Filip Calixto   |   25/05/2021 14:07
Atualizada em 25/05/2021 14:09

Pier Mauá participa de debate sobe a volta do Turismo marítimo

Pier Mauá participou de audiência pública promovida pela Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados

O terminal de cruzeiros internacional do Rio de Janeiro, Pier Mauá, participou na última sexta-feira (21), de uma audiência pública on-line promovida pela Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados em atenção ao requerimento nº 32/21 de autoria do deputado Herculano Passos (MDB-SP). O tema principal foi sobre os cruzeiros marítimos: cenário atual e perspectivas para o Brasil.

A comissão ouviu o ministério do Turismo, Embratur, pessoas que estão trabalhando para o turismo nacional, além de Marco Ferraz, presidente Clia Brasil, representando todo o trade dos cruzeiros marítimos, e Américo Relvas, diretor do Pier Mauá.

Divulgação/Hayla Leite
O Pier Mauá, no Rio de Janeiro, é um dos principais portos para paradas de cruzeiros do Brasil
O Pier Mauá, no Rio de Janeiro, é um dos principais portos para paradas de cruzeiros do Brasil
Relvas, inclusive, participou demonstrando preocupação com o que pode acontecer com os terminais marítimos enquanto não há navegação no Brasil. “O terminal de cruzeiros tem uma vida útil curta, ou seja, infelizmente se perdermos o início da temporada, ficaremos mais um ano com receita zero, com consequências imprevisíveis para a empresa e seus colaboradores. Diferente de outros portos estrangeiros, que têm a alta, a média e a baixa temporada, no Brasil, por enquanto, só temos a alta temporada. Desta forma, se não tivermos êxito, se os terminais de cruzeiros aqui no Brasil não tiverem a temporada 21/22, estamos falando em mais um ano sem receita”, apontou.

“Outros segmentos do Turismo podem ir crescendo aos pouquinhos, já os terminais de cruzeiros ou a gente viabiliza a temporada com os vários aspectos que estão sendo estudados e trabalhados até agosto, setembro, talvez, ou nós vamos perder mais uma temporada”, completou Relvas.

DESAFIOS DA COMISSÃO
Responsável pela audiência pública, a comissão de turismo garantiu que trabalhará mais próxima a Clia e com os terminais para que a Anvisa perceba que os protocolos que estão sendo feitos nos navios e que serão estendidos aos terminais são sérios e confiáveis.

“Os principais terminais dos portos do Brasil estão preparados para atender com folga essa demanda crescente que a Clia supõe trazer para o Brasil, com mais investimentos possíveis que os acionistas têm condição de fazer e sempre com a parceria operacional com os principais atores dos portos: polícia, receita federal, companhia Docas, e o dono dos navios, que é o Marco Ferraz aqui no Brasil”, ressalta Relvas.

NÚMEROS DO SETOR E EFEITO DA PANDEMIA
A receita anual dos navios de cruzeiros é de cerca de R$ 2,2 bilhões de arrecadação de impostos diretos e indiretos. Segundo o diretor do Pier Mauá, pelo menos 50% desses valores ficam nos portos de embarque, os portos onde realmente o navio atraca. Isso significa que perto de R$ 1 bilhão ficam nos três portos mais importantes do país, Rio, Santos e Salvador.

Relvas acredita que provavelmente os números apresentados pela Clia referente ao crescimento pós-pandemia vão ser antecipados e que existe uma enorme massa de pessoas querendo viajar.

A pandemia fez com que a temporada de 2020/2021 de cruzeiros marítimos fosse cancelada, nove navios deixaram de ser enviados ao Brasil e R$ 2 bilhões e meio de serem movimentados. O país teve um prejuízo muito grande com a pandemia em especial no setor do turismo marítimo. Empresas estão elaborando protocolos e negociam com a Anvisa para realizar viagens no próximo verão. A previsão é de que a partir de novembro sete embarcações venham para o Brasil.

Toda a audiência foi gravada e está disponibilizada no canal da Câmara dos Deputados pelo link https://www.youtube.com/watch?v=1y3KD_r9EsA .

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