Movida

Raphael Silva   |   08/06/2018 10:47

Como remarcar o cruzeiro pode render uma boa economia?

Consultoria especializada detalha a política de cancelamentos das principais armadoras do mundo e como elas podem ser utilizadas a favor do cliente

Divulgação / MSC
MSC se enquadra nas armadoras com políticas médias de cancelamento
MSC se enquadra nas armadoras com políticas médias de cancelamento
Fechar a reserva para um cruzeiro e encontrar, um pouco depois, o mesmo pacote com valor abaixo pode ser frustrante. Isso, no entanto, pode representar a chance de economizar, segundo a consultoria especializada Cruise Watch. Taxas de cancelamento e novas ofertas, combinadas, podem render uma boa economia de dinheiro para os viajantes, mas é preciso alguns cuidados.

POR QUÊ CANCELAR?

Números da Cruise Watch mostram que os preços de cruzeiros podem cair significativamente à medida em que a data da partida se aproxima. Cancelar e remarcar um cruzeiro pode representar uma tarifa reduzida em até 71%.

De acordo com o CEO da consultoria, Markus Stumpe, esse fato se dá diante da média de tempo que os cruzeiristas, costumeiramente, realizam as reservas. "A maioria dos cruzeiros tende a reservar suas viagens de quatro a seis meses de antecedência".

E AS TAXAS DE CANCELAMENTO?

Geralmente, as armadoras se dividem em três categorias quando o assunto são os cancelamentos: suave, moderada e rigorosa. Empresas como a Celebrity Cruises e Norwegian Cruise Line, por exemplo, oferecem taxas mais baixas e podem cobrar apenas uma taxa de 25% na hora de cancelar a viagem com, ao menos, 30 dias de antecedência.
Cancelar um cruzeiro remarcá-lo depois, às vezes, pode ser uma opção para economizar na viagem
Cancelar um cruzeiro remarcá-lo depois, às vezes, pode ser uma opção para economizar na viagem

Royal Caribbean e MSC, mais conhecidas do público brasileiro, além da Carnival, propõem políticas médias. Em alguns casos, chegam a cobrar até 90% do valor pelo cancelamento, com até um mês antes da viagem. Já em outros, a taxa pode ficar em apenas 15%, mas para viagens canceladas com 90 dias de antecedência.

Oceania, Azamara, Regent Seven Seas e Silversea, por outro lado, praticam regras rigorosas quanto a cancelamentos. Nos últimos 60 dias anteriores à viagem, a taxa para cancelá-la pode chegar a até 100% do valor.

COMO POUPAR DINHEIRO?

A Cruise Watch simulou uma situação em que um cruzeirista possa economizar uma boa quantia. Depois de reservar um cruzeiro no Celebrity Eclipse com 150 dias de antecedência, e pagar cerca de US$ 5 mil, a pessoa encontra uma oferta, com 40% de desconto, a 40 dias da viagem. Nesse momento, a taxa de cancelamento é de 20%. Sendo assim, o viajante opta por cancelar e reservar com o novo valor, economizando US$ 1 mil.




Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias