Leonardo Ramos   |   08/06/2018 12:23

Em expansão, Carnival adquire empresa portuária no Alasca (EUA)

Região portuária de Skagway deve expandir ancoragem de portos para comportar navios maiores

Wikicommons/Christopher Michel
Região portuária de Skagway deve expandir ancoragem de portos para comportar navios maiores
Região portuária de Skagway deve expandir ancoragem de portos para comportar navios maiores

A Carnival Corporation, através de sua subsidiária Holland America Princess Alaska Tours, anunciou nesta semana que fechou um acordo pela aquisição da divisão White Pass & Yukon Route da TWC Enterprises Limited,. A negociação inclui operações portuárias, ferroviárias e de varejo da White Pass em Skagway, no Alasca (EUA).

A transação, porém, está programada para acontecer apenas em 31 de julho, sujeita à aprovação dos órgãos regulatórios estadunidenses. De acordo com o Travel Weekly, o valor deve girar em torno dos US$ 290 milhões.

Além da aquisição, a Holland America fechou uma parceria de joint venture com a Survey Point Holdings, uma empresa do Alasca com sede em Ketchikan, mas que também carece de aprovação das entidades responsáveis.

As duas negociações fazem parte, porém, de um mesmo objetivo: expandir o Turismo de cruzeiros e excursões no local. De acordo com comunicado da Carnival, a Survey Point passa a ser sócia-gerente das operações da White Pass em Skagway, e deve ser responsável por fazer investimentos na região - o que, entre outras coisas, inclui a expansão de ancoragem nos portos para acomodar a mais nova geração de navios de cruzeiros.

Investir nas excursões em terra firme também está entre as incumbências da Survey Point na aliança, lembrando que além do setor portuário, a White Pass conta com uma das ferrovias mais utilizadas em passeios na região. Sua frota inclui 20 locomotivas - apenas em 2014 mais de 400 mil passageiros teriam sido transportados em sua ferrovia. Fomentar as relações comerciais com redes de cruzeiro e com a comunidade local completam as responsabilidades da Survey Point.

"Estamos muito satisfeitos que o porto de Skagway continue a ser de propriedade local e operado independentemente por uma empresa do Alasca. Juntamente com a Survey Point, temos uma longa e valiosa história no Alasca e permanecemos muito comprometidos com o contínuo desenvolvimento e sucesso de toda a região como um dos nossos destinos mais populares", comentou o CEO do Grupo Holland America da Carnival Corporation do Reino Unido, Stein Kruse

O acordo prevê ainda que Survey Point, o P3 Group (operadora de portos) e o Rail Management Services - uma afiliada da Survey Point - detenham participação majoritária da White Pass em Skagway, enquanto a Carnival manterá uma porcentagem minoritária do empreendimento.

Tópicos relacionados