Estela Farina voltou aos mares no Norwegian Jade e conta a experiência

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Primeira das 17 embarcações da Norwegian Cruise Line a voltar a navegar depois da pausa causada pela pandemia, o Norwegian Jade recebeu colaboradores da NCL para uma viagem especial, detalhando a retomada dos cruzeiros da marca. O evento aconteceu na semana passada e percorreu parte dos destinos que fazem parte dos roteiros deste navio, todos na Grécia.

A diretora geral da NCL no Brasil, Estela Farina, participou da viagem e compartilhou com a reportagem do Portal PANROTAS como foi a experiência de voltar aos mares.

Arquivo pessoal/Estela Farina
Estela Farina, diretora da NCL
Estela Farina, diretora da NCL
DOCUMENTAÇÃO E EXAMES

Já para embarcar, Estela conta que foi necessário utilizar seu passaporte espanhol, já que Grécia e Espanha, que foram os destinos da viagem, não aceitam turistas brasileiros neste momento. A executiva teve que levar consigo também os comprovantes de vacinação e, como é recomendado pelo protocolo da NCL, fez um exame antígeno para coronavírus antes de entrar no navio.

Documentação idêntica comprovando o que o passageiro já completou o esquema vacinal terá que ser igualmente apresentada por passageiros em todos os navios da empresa nessa retomada. Os testes também serão feitos com viajantes convencionais tanto no início como no final da viagem.

Esses exames são providenciados pela própria NCL, que tem um protocolo completo anti-covid dentro das embarcações.

SEGURANÇA
Já com os cuidados notados na entrada, Estela conta que dentro dos navios os protocolos serão seguidos exatamente como foram concebidos, quando a pandemia ainda tinha números mais expressivos pelo mundo que os atuais.

Os navios terão a bordo no máximo 60% da capacidade total, para preservar o distanciamento social nos ambientes, a utilização de máscaras segue obrigatória em ambientes fechados, as instalações médicas foram ampliadas e a tripulação é orientada a manter os viajantes informados sobre os protocolos. “Mas não é uma abordagem ostensiva e sim de cuidado”, pondera a dirigente.

Em ambientes internos, como teatro e restaurante, por exemplo, também há mudanças. Para assistir às apresentações no teatro existem poltronas reservadas para guardar distanciamento. E no restaurante o bufê tradicional deu lugar a porções já servidas e higienizadas, que podem ser escolhidas pelos clientes.

PROCESSO DE EMBARQUE

Ainda falando sobre o acesso aos navios, a dirigente lembra que a rede tem trabalhado para tornar todo o processo de embarque mais ágil. A rede convida os passageiros a fazer o processo de check-in totalmente on-line e também nesse momento cadastrar o meio de pagamento que vai utilizar para consumos a bordo.

Dessa maneira, o contato com colaboradores será somente para a realização dos exames e conferência da reserva e de documentos.

Arquivo pessoal/Estela Farina
Estela Farina ao lado do presidente e CEO da NCL, Harry Sommer
Estela Farina ao lado do presidente e CEO da NCL, Harry Sommer
EXCURSÕES

Os cruzeiros do Norwegian Jade terão sete dias de duração e uma série de paradas para excursões em destinos gregos. Essas excursões, segundo antecipa Estela, podem ser feitas de maneira individual e não somente em grupos.

“Por estarmos falando de viajantes totalmente vacinados e testados há possibilidade de desembarcar e conhecer o destino fora das excursões sem problema”, afirma.

IMPRESSÕES
Há mais de um ano longe dos cruzeiros, Estela também avaliou a experiência como uma viajante e ressaltou que, do ponto de vista pessoal, foi uma ótima oportunidade de voltar a navegar e ver o mundo. “Foi animador. Já compartilhei com a equipe, clientes e dá a certeza de que as coisas estão voltando”, pontua.

Ela também ressalta que, como representante da NCL, foi importante presenciar concretamente a volta das operações. “Foi ótimo saber que vamos oferecer uma experiência legal, completa e segura. O hóspede vai estar bem e feliz”.
Divulgação NCL
Norwegian Jade
Norwegian Jade

PARA VENDER CRUZEIROS NCL
Aos agentes de viagens que vendem cruzeiros NCL, Estela recomenda que se manter atualizado é o fundamental para este momento. “A minha recomendação é oferecer e manter atualizado um check list de destinos com as permissões e restrições. Isso é fundamental para aconselhar e atender com cuidado o cliente”.

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