Rodrigo Vieira   |   13/02/2023 16:23
Atualizada em 13/02/2023 16:29

R11 Travel venderá outras marcas além da Royal Caribbean no Brasil

Na prática isso significa que a operadora poderá vender viagens de Costa, MSC e outras armadoras


PANROTAS / Emerson Souza
Ricardo Amaral, CEO da R11 Travel
Ricardo Amaral, CEO da R11 Travel

A R11 Travel, distribuidora exclusiva das empresas da Royal Caribbean International no Brasil e na América Latina há sete anos, poderá vender cruzeiros de outras companhias, desde que essas viagens sejam de cabotagem dentro do País ou da América do Sul. Outras marcas devem estar disponíveis no sistema da companhia a partir de agosto.

O CEO da R11 Travel, Ricardo Amaral, ainda não pode dar muitos detalhes sobre que empresas serão essas, mas afirma que a novidade deve dobrar o tamanho de sua operadora.

"No processo de renovação de contrato com a Royal, argumentei que temos um mercado significativo no Brasil na América do Sul, e a R11 Travel, como especialista, poderia muito bem distribuir esses produtos sem concorrer com a Royal Caribbean, que não navega de cabotagem por aqui", afirma Amaral, em entrevista exclusiva ao Portal PANROTAS.

"Muitos agentes de viagens nos procuram e pedem essa ampliação, pedem grupos, pedem viagens de incentivo, até porque temos um posicionamento importante aqui em termos de vendas internacionais. Mais de 50% das vendas de cruzeiros internacionais no Brasil são da R11 Travel. Podemos usar nossa estrutura, nossa equipe, nosso sistema de reservas, para vender outros produtos", completa.

Na prática, isso significa que a R11 Travel poderá vender viagens domésticas e sul-americanas de Costa Cruzeiros, MSC Cruzeiros, entre outros produtos, como viagens temáticas. Amaral não confirma que são necessariamente essas empresas, mas afirma que tem bom relacionamento com todas elas.

"Respeito muito a Costa, já trabalhei por sete anos lá e depois vendi Royal Caribbean nos mares brasileiros antes de a companhia optar por parar de navegar aqui. Vejo essa notícia como algo positivo para todo o setor de cruzeiros no Brasil, todos saem ganhando. Temos um motor de reservas eficiente, temos expertise no mercado. Cheguei a ouvir de algumas empresas que vender seus produtos via R11 é 'sonho de consumo'", pondera o empresário.

Pesa o fato de a R11 Travel ter crescido durante a pandemia, de acordo com ele. "Fizemos ajustes naturais, mas saímos da pandemia melhor em estrutura de custos, bem preparada", conclui Amaral, acrescentando que mais novidades podem vir dentro de um mês.

Cruzeiros de férias ao Nordeste e à Argentina, minicruzeiros e cruzeiros temáticos no Brasil e na América do Sul provavelmente estarão disponíveis no portfólio da R11 Travel já na próxima alta temporada de verão.

Por fim, Amaral garante que a R11 Travel não perde a exclusividade da distribuição de Royal Caribbean, Celebrity, Azamara e Silversea no Brasil.

Tópicos relacionados