Marcos Martins   |   22/08/2018 10:56

Roteiros gastronômicos viram tendência em cruzeiros fluviais

Ricardo Alves, da Velle Representações, fala sobre o foco em viagens com experiência de culinária

Jhonatan Soares
Diretor geral da Velle Representações, Ricardo Alves, durante evento da Braztoa
Diretor geral da Velle Representações, Ricardo Alves, durante evento da Braztoa
Além das saídas fixas, os cruzeiros temáticos têm ganhado popularidade entre os turistas e, de olho nesse público, as companhias desenvolvem novos produtos com foco na experiência. A gastronomia tornou-se elemento indispensável neste diferencial de mercado, já que pesa bastante na satisfação a bordo.

“Trabalhamos com várias marcas de cruzeiros fluviais e algo comum nessas empresas é que grandes chefs assinem os cardápios com ingredientes locais e frescos. No nosso caso, as marcas que mais se preocupam com gastronomia são a Ama Waterways e a Uniworld, que fazem saídas temáticas voltadas para culinária, incluindo também degustação de vinho. A Uniworld, por exemplo, tem diversas saídas em roteiros franceses de Bordeaux, Sena e Provence”, explica o diretor geral da Velle Representações, Ricardo Alves, ao Portal PANROTAS, durante o Braztoa Desvenda: Viagens Gastronômicas, em São Paulo.

A dica para os profissionais venderem melhor esse tipo de produto é investir em personalização e capacitação, segundo o executivo. “O agente de viagens tem que entender que hoje ele é um consultor, que dá palpite também na data de viagem do seu cliente. Em caso datas de flexíveis, é possível alinhar a viagem com roteiros temáticos de vinhos, onde os passageiros são acompanhados por um enólogo, algo que é um diferencial e torna melhor a experiência do cliente.”

De acordo com Alves, essa tendência de oferecer atendimento mais personalizado deve crescer ainda mais nos próximos anos. “A questão de segmentar e ser especialista no Brasil ainda está em fase muito amadora, é novidade, e o público costuma ser totalmente diferente do qual os agentes vendem. Entendo que o nosso produto é novo e há muito a trabalhar e aprender”, sugere.

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