Karina Cedeño   |   21/02/2019 16:59

Marcelo Álvaro traça estratégia para cruzeiros no Brasil

O objetivo é reduzir o custo operacional e desenvolver o setor?


Gustavo Lima/Câmara dos Deputados
Com o objetivo de desenvolver o setor de cruzeiros no Brasil, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro, traçou uma estratégia junto aos representantes das maiores empresas de cruzeiros do mundo.

O encontro foi realizado hoje em Brasília e incluiu temas como a redução do custo operacional para atrair mais navios e aumentar a oferta no País. As demandas apresentadas pelo setor envolvem ainda a redução de impostos e taxas operacionais, bem como a melhoria da infraestrutura na área.

Álvaro firmou o compromisso de levar o pleito à equipe econômica do governo, a fim de buscar soluções para permitir o desenvolvimento do setor no Brasil.

“Vamos atacar os gargalos para que esse setor, que apresenta expansão no mundo todo, possa crescer também no País”, comentou Álvaro. De acordo com um estudo realizado pela FGV, a última temporada de cruzeiros (2017/2018) movimentou R$ 1,8 bilhão e gerou 27,7 mil empregos na economia brasileira. Apesar de os números serem impactantes, eles são extremamente baixos se comparados com o contexto internacional.

O Brasil, com uma população de 207 milhões de habitantes, responde por apenas 0,25% do número de cruzeiristas no mundo. A título de comparação, a Austrália, com uma população de 25 milhões de pessoas, recebe 36 navios e 1,3 milhão de cruzeiristas, o equivalente a 5,3% do mercado global. “Não faz sentido, com o litoral que temos, receber apenas sete navios numa temporada curta e responder por menos de 0,24% dos cruzeiristas do mundo”, afirmou o ministro.

O Brasil já chegou a ter 20 embarcações no seu litoral e mais de 800 mil cruzeiristas, e atualmente tem sete navios e 420 mil passageiros.

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