de 2018, cerca de 28,7 mil porções de alimentos excedentes foram destinadas às instituições beneficentes locais.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Leonardo Ramos

Leonardo Ramos tem 1844 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS