Marcos Martins   |   12/11/2019 13:45   |   Atualizada em 12/11/2019 13:46

Pier Mauá espera mais de dez mil turistas nos próximos dias

Porto do Rio de Janeiro iniciou a temporada de cruzeiros com a chegada do World Explorer e espera mais navios nos próximos dias, com movimentação significativa


Divulgação/ Pier Mauá
Porto começa a receber viajantes
Porto começa a receber viajantes
O Pier Mauá, no Rio de Janeiro, começou sentir os impactos positivos da temporada de cruzeiros 2019/20, que teve pontapé inicial em 20 de outubro com a chegada do World Explorer. O navio iniciou operações em abril deste ano e fez sua primeira escala no Rio de Janeiro.

No entanto, é de novembro até abril que as maiores embarcações chegam ao destino. Os primeiros navios a atracarem neste mês serão os internacionais Aida Aura e o Viking Sun, no dia 13, permanecendo até o dia 14 em terras cariocas.

O Aida Aura vem de Recife com aproximadamente 1.645 turistas e segue viagem para Montevideo. Este é o terceiro navio operado pela linha de cruzeiros alemã Aida Cruises e a embarcação de luxo tem 202,8 metros de comprimento e 28 de largura, incluindo uma quadra de basquete e simulador de golfe.

O navio Viking Sun, de bandeira norueguesa, reúne mais de 1,3 mil viajantes, entre passageiros e tripulantes. A embarcação, com visitantes da Indonésia, Reino Unido, Filipinas, Suécia, Brasil e Estados Unidos, permanecerá na cidade até as 17h de quinta-feira (14).

No dia 18 é a vez do MS Zaandam com roteiro que vai das Ilhas Malvinas, Uruguai, Argentina, Brasil (com embarque no Rio de Janeiro, passando também por Santos) e Chile. Com capacidade máxima para pouco mais de 1.800 pessoas, incluindo a tripulação, é considerado um navio de médio porte e de categoria premium.

Uma das grandes atrações para a segunda quinzena de novembro é o navio MSC Fantasia, que levará ao porto uma média de mais de 5,6 mil turistas num único dia. O navio saiu dia 2 de novembro de Gênova, na Itália, e antes de chegar na capital, fará uma parada em Ilha Grande. O navio partirá no dia 19, às 18h. A embarcação está escalada para minicruzeiros de três a cinco noites pelo Sudeste, viagens de até seis noites para Salvador e Ilhéus, e de até nove noites para Buenos Aires e Montevidéu.

“O Rio tem se consolidado como destino internacional de Turismo marítimo. A maioria dos navios que passa por aqui é de longo curso, ou seja, visita a cidade no meio de roteiros mais longos, em grandes travessias internacionais. Para dar um upgrade no nosso serviço, em 2020/21 teremos um armazém a mais, o número 3, na nossa operação. As obras começam em março”, comenta o gerente de operações do Pier Mauá, Alexandre Gomes.

CRESCIMENTO
Com dez navios a mais que na temporada anterior, a expectativa é de um aumento de 12% no número de turistas movimentados, uma vez que a previsão é de 425 mil turistas, contra 380 mil turistas na temporada 2018/2019. O número de navios internacionais também aumentou passando de 19 para 27 em relação a última temporada.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias