Rodrigo Vieira   |   27/11/2023 15:05
Atualizada em 27/11/2023 15:14

R11 Travel prevê alta de 2 dígitos no "ano da verdade"; entenda

Mais do que aumento da receita, operadora de cruzeiros comemora alta na rentabilidade registrada em 2023

PANROTAS / Filip Calixto
Ricardo Amaral, CEO da R11 Travel
Ricardo Amaral, CEO da R11 Travel

Aproxima-se o último mês do "ano da verdade" para a R11 Travel. É assim que o CEO da operadora de cruzeiros, Ricardo Amaral, avalia 2023, ciclo no qual a empresa, distribuidora B2B dos cruzeiros do grupo Royal Caribbean no Brasil, começou a vender outras marcas e se viu diante de uma estrondosa demanda, de retomada real, mesmo com uma equipe mais enxuta ainda como herança da pandemia.

Amaral assegura um crescimento de dois dígitos na receita da R11 Travel na comparação com o período pré-pandemia. Contudo, não apenas o aumento de caixa é comemorado, mas sim a rentabilidade alcançada pela operadora no ano.

"Vejo muitas empresas do Turismo preocupadas apenas com venda, volume, prêmio. Nós estamos preocupados é com rentabilidade. Não basta aumentar faturamento, tem de ter controle orçamentário. Fazer mais com menos. Sem uma gestão aprofundada, nada para em pé. E mesmo considerando todos esses índices, 2023 vai se encerrar como o melhor ano da R11 Travel. Conseguimos melhorar tudo o que precisávamos e deixar um caminho ainda mais otimista para 2024", afirma ele.

Diversificação no portfólio da R11 Travel

Além de Azamara, Celebrity, Royal Caribbean e Silversea, a R11 Travel passou a vender as viagens da Costa Cruzeiros na América do Sul, além de AmaWaterways, HX Hurtigruten neste ano. Essa diversificação de portfólio, segundo Ricardo Amaral, foi fundamental para o crescimento acima de 10%. Segundo o CEO, a R11 negocia com mais quatro empresas, todas em fase contratual. A MSC Cruzeiros não é uma delas, apesar de o executivo admitir que isso possa acontecer em algum momento.

PANROTAS / Emerson Souza
Ricardo Amaral, CEO da R11 Travel
Ricardo Amaral, CEO da R11 Travel

"Na negociação de contrato com o Grupo Royal Caribbean, obtivemos a liberdade de vender essas outras marcas. Esses novos negócios vão nos dar mais independência. A alta temporada da América do Sul tem uma oferta para cerca de 880 mil cruzeiristas, mas os números da Clia mostram que ainda há muitas viagens com leitos vazios", pondera Amaral. "Considerando que aproximadamente 200 milhões de brasileiros são potenciais viajantes, temos um campo enorme para explorar. É por isso que, para estes novos produtos de nosso portfólio, como Costa Cruzeiros, a R11 Travel busca sobretudo agências de viagens que não vendem nada de produtos marítimos", aponta o CEO.

Segundo ele, a R11 Travel já tem uma projeção nacional de empresas que estão aquém do seu potencial na venda de cruzeiros.

BookEasy, sistema de vendas da R11 Travel

A empresa começou a vender a temporada sul-americana da Costa Cruzeiros apenas em agosto, quando as vendas para o período já estavam avançadas. As altas expectativas para 2024 pairam na entrada dos produtos da Costa Cruzeiros no BookEasy, sistema de vendas da R11 Travel. "Isso deve acontecer ainda em dezembro deste ano. Estamos muito confiantes com essa novidade, pois mais de 3,8 mil agências reservam ativamente no BookEasy e porque tecnologia é um dos principais focos de investimento da R11", aponta Amaral.

Uma das ferramentas tecnológicas de maior retorno da R11 Travel é a Sala VR. Por meio deste espaço, localizado no escritório paulistano da operadora, os agentes de viagens podem conhecer a frota do grupo Royal Caribbean de forma interativa e guiada, por meio de realidade aumentada. "Além de capacitarem a si próprios, os agentes pedem para levar seus clientes para lá, tamanha a confiança de que essa experiência se concretiza em vendas", relata Ricardo Amaral. "Investimos muito em tecnologia, mas também na humanização do Turismo, no treinamento dos agentes de viagens", completa.

A R11 Travel tem 80 colaboradores, equipe mais enxuta na comparação com o período pré-pandemia, quando contava com 100 profissionais. "Estamos buscando ampliar a equipe em Operações, Vendas e Marketing, mas não temos pressa. A R11 preza pela qualidade, pela formação de sua equipe", aponta o CEO.

Vendas de Royal Caribbean no Brasil

Mas claro que não seriam as adições ao portfólio o único fator para o crescimento de dois dígitos previsto pela R11 Travel. Ricardo Amaral conta que a companhia cresceu em vendas das marcas do Grupo Royal Caribbean, mesmo competindo com um mercado norte-americano vivendo seu ápice.


Divulgação/R11
Projeção de uma das áreas do Icon of the Seas, novo navio a ser lançado pela Royal Caribbean
Projeção de uma das áreas do Icon of the Seas, novo navio a ser lançado pela Royal Caribbean

"A Royal Caribbean bateu recordes de venda de tíquetes, consumo a bordo, tours e outros produtos. Os cruzeiros da marca estão vendo demanda recorde nos Estados Unidos este ano e mesmo assim temos resultados notáveis de brasileiros em busca dos navios. Muito disso é por conta da inovações apresentadas na indústria de cruzeiros pelo grupo", conclui o CEO.

O próximo grande lançamento da R11 Travel será o Icon of the Seas, em janeiro de 2024.

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