Rodrigo Vieira   |   10/08/2022 09:11   |   Atualizada em 10/08/2022 09:28

Costa Firenze: tudo sobre o navio que fará sua estreia no Brasil

Este será o maior navio da história da Costa Cruzeiros no Brasil; agentes de viagens indicam


Divulgação
Costa Firenze (veja mais fotos no álbum no fim da página)
Costa Firenze (veja mais fotos no álbum no fim da página)

Inauguração em 2020, 2.163 cabines, 969 delas com varanda, 135 mil toneladas, 323,63 metros de comprimento, 37,2 metros de largura e capacidade de 5.260 passageiros, 13 restaurantes e sete bares. Sempre é necessário dar números sobre os navios que vêm ao Brasil para que agentes de viagens e operadores possam vendê-los adequadamente, mas isso é tarefa fácil perto de explicar o quanto uma viagem pode ser completa dentro de uma embarcação como o Costa Firenze.

Isso porque sua oferta é tão vasta que pode proporcionar, na mesma viagem, experiências completamente distintas a passageiros com suas preferências. Balada, descanso, diversão, esporte, gastronomia, cultura, entretenimento, celebrações...

O Costa Firenze fará sua estreia no Brasil a partir de dezembro, com o título de maior da América do Sul da companhia italiana, que atua no continente desde o início da sua história de mais de 70 anos.

PANROTAS / Rodrigo Vieira
Agentes de viagens convidados pela Costa Cruzeiros para o famtur no Costa Firenze levaram seus familiares
Agentes de viagens convidados pela Costa Cruzeiros para o famtur no Costa Firenze levaram seus familiares

"A escolha da Costa Cruzeiros de levar o Costa Firenze ao Brasil é perfeita. É um navio novo, e brasileiro gosta de explorar o que é novidade. É um navio grande, o que dá espaço para muitas atrações. São tantas que é até difícil ver tudo. Shows e atrações acontecem o tempo todo, em cada canto do navio. O brasileiro adora isso", sintetiza o master franqueado da CVC no Distrito Federal, Cláudio Vila Nova.

Ele e mais três profissionais, alguns com seus familiares, conheceram o navio no fim de julho, a convite da Costa Cruzeiros, e gostaram do que viveram. A viagem deles foi no Mediterrâneo, mas a vivência a bordo foi mais do que válida - e essencial para as vendas. Nos cruzeiros no Brasil, cerca de 50% dos passageiros optam por curtir o navio e não descer nos portos durante as paradas, diferentemente da média europeia, onde este índice fica em torno de 25%, estima o diretor de Hotelaria da Costa Cruzeiros Raffaele Cinque (veja entrevista a seguir).

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Cláudio Vila Nova, master franqueado da CVC no Distrito Federal, e Carlos Guimarães, da KS Turismo, de Curitiba, certificados pela Costa Cruzeiros a bordo do Costa Firenze
Cláudio Vila Nova, master franqueado da CVC no Distrito Federal, e Carlos Guimarães, da KS Turismo, de Curitiba, certificados pela Costa Cruzeiros a bordo do Costa Firenze
"Esse famtur me ajudou muito, pois fazia tempo que eu, particularmente, não embarcava em um cruzeiro com a Costa. Me atualizei bastante. Captei muita informação sobre a companhia, tipo de atendimento, estilo do navio. Sem dúvida nenhuma me ajudou a compreender o funcionamento e a filosofia da empresa", completou Vila Nova.

Divulgação/Costa Cruzeiros
Costa Firenze preza por espaços a céu aberto
Costa Firenze preza por espaços a céu aberto
Se ele, que é integrante da maior rede de franquias de Turismo do Brasil, acredita que a capacitação in loco vai ajudá-lo, outros dois agentes de viagens, estes pertencentes a estruturas mais enxutas, familiares, já conjugam o verbo no presente.

A Ponta Verde, de Piracicaba (SP), é uma das maiores vendedoras de Costa Cruzeiros no País e foi representada no famtur por Paula Maluf, sempre com seu celular na mão registrando todos os momentos do navio. O resultado foi imediato. Stories, Reels, Feed... das redes sociais para a agência: 40 cabines de Costa Firenze foram vendidas nos seis dias de viagem, relata Paula, que além de comercializar os produtos da Costa, viaja com a empresa desde criança.

"O que mais me chamou atenção no Costa Firenze foi o Lounge Bar Della Moda, o Music Lounge, o Rope Garden, com suas atividades de arvorismo (exclusivo do Costa Firenze), tobogã, teen zone, minigolfe e o lindíssimo restaurante Dei Medici", avaliou Paula, que estima já ter vendido quase 250 passageiros para o cruzeiro de Natal a bordo do Costa Firenze.

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Paula Maluf, da Ponta Verde, de Piracicaba (SP), e Marise Peron, da Bisetur, de Curitiba, capacitadas a bordo
Paula Maluf, da Ponta Verde, de Piracicaba (SP), e Marise Peron, da Bisetur, de Curitiba, capacitadas a bordo

Famílias e casais são o público ideal do navio, na visão dos agentes. "Nas minhas redes sociais, o navio despertou o interesse do público de 30 a 60 anos que pretende viajar com a família. Não acredito que seja um navio tão recomendado para grupos de jovens", afirmou Carlos Guimarães, da KS Turismo, de Curitiba. "Meus clientes se interessaram sobretudo nas fotos e vídeos de comida. O restaurante Teppanyaki, por exemplo, me surpreendeu positivamente, e acho que assim será com meus clientes."

Serviço foi outro ponto positivo mencionado pelos agentes. Por todos os cantos da embarcação há um funcionário Costa para saudar e disposto a ajudar os cruzeiristas. Os profissionais convidados para o famtur acreditam que seus clientes gostarão de se sentir da mesma maneira que foram tratados no Mediterrâneo, onde os sorrisos foram inevitáveis e o "obrigado" com sotaque carregado foi constante quando eram identificados como brasileiros. O Costa Firenze fará cruzeiros de seis e sete noites pela Bahia e Rio de Janeiro, com embarques no Rio de Janeiro, Santos (SP) e Salvador, entre dezembro de 2022 e abril de 2023. Duas das saídas mais especiais são a de Natal e Réveillon a bordo.

O Costa Firenze realiza seu cruzeiro de Réveillon de sete noites, com embarques de hóspedes nas cidades do Rio de Janeiro, de Santos e de Salvador nos dias 25, 26 e 29 de dezembro de 2022, respectivamente. O cruzeiro de Réveillon do Costa Firenze estará atracado na praia de Copacabana no dia 31 de dezembro para o tradicional e famoso espetáculo da queima de fogos de Ano Novo.

Haverá ainda minicruzeiros em março e abril de 2023, saindo de Santos e visitando o Rio de Janeiro, uma oportunidade interessante a quem não tem muito tempo e ainda pode aproveitar o navio inspirado em Florença.

Sim, o Costa Firenze é dedicado a uma das mais belas regiões da Itália, Florença, a maior cidade da Toscana, um destino onde a vida ao ar livre é celebrada. Não à toa, este é um dos navios da frota da Costa Cruzeiros com a maior oferta de espaços e atrativos externos para seus hóspedes, para relaxarem e se divertirem em bares, lounges, festas e brincadeiras. Todos os restaurantes têm ao menos uma parte da esplanada aberta para o mar.

Na parte interna, a Toscana, berço da arte e da cultura do Renascimento, está presente na decoração, no estilo e na gastronomia, como no espaço exclusivo Frescobaldi Wine Experience, onde é possível degustar alguns dos melhores vinhos da Itália, harmonizados com a iguaria perfeita para cada uma das bebidas. A atividade é reservada para pequenos grupos, para que o sommelier não deixe nenhum participante na mão. A reserva tem de ser feita antecipadamente.

RESTAURANTES

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Um dos pratos assinados por Bruno Barbieri a bordo do Costa Firenze
Um dos pratos assinados por Bruno Barbieri a bordo do Costa Firenze
Palazzo Vecchio, Dei Medici e o bufê Versillia Deck oferecem as refeições incluídas na compra da cabine, que são interessantes, variadas (todas as noites há um Prato de Destino diferente), fartas e entregues por um bom serviço, mas vale a pena sugerir ao cruzeirista que invista em pelo menos um restaurante de alta gastronomia a bordo, estes pagos separadamente. No quinto deck do navio se concentra a maioria deles. Veja os destaques:

Restaurante Casanova: pratos mediterrâneos criados exclusivamente para a Costa pelos chefs internacionais (e celebridades) Bruno Barbieri, Hèlène Darroze e Ángel Leòn, que, juntos, somam 16 estrelas Michelin;

Fiorentina Steak House: degustação de carnes italianas;

Lanai BBQ: mais uma opção para saborear um autêntico churrasco;

Burger Bar: serve hambúrgueres e fogaças, ideal para quando bate aquela fome no meio da tarde;

Teppanyaki: comida asiática com direito a show dos chefs, que fazem malabarismo com os ingredientes, cantam e divertem os clientes;

Sushino, Hot Pot e Dim Sum: outras três boas opções para os amantes da culinária asiática;

Pizzeria Pummid'Oro: tradicionais pizzas italianas produzidas todos os dias a bordo;

Gelateria Amarillo: aberta praticamente o dia todo servindo sorvetes artesanais típicos, também produzidos a bordo;

Palazzo Vecchio e Dei Medici: dois dos maiores restaurantes do navio, com espaços requintados e oferta variada.

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Comida e entretenimento no Tepanyaki
Comida e entretenimento no Tepanyaki


BARES
Os bares reforçam a proposta de vida ao ar livre. Aperol Spritz Bar deve cair no gosto do brasileiro, já que o drinque italiano nunca fez tanto sucesso no País; o elegante Lounge Bar della Moda tem um espaço aconchegante de sofás e cadeiras e é perfeito para assistir ao pôr do sol com boas companhias; e o Versilia Sunshine Deck é para quem quer relaxar na piscina.

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Bar Aperol Spritz
Bar Aperol Spritz
Aliás, quem busca recarregar as energias em alto nível não pode deixar de conhecer o spa privado Solemio, com sauna, jacuzzi e salas de tratamentos para massagens, todas com vista para o mar. No menu, massagens de quartzo, de alecrim e tomilho e a esfoliação limoncello se destacam.

JOGOS, DIVERSÃO E ENTRETENIMENTO
Opções para se divertir a bordo não faltam no Costa Firenze. Para os adultos, um cassino com bar, caça-níqueis e mesas de jogo, que funcionam na temporada brasileira, exceto quando o navio está atracado. Bares, festas todos os dias, espetáculos musicais, shows de comédia, The Voice of the Seas e várias outras atividades.
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Noites agitadas para quem gosta de agito no Costa Firenze
Noites agitadas para quem gosta de agito no Costa Firenze

Duas áreas do navio são inteiramente dedicadas aos adolescentes: uma coberta, com área de Playstation, e outra externa com tênis de mesa, Twister e bilhar. Eles ainda têm acesso ao Aqua Park com escorregadores e jogos aquáticos e a um Adventure Park onde a diversão se suspende entre o mar e as pontes tibetanas.

Já o Squok Club é para os mais novos: aqui as crianças podem se divertir com as luzes e sons dos jogos digitais NEOS, e brincar ao ar livre, sob a supervisão dos monitores. Para os amantes do esporte, há um campo de futebol, onde podem se desafiar em jogos emocionantes com a família ou com os amigos.

Diariamente, o informativo Oggi a Bordo é distribuído nas cabines apontando toda a programação, com cada detalhe. De yoga a festas, de seminários a visitas guiadas, de escolas de danças a personal trainer a bordo, de bingo a disco night, além de detalhes sobre as excursões. Basta se informar e se divertir.

RESORT FLUTUANTES

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Raffaele Cinque, diretor de Hotelaria na Costa Cruzeiros
Raffaele Cinque, diretor de Hotelaria na Costa Cruzeiros

Raffaele Cinque é diretor de Hotelaria da Costa Cruzeiros, onde trabalha há seis anos (são 18 no setor de cruzeiros). A cada cruzeiro, o executivo tem cerca de 850 membros da tripulação a ele respondendo. Seu trabalho é cuidar de toda organização, restauração, eventos, Alimentos & Bebidas, entrada e saída dos portos, todas as práticas de imigração, tudo o que é relacionado aos passageiros a bordo, para que toda a experiência saia da melhor maneira possível. "É um trabalho apaixonante", diz ele à Revista PANROTAS, a quem concedeu entrevista no Mediterrâneo, antes de vir ao Brasil para a temporada.

REVISTA PANROTAS - O que o Brasil tem de diferente de outros locais em termos de operação nos cruzeiros?
RAFFAELE CINQUE - O brasileiro entra a bordo para curtir o navio, sem se importar muito com o itinerário. O europeu tem um perfil mais de quem busca relaxar, enquanto o brasileiro costuma procurar diversão. No Brasil, é importante fazer os clientes sentirem a atmosfera do navio, o mar, o serviço, a hospitalidade. Essa é a razão pela qual buscamos melhorar todos os anos e melhoramos. Somos uma empresa de 70 anos no setor, muito mais do que outras empresas. Tentamos sempre fazer o impossível virar possível. O mercado brasileiro é muito bom. Muito importante para nós.

PANROTAS - Quer dizer que quando os navios param nos destinos brasileiros, menos hóspedes descem em comparação com outros países?
CINQUE - Sim. Aproximadamente metade dos passageiros desce para curtir as cidades brasileiras, enquanto na Europa este índice gira em torno de 70%, 80% a depender da cidade. No Brasil, a maioria dos cruzeiristas já conhece os destinos de parada.

PANROTAS - O que isso muda na operação?
CINQUE - É desafiador, de certa maneira, pois fazemos o máximo possível para que as pessoas que ficam a bordo curtam o navio com liberdade de escolha. É formidável ver a relação familiar que se cria entre tripulação e passageiros passados poucos dias de cruzeiro. Ficam lembranças fantásticas.

PANROTAS - Considerando que excursões são uma das principais fontes de receita de uma companhia de cruzeiro e que o brasileiro desce menos nos destinos, como preencher o vazio dessa receita?
CINQUE - Com Alimentação e Bebida, que também é uma fonte crucial de receita para uma companhia de cruzeiro, tanto quanto as excursões. No Brasil, o consumo de bebidas é alto e essa receita é importante para nós.

PANROTAS - Então a adesão aos pacotes de bebida nos cruzeiros do Brasil é maior do que a média?
CINQUE - Muito maior. Além do clima convidativo para um brinde, isso é algo cultural, pois o sulamericano gosta de tomar uma cerveja, um destilado, enquanto está batendo um papo. O europeu já busca mais um café, um chá. O brasileiro é mais disposto a fazer amizades a bordo, conhecer gente nova, enquanto o europeu tende a ser mais fechado. Nós adoramos o brasileiro, os tripulantes adoram atuar o Brasil, e não estou falando isso apenas para agradá-los.

PANROTAS - Para a Costa é interessante que os hóspedes já embarquem com os pacotes de bebidas adquiridos?
CINQUE - Para nós é importante, assim abastacemos o navio e ficamos prontos para oferecer o melhor ao hóspede. Quem compra a bordo pode perder tempo para adquirir e ainda ser apresentado ao programa.

PANROTAS - Se o brasileiro gosta tanto assim de fazer cruzeiro e vive em um país com baixa dependência de sazonalidade (clima agradável o ano todo), o que falta para o Brasil ter um cruzeiro regular da Costa Cruzeiros durante todos os meses?
CINQUE - É mais uma questão administrativa e política. Tem várias companhias, entre as quais a Costa, que há tempos pensam em deixar um ou dois navios durante o ano todo, mas infelizmente a infraestrutura e as altas taxas portuárias nos impedem. A vontade era justamente essa, diversificar itinerários. Encontrar o sol em alto mar no Brasil é muito fácil. Tem temperaturas muito boas o ano inteiro. Lamentavelmente, os custos deixam a operação inviável. Precisávamos de uma união das companhias de navegação com a Clia e isso certamente seria muito positivo, pois interesse existe.

PANROTAS - As temporadas já estão mais longas.
CINQUE - Exatamente. Antes acabavam logo depois do carnaval, agora se estendem até abril, tem até cruzeiros de Páscoa. Mercado tem, as pessoas gostam. É uma questão de ajustes.

PANROTAS - O Brasil é desafiador em relação a abastecimento de produtos nos navios?
CINQUE - Não temos qualquer problema com os produtos locais, temos bons contratos com bons fornecedores. E claro que temos muitos produtos que levamos da Europa. Nossa intenção é dar o gosto da Itália a bordo sempre que pudermos.

PANROTAS - Qual a importância dos agentes de viagens para vender os produtos Costa Cruzeiros?
CINQUE - O agente de viagens tem de se atualizar sempre que puder. Os produtos Costa Cruzeiros são renovados com frequência e a venda via agente de viagens é fundamental para nós. Além disso, há promoções, ofertas e oportunidades a todo tempo. A dica é manter o contato direto com o escritório da Costa Cruzeiros no Brasil e seus executivos de vendas. Portar a informação correta é especialmente importante. O brasileiro gosta de comprar com o agente de viagens, pois ele prefere a experiência olho no olho para adquirir seus produtos.

LEIA 11 DICAS DO COSTA FIRENZE NA REVISTA PANROTAS

Esta matéria é parte integrante da Revista PANROTAS 1.532, que você pode ler a seguir, completa, incluindo as 11 dicas rápidas para agentes de viagens venderem Costa Firenze.



A PANROTAS viajou a convite da Costa Cruzeiros, com seguro viagem Affinity, incluindo proteção contra covid-19.

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