Victor Fernandes   |   17/02/2023 16:40
Atualizada em 17/02/2023 16:45

Grupo Costa explora cruzeiros sustentáveis com metanol

Parceria visa acelerar a transição energética e a descarbonização do frota existente

Wikicommons
Grupo Costa e Proman unem forças para descarbonização da indústria de cruzeiros
Grupo Costa e Proman unem forças para descarbonização da indústria de cruzeiros
Grupo Costa, parte da Carnival Corporation e empresa mãe da Costa Cruzeiros e AIDA Cruzeiros, e o produtor de metanol Proman assinaram um Memorando de Entendimento (MOU) para impulsionar ainda mais a implementação do metanol como combustível marítimo para a indústria de cruzeiros. A parceria visa acelerar a transição energética e a descarbonização do frota existente, aumentando o fornecimento de metanol sustentável, abrindo caminho para a modernização de embarcações existentes para operar com combustível limpo, bem como investimento em novas construções movidas a metanol.

“Estamos reduzindo a pegada de carbono de nossa frota no porto e no mar, investindo em tecnologias ambientais avançadas e fazendo parcerias com empresas como a Proman, que compartilham uma paixão pela transição energética sustentável. Ao permitir que navios de cruzeiro usem metanol como combustível de propulsão, a Costa segue a ambição de dar o próximo grande passo em direção a operações neutras em GEE de nossa frota até 2050”, disse o vice-presidente de Descarbonização do grupo, Christoph Schladoer.

O metanol é um combustível de queima mais limpa que praticamente elimina poluentes transportados pelo ar, como material particulado e óxidos de enxofre e está amplamente disponível e cada vez mais produzido por vias de baixo carbono, biogênicas ou baseadas em hidrogênio. Quando usado em células de combustível, o metanol tem o potencial para permitir emissões zero no ciclo de vida em um futuro próximo.

O metanol está emergindo como um dos principais combustíveis alternativos para atender às metas de redução de GEE devido às suas propriedades fáceis de manusear, tornando-o atraente tanto para novas construções quanto para a reforma de navios existentes. Como uma das commodities químicas mais amplamente comercializadas, a infraestrutura para abastecimento de navios pode ser adaptada da infraestrutura existente. Todas as formas de metanol, sejam baseadas em gás natural, de baixo carbono ou renováveis, podem ser misturadas independentemente dos caminhos de produção.

“A tecnologia para adaptar uma embarcação para aceitar metanol como combustível está disponível hoje. Nossos produtos de metanol podem facilitar a transição para combustíveis de baixa intensidade de carbono. As embarcações movidas a metanol têm um histórico comprovado de redução e eliminação das principais emissões de gases de efeito estufa, proporcionando melhorias imediatas na qualidade do ar nos principais portos e rotas marítimas. Estamos entusiasmados em trazer nossa experiência ao longo de toda a cadeia de valor do metanol para ajudar a concretizar as ambiçõesdo Grupo Costa”, disse o diretor administrativo de Desenvolvimento Corporativo da Proman, Tim Cornelius.

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