Raphael Silva   |   08/06/2018 10:47

Como remarcar o cruzeiro pode render uma boa economia?

Consultoria especializada detalha a política de cancelamentos das principais armadoras do mundo e como elas podem ser utilizadas a favor do cliente

Divulgação / MSC
MSC se enquadra nas armadoras com políticas médias de cancelamento
MSC se enquadra nas armadoras com políticas médias de cancelamento
Fechar a reserva para um cruzeiro e encontrar, um pouco depois, o mesmo pacote com valor abaixo pode ser frustrante. Isso, no entanto, pode representar a chance de economizar, segundo a consultoria especializada Cruise Watch. Taxas de cancelamento e novas ofertas, combinadas, podem render uma boa economia de dinheiro para os viajantes, mas é preciso alguns cuidados.

POR QUÊ CANCELAR?

Números da Cruise Watch mostram que os preços de cruzeiros podem cair significativamente à medida em que a data da partida se aproxima. Cancelar e remarcar um cruzeiro pode representar uma tarifa reduzida em até 71%.

De acordo com o CEO da consultoria, Markus Stumpe, esse fato se dá diante da média de tempo que os cruzeiristas, costumeiramente, realizam as reservas. "A maioria dos cruzeiros tende a reservar suas viagens de quatro a seis meses de antecedência".

E AS TAXAS DE CANCELAMENTO?

Geralmente, as armadoras se dividem em três categorias quando o assunto são os cancelamentos: suave, moderada e rigorosa. Empresas como a Celebrity Cruises e Norwegian Cruise Line, por exemplo, oferecem taxas mais baixas e podem cobrar apenas uma taxa de 25% na hora de cancelar a viagem com, ao menos, 30 dias de antecedência.
Cancelar um cruzeiro remarcá-lo depois, às vezes, pode ser uma opção para economizar na viagem
Cancelar um cruzeiro remarcá-lo depois, às vezes, pode ser uma opção para economizar na viagem

Royal Caribbean e MSC, mais conhecidas do público brasileiro, além da Carnival, propõem políticas médias. Em alguns casos, chegam a cobrar até 90% do valor pelo cancelamento, com até um mês antes da viagem. Já em outros, a taxa pode ficar em apenas 15%, mas para viagens canceladas com 90 dias de antecedência.

Oceania, Azamara, Regent Seven Seas e Silversea, por outro lado, praticam regras rigorosas quanto a cancelamentos. Nos últimos 60 dias anteriores à viagem, a taxa para cancelá-la pode chegar a até 100% do valor.

COMO POUPAR DINHEIRO?

A Cruise Watch simulou uma situação em que um cruzeirista possa economizar uma boa quantia. Depois de reservar um cruzeiro no Celebrity Eclipse com 150 dias de antecedência, e pagar cerca de US$ 5 mil, a pessoa encontra uma oferta, com 40% de desconto, a 40 dias da viagem. Nesse momento, a taxa de cancelamento é de 20%. Sendo assim, o viajante opta por cancelar e reservar com o novo valor, economizando US$ 1 mil.




Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Raphael Silva

Raphael Silva tem 1458 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS