Rodrigo Vieira   |   19/08/2020 11:57   |   Atualizada em 19/08/2020 12:24

MSC: temporada brasileira, protocolos e condições para agentes

Diretor da companhia no Brasil, Adrian Ursilli dá todos os detalhes da retomada e volta a confirmar Brasil


MSC Cruzeiros
MSC Seaview está confirmado para a alta temporada no verão brasileiro
MSC Seaview está confirmado para a alta temporada no verão brasileiro
A MSC Cruzeiros voltou aos mares recentemente com o MSC Grandiosa no Mediterrâneo e prepara o retorno do MSC Magnifica na mesma região. São cruzeiros ainda restritos a residentes do Espaço Schengen, mas simbolizam o que todo o mercado de Turismo quer e precisa ouvir: boas notícias.

LEIA TAMBÉM: REVISTA PANROTAS TRAZ TODOS OS DETALHES DA RETOMADA DE CRUZEIROS: COSTA, MSC, NCL E ROYAL CARIBBEAN

Em entrevista ao Portal PANROTAS, o diretor da companhia no Brasil, Adrian Ursilli, detalha como será a nova experiência a bordo de seus navios, se aprofunda nos protocolos de saúde e segurança, os quais ele acredita serem fundamentais para dar confiança ao cliente.

Divulgação
Adrian Ursilli, diretor da MSC Cruzeiros no Brasil
Adrian Ursilli, diretor da MSC Cruzeiros no Brasil

PORTAL PANROTAS - Em meio à maior crise vivida pelo setor, existe alguma boa notícia que a MSC possa dar aos agentes de viagens?
ADRIAN URSILLI - Nós aprendemos muito durante a crise e reagimos com rapidez e eficiência, incluindo a suspensão de nossas operações globalmente até 31 de outubro de 2020. Após a definição recente do nosso novo protocolo de saúde e segurança e a aprovação das autoridades dos países envolvidos, anunciamos o retorno de dois de nossos navios e, no dia 16 de agosto, começamos a receber novamente nossos hóspedes a bordo do MSC Grandiosa para cruzeiros de sete noites pelo Mediterrâneo Ocidental e, no dia 29 de agosto, o MSC Magnifica retomará também os seus cruzeiros com itinerários pelo Mediterrâneo Oriental.

Estamos retomando as nossas operações de forma gradual e segura. Na fase inicial dessa retomada, com estes dois navios, somente residentes dos países do Espaço Schengen poderão embarcar, mas já anunciamos os nossos programas da temporada 2020/2021 nas regiões onde tradicionalmente operamos, bem como nossos programas da temporada de verão do hemisfério norte de 2021, que vão do final de outubro deste ano até novembro de 2021.

Portanto, os agentes de viagens podem reagendar os cruzeiros dos seus clientes que foram cancelados devido à paralisação das operações, por meio das cartas de crédito para cruzeiro futuro, contando com uma comissão extra de 5% adicional à comissão da reserva original já efetuada.

Além disso, estabelecemos condições flexíveis para novas reservas que contam com a possibilidade de o cliente remarcar o seu cruzeiro próximo à data de embarque, sem penalidades, para que ele possa reservar com confiança e tranquilidade.

Estamos confiantes de que agora que anunciamos os detalhes do nosso novo protocolo de saúde e segurança, veremos as reservas aumentarem progressivamente. Além disso reconfirmamos a construção e entrega de todos os nossos futuros navios, seguindo nosso plano de expansão, sendo que para 2021 teremos a chegada do MSC Virtuosa e MSC Seashore.

Este é um setor resiliente e eventos adversos anteriores mostraram a capacidade do setor de se recuperar. Naturalmente, levará tempo para a indústria se reconstruir, mas não há dúvida de que nós, juntamente com o resto do mundo, sairemos dessa crise mais fortes pelos desafios que enfrentamos e pelas lições aprendidas, e nós da MSC Cruzeiros esperamos este momento com otimismo.


Divulgação MSC
MSC Musica também virá ao País na temporada 2020/21
MSC Musica também virá ao País na temporada 2020/21

PP - A temporada brasileira está confirmada? Como será?
URSILLI - Agora que divulgamos e implementamos o nosso novo e abrangente protocolo de saúde e segurança para os cruzeiros pelo Mediterrâneo, na temporada de verão do hemisfério norte, evoluiremos em resposta à situação prevalecente da pandemia no momento dos futuros cruzeiros, a fim de garantir um nível adequado de proteção adicional para nossos hóspedes e tripulantes.

Monitoraremos de perto as atualizações e as diretrizes das autoridades de saúde e outras autoridades competentes em nível global, europeu e local e revisaremos e atualizaremos continuamente nosso protocolo de saúde e segurança, não apenas para garantir que suas medidas reflitam a tecnologia e os conhecimentos médicos mais atualizados, à medida que estiverem disponíveis, mas também para refletir nele as diferentes fases da evolução e disseminação do vírus, à medida que as restrições sociais mudam com o tempo.

Estamos em contato e trabalhando em estreita colaboração com as autoridades das regiões onde tradicionalmente operamos, incluindo as autoridades brasileiras, tanto na esfera federal, estadual, como municipal, para a evolução e definição do protocolo necessário, considerando à situação de saúde prevalecente em cada região.

As vendas estão abertas para os luxuosos navios MSC Seaview, MSC Preziosa e MSC Musica, com condições especiais de pagamento, promoções diferenciadas e nosso programa de reservas flexíveis.

O ultramoderno MSC Seaview oferecerá embarques na cidade de Santos, com roteiros de sete noites rumo ao Nordeste, com escalas em Ilha Grande, Salvador, Maceió e Búzios. Também oferecerá embarques em Salvador e em Maceió.

O moderno e requintado MSC Preziosa oferecerá embarques no Rio de Janeiro, Salvador e Santos e fará roteiros de três a oito noites. São diversas opções de minicruzeiros de três, quatro e cinco noites partindo do Rio de Janeiro, com escalas alternadas em Ilhabela, Ilha Grande, Búzios, Ilhéus e Salvador.

Já partindo de Santos, serão cruzeiros de três e quatro noites com escalas alternadas em Búzios, Ilha Grande, Ilhabela, Rio de Janeiro, Porto Belo e Balneário Camboriú. O navio também terá itinerários de 6 e 7 noites, partindo do Rio de Janeiro, com escalas alternadas em Búzios, Salvador, Ilhéus, Ilhabela e Ilha Grande.

O MSC Preziosa também oferecerá um itinerário de sete noites, com embarques no Rio de Janeiro e escalas em Punta del Este, no Uruguai, e Buenos Aires, na Argentina, e também visitará Ilhabela. Já em seu itinerário de oito noites, este último itinerário ganha um pernoite na charmosa Buenos Aires.

O sofisticado MSC Musica oferecerá cruzeiros de sete noites, partindo de Santos e com escalas em Itajaí, Punta Del Este, no Uruguai, e Buenos Aires, na Argentina, com pernoite na capital portenha. Também oferecerá embarques em Itajaí para essa maravilhosa viagem. Uma outra opção de itinerário oferecida será o cruzeiro com embarques em Santos ou Itajaí e escalas em Montevidéu, no Uruguai, e Buenos Aires, na Argentina, com pernoite.

Já o MSC Sinfonia também está no programa da temporada 2020/2021 na América do Sul, com embarques dedicados em Buenos Aires e Montevidéu e itinerários de oito e nove noites com escalas alternadas no Rio de Janeiro, Búzios, Ilha Grande, Ilhabela e Itajaí.

Filip Calixto
Dentro do gigante MSC Seaview
Dentro do gigante MSC Seaview

PP - Em relação às saídas internacionais já retomadas, existe procura e reserva de brasileiros?
URSILLI - Na fase inicial da nossa retomada no Mediterrâneo, durante a temporada de verão do hemisfério norte de 2020, somente residentes dos países europeus do Espaço Schengen poderão embarcar.

Entretanto, já divulgamos os nossos programas internacionais da temporada 2020/2021 que incluem cruzeiros no Mediterrâneo, Caribe, Dubai, Abu Dhabi e Qatar; e Ásia, além dos programas da temporada de verão do hemisfério norte de 2021, que contarão com todos os 17 navios da frota atual da companhia, bem como os dois novos navios que ainda estão em construção, o MSC Virtuosa e o MSC Seashore, que completarão um total de 19 navios.

Com mais clareza dos programas de cruzeiros oferecidos em cada região e detalhes de nosso novo protocolo de saúde e segurança, nossa expectativa é que a demanda aumente gradualmente, à medida que as restrições forem relaxadas e as pessoas voltem a focar nas férias, entre outras atividades sociais.

MSC
Gastronomia a bordo é um dos destaques da MSC Cruzeiros
Gastronomia a bordo é um dos destaques da MSC Cruzeiros

PP - Como a companhia está empenhada em entregar uma experiência agradável ao viajante?
URSILLI - Os hóspedes receberão apoio em todas as etapas, com informações simples, condições de reserva claras, informações práticas e apoio da tecnologia para tornar o processo suave e contínuo.

Eles continuarão a desfrutar das experiências ricas que sempre foram essenciais nas viagens a bordo da MSC Cruzeiros, incluindo shows premiados no teatro, gastronomia de classe mundial, atividades para famílias, compras em lojas, eventos envolventes e muito mais, com adaptações para garantir que a saúde e segurança estejam protegidas.

Sempre garantiremos que nossos hóspedes possam desfrutar e relaxar durante as férias a bordo de um dos nossos navios da maneira que sempre fizeram, oferecendo a eles as férias mais seguras possíveis.

PP - Qual é a importância do agente de viagens para a retomada da companhia?
URSILLI - A grande maioria de nossos cruzeiros - cerca de 90% - é comprada por meio de nossa extensa rede de agências de viagens parceiras. Temos trabalhado e dado apoio a todos nesses recentes tempos desafiadores com o objetivo de prepará-los para quando estivéssemos prontos para retornar ao mar.

O feedback que recebemos da comunidade de agências, bem como o contato direto dos próprios turistas, nos dá a confiança de que há uma demanda e um grande desejo de voltar a navegar.

Sabemos que este é um momento difícil para os nossos parceiros agentes de viagens e estamos nisso juntos.
Ajudamos na sustentação de seus negócios, principalmente protegendo as comissões em reservas existentes e futuras, e continuaremos a apoiar os agentes, que são o nosso canal de vendas mais importante.

Continuaremos a trabalhar com os nossos valiosos parceiros disponibilizando todas as informações no portal MSC Book, e os nossos executivos de vendas estão disponíveis por meio de atendimentos e realização de webinars. A nossa central de atendimento também está disponível. Além disso, continuaremos a enviar comunicados informativos para que todos estejam sempre informados sobre a MSC Cruzeiros.

Gostaríamos de dizer que a indústria de cruzeiros se estabeleceu firmemente como uma opção de férias e estamos confiantes de que as pessoas voltarão a fazer cruzeiros e eles continuarão sendo uma maneira popular, confortável e segura de viajar.

PP - Descreva os protocolos de saúde e segurança da MSC Cruzeiros
URSILLI - Recentemente, anunciamos o nosso novo protocolo de saúde e segurança que foi desenvolvido para apoiar o reinício das nossas operações no Mediterrâneo, durante o verão do hemisfério norte. Ele foi projetado para proteger a saúde e a segurança dos hóspedes, da tripulação, bem como das comunidades locais onde os navios da Companhia visitarão.

Por meio de uma força-tarefa multifuncional dedicada e a colaboração e o apoio de especialistas médicos externos, desenvolvemos um robusto protocolo com novos procedimentos operacionais específicos da MSC Cruzeiros, que vão além das diretrizes vigentes e estabelecem efetivamente um novo padrão.

A RINA, uma corporação de certificação marítima independente, verificou que o protocolo atende às diretrizes da Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA), que incorpora padrões de saúde adicionais, incluindo os da EU Healthy Gateways Joint Action.

Trabalhamos para abranger todos os aspectos da jornada do hóspede, desde o momento da reserva, o embarque, a vida a bordo e até o retorno de volta para casa, sempre preservando a singularidade da experiência do hóspede.

Ele inclui os seguintes principais pilares:
• Triagem universal de saúde dos hóspedes antes do embarque, que compreende três etapas abrangentes: verificação da temperatura, questionário de saúde e teste swab para COVID-19. Dependendo dos resultados da triagem e de acordo com o histórico médico ou de viagem do hóspede, será realizada uma triagem de saúde ou teste secundários. Qualquer hóspede que testar positivo, apresentar sintomas ou temperatura, terá o embarque negado. Seguindo as diretrizes do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças, os hóspedes que viajam de países classificados como de alto risco deverão fazer um teste RT-PCR molecular, que deve ser realizado dentro de 72 horas antes de embarcar no navio. Todos os tripulantes serão testados para a COVID-19 antes do embarque e também regularmente durante o contrato;

• Medidas elevadas de higienização e limpeza apoiadas pela introdução de novos métodos de limpeza, com o uso de produtos desinfetantes de nível hospitalar;
• O distanciamento social será possível por meio da redução da capacidade geral de hóspedes a bordo, permitindo mais espaço para os hóspedes, aproximadamente 10m2 por pessoa, com base em 70% da capacidade. A capacidade dos ambientes será reduzida, as atividades serão modificadas para permitir grupos menores e os hóspedes deverão reservar previamente serviços e atividades para o gerenciamento do número de hóspedes. Quando o distanciamento social não for possível, os hóspedes deverão usar uma máscara facial. As máscaras serão fornecidas diariamente aos hóspedes na cabine e estarão disponíveis em todo o navio.

• Instalações e serviços médicos aprimorados, com equipe altamente qualificada e treinada, equipamento necessário para testar, avaliar e tratar pacientes com suspeita de COVID-19 e a disponibilidade de tratamento gratuito no Centro Médico a bordo para qualquer hóspede com sintomas. Cabines dedicadas serão disponibilizadas para permitir o isolamento de quaisquer casos suspeitos e contatos próximos.

• O monitoramento contínuo da saúde será realizado durante todo o cruzeiro. Os hóspedes e a tripulação terão sua temperatura verificada diariamente, quando retornarem de terra ou em estações dedicadas pelo navio, para monitorar o status de saúde de cada hóspede e tripulante. Durante esta fase inicial das operações, como uma medida reforçada de proteção e para evitar riscos à saúde dos hóspedes e de seus acompanhantes de cruzeiro, os hóspedes só desembarcarão fazendo parte de uma excursão organizada pela MSC Cruzeiros. Isso significa que a Companhia pode proteger a saúde dos hóspedes em terra, com excursões que serão oferecidas com os mesmos altos padrões de saúde e segurança a bordo. Garantiremos que os transfers estejam higienizados adequadamente e que haja espaço adequado. Os guias e motoristas também serão submetidos a triagem de saúde e usarão o EPI apropriado.

• Um plano de contingência será aplicado se um caso suspeito for identificado, em estreita cooperação com as autoridades nacionais de saúde. O caso suspeito e os contatos próximos seguirão as medidas de isolamento e podem ser desembarcados de acordo com as regulamentações locais e nacionais.

Apresentamos também um novo Plano MSC de Proteção à COVID-19 para proporcionar aos hóspedes mais tranquilidade durante os cruzeiros de verão do hemisfério norte. Isso cobrirá o hóspede se ele for infectado antes da partida e não puder viajar, durante o cruzeiro com despesas médicas, e após o cruzeiro, se o hóspede ficar doente. Além disso, os hóspedes também devem escolher sua cobertura habitual de seguro de viagem e de saúde.

Os hóspedes a bordo dos dois navios terão o aplicativo MSC for Me que suportará e facilitará as novas medidas de saúde e segurança. O aplicativo pode ser usado para reservar serviços antes e durante o cruzeiro, além de gerenciar suas atividades diárias a bordo e como uma fonte de informações.

Adicionalmente, a bordo do MSC Grandiosa, todos os hóspedes e tripulantes receberão uma pulseira MSC for Me, que facilita as transações sem contato por todo o navio, além de fornecer rastreamento de contato e proximidade.

Um novo Centro de Informações, acessível por telefone, permitirá que os hóspedes liguem para o Atendimento ao Cliente para obter informações, em vez de precisar ir pessoalmente ao balcão.

As atividades e o entretenimento a bordo foram redesenhados para permitir grupos menores e os hóspedes devem fazer a reserva antecipadamente. Um rico programa de atividades estará disponível durante todo o cruzeiro, incluindo eventos temáticos, jogos divertidos, shows de talentos, fitness, dança e muito mais.

Atividades premiadas para crianças e game shows ao vivo para as famílias estarão disponíveis todos os dias. Novos espaços a bordo serão reservados para as crianças e adolescentes, pois as áreas dedicadas operarão com capacidade reduzida. Os pais em excursão ainda poderão deixar as crianças com a equipe dedicada, fazendo a reserva com um dia de antecedência. O almoço e o jantar com a equipe ainda ocorrerão, bem como as atividades infantis mais populares, como MasterChef At Sea Juniors, MSC Dance Crew, game show para famílias da websérie Cabin 12006 e a experiência LEGO.

A MSC Cruzeiros continuará a oferecer uma ampla variedade de entretenimento ao vivo por todo o navio. Como a capacidade do teatro será reduzida para garantir o distanciamento social responsável, a programação do entretenimento será adaptada para que todos os nossos hóspedes ainda possam desfrutar de uma grande variedade de shows premiados.

Restaurantes, bares e lounges permitirão o distanciamento social e todas as refeições e bebidas serão servidas aos hóspedes em suas mesas. O restaurante buffet oferecerá um novo conceito de serviço e um novo fluxo de hóspedes para garantir o distanciamento social. Em vez de self-service, os hóspedes selecionarão o que desejam e a comida será servida no prato e entregue a eles para ser levada para a mesa, e garantir que o mais alto nível de medidas de saúde e higiene sejam seguidas. Para uma experiência sem contato, os hóspedes poderão acessar os menus dos restaurantes e bares em seus dispositivos móveis pessoais, digitalizando um QR code.

Tópicos relacionados