Movida

Marcos Martins   |   18/09/2019 14:01

Cruzeiros investem US$ 22 bilhões em sustentabilidade

Associados da Clia têm práticas com foco em sustentabilidade, que incluem gás natural liquefeito, sistema de limpeza de gases de escape e tratamento de água


Divulgação
Ações envolvem tecnologias de última geração
Ações envolvem tecnologias de última geração
A indústria de cruzeiros avança na implementação de tecnologias e práticas sustentáveis. Segundo o Relatório de Práticas e Tecnologias Ambientais de 2019, que acaba de ser lançado pela Clia (Cruise Lines International Association), o setor investiu mais de US$ 22 bilhões em navios com novas tecnologias energeticamente eficientes e combustíveis mais limpos.

Enquanto os navios de cruzeiros representam muito menos de 1% da comunidade marítima global, as armadoras estão na vanguarda no desenvolvimento de práticas turísticas responsáveis e tecnologias inovadoras. “Nossa indústria lidera a gestão ambiental. Todo o setor de transporte marítimo se beneficia da adoção antecipada de tecnologias inovadoras pelas linhas de cruzeiro, muitos dos quais não existiam cinco a dez anos atrás”, comenta o presidente da Clia Europa e CEO da Costa Group e Carnival Asia, Michael Thamm.

“As empresas associadas à Clia são apaixonadas por oceanos limpos e comprometidas com práticas responsáveis e mais altos padrões de gestão ambiental, com políticas e práticas muitas vezes superiores às exigidas por lei”, destaca o presidente da Clia Global e vice-presidente da Royal Caribbean Cruises, Adam Goldstein. “A indústria de cruzeiros é pioneira na proteção ambiental marítima e assumiu o compromisso de toda a frota reduzir a taxa de emissões de carbono em 40% até 2030 em comparação a 2008.”

A sustentabilidade também foi um tema bastante debatido durante o terceiro Fórum Clia Brasil 2019, que aconteceu no dia 28 de agosto em Brasília, durante o último painel, mediado pelo presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz. “Levamos muito a sério esse tema e, a cada ano, ficamos mais conscientes e mais sustentáveis.”

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias