Filip Calixto   |   07/01/2022 19:00

Costa Fascinosa desembarca 774 passageiros no Píer Mauá

Decisão foi tomada para a elaboração de potenciais novos ajustes dos protocolos

Hoje (7) desembarcaram no Pier Mauá 774 passageiros do navio Costa Fascinosa, no qual foram reportados dois casos de covid-19 entre os tripulantes e cinco entre os passageiros. Os números foram divulgados pela Anvisa, que acrescentou ainda que todos eles deverão cumprir quarentena de dez dias na cidade.

Divulgação
O Costa Fascinosa atracou no Píer Mauá hoje (7) e desembarcou mais de 700 passageiros
O Costa Fascinosa atracou no Píer Mauá hoje (7) e desembarcou mais de 700 passageiros
Em virtude de casos como da embarcação que ancorou hoje, a Clia Brasil já havia anunciado a suspensão voluntária imediata das operações nos portos do Brasil até 21 de janeiro. A decisão foi tomada para a elaboração de potenciais novos ajustes na interpretação e aplicação dos protocolos operacionais previamente aprovados no final de outubro, já que os mesmos foram desenhados antes da nova variante ômicron.

A decisão foi apoiada por uma série de associações ligadas ao setor e também pelo poder público, mas já dá alguns sinais de prejuízos, conforme informou hoje a direção do Píer Mauá, no Rio de Janeiro, que deixará de receber aproximadamente 25 mil turistas. Ainda assim, o diretor de Operações do porto carioca, Américo Relvas, acredita que a decisão foi bem tomada pelas armadoras e também pelas autoridades competentes. Ele, contudo, sugere que o tratamento ao setor de cruzeiros tenha isonomia com outras áreas correlatas, tais como aviação, hotéis, resorts, restaurantes etc.

“Afinal, o que é um cruzeiro marítimo, além de um meio de transporte, com atividades abertas e fechadas, com um leque de atrações, os quais estão inseridos no dia a dia dos brasileiros em seus municípios?”, indaga Relvas. “A disseminação da nova variante, infelizmente, já é realidade em todo País. Entretanto, acredito que na atividade de cruzeiros, até mesmo pela capacidade de testagem e demais controles, antes e durante a viagem, os riscos são controlados e mitigados”, complementa.

RELATO DE PASSAGEIROS
Alguns passageiros que estavam no navio da Costa relatam, corroborando com o que informa o o diretor do Píer Mauá, que se sentiram muito seguros dentro do navio. É o caso de Gilmar dos Santos Araújo, de Natal-RN.

“A empresa do cruzeiro cumpre os protocolos rigorosamente, testam todos os dias. Eu me senti muito seguro. Agora o problema de ter casos de covid-19 no navio é porque eles testam. Em lugar de aglomeração nenhum se testa, por isso não aparece. Eu me senti muito seguro mesmo nesse cruzeiro”, conta.

O viajante faz parte de uma fração de cruzeiristas que aprova os protocolos já existentes. Essas regras estão listadas abaixo:

- Vacinação completa obrigatória para hóspedes e tripulantes (elegíveis dentro do Plano Nacional de Imunização);

- Testagem pré-embarque (PCR até três dias antes ou antígeno até um dia antes da viagem);

- Testagem frequente de, no mínimo, 10% das pessoas embarcadas e tripulantes;

- Capacidade reduzida a bordo para facilitar o distanciamento social de 1,5 metro entre os grupos e permitir a distribuição de cabines reservadas para isolar casos potenciais;

- Uso obrigatório de máscaras;

- Preenchimento de formulário de saúde pessoal (DSV – Declaração de Saúde do Viajante);

- Ar fresco sem recirculação, desinfecção e higienização constantes;

- Plano de contingência com corpo médico especialmente treinado e estrutura com recursos para atendimento dos hóspedes e tripulantes;

- Medidas de rastreabilidade e comunicação diária com a Anvisa, Municípios e Estados.

Tópicos relacionados