MSC projeta crescimento no Brasil e mantém aposta nos minicruzeiros
Executivos da companhia no País também sublinharam a importância de investir na relação com o trade

Durante a viagem inaugural do MSC World America, realizada em meados deste mês de abril, executivos da MSC Cruzeiros no Brasil concederam entrevista ao Portal PANROTAS falando sobre o nosso mercado, analisando os resultados da temporada atual e antecipando estratégias para o próximo ciclo.
A aposta nos minicruzeiros, por exemplo, será mantida como forma de atrair novos passageiros e otimizar a operação, enquanto o investimento no relacionamento com o trade nacional será intensificado, com foco em capacitação e suporte comercial.
Para a próxima temporada, a empresa manterá a estratégia. Serão oferecidas mais de 40 viagens curtas, de até três noites, os chamados minicruzeiros. O formato, que tem se mostrado eficaz, funciona como porta de entrada para um público que ainda não experimentou esse tipo de férias.
"Esta é considerada uma porta de entrada para viajantes que nunca pisaram em um cruzeiro e assim podem conhecer a oferta e investir em novos nas próximas oportunidades"
Adrian Ursilli, diretor geral da MSC Cruzeiros no Brasil
Com a experiência acumulada na temporada 2024/2025, a companhia conseguiu equilibrar os resultados ao aumentar a frequência de saídas com viagens de menor duração. A redução de um navio na oferta diminuiu a quantidade de leitos disponíveis em aproximadamente 15%, mas, em contrapartida, levou a um aumento no número de minicruzeiros. A estratégia mostrou-se eficaz e assim deve ser repetida.
Além do foco no produto, a MSC também vem intensificando sua atuação junto ao trade. Ignacio Palácios, diretor de Vendas da companhia para a América do Sul, destacou os investimentos feitos na relação com os agentes de viagens. De acordo com ele, a empresa ampliou suas ações de suporte e capacitação em 2025.
"Estamos levando nossos eventos de treinamento e capacitação para 50 cidades, com a meta de alcançar cerca de 1,5 mil profissionais, que são potenciais vendedores de cruzeiros da MSC, sejam domésticos ou internacionais"
Ignacio Palácios, diretor de Vendas da MSC Cruzeiros no Brasil
Ele também destacou a importância da Convenção Internacional de Vendas da MSC, que terá sua próxima edição em maio e já se consolidou como uma oportunidade estratégica de relacionamento e atualização do portfólio da companhia com os parceiros de agências. A expectativa é de que essas ações contribuam para o fortalecimento da rede de vendas e impulsionem as reservas para a próxima temporada, já com vendas abertas.

Resultados da temporada 2024/2025
Os resultados da temporada atual, iniciada em outubro de 2024, foram comemorados com entusiasmo pela companhia. Durante o Top MSC — evento que homenageia os campeões de vendas da marca —, realizado a bordo do MSC Splendida, Ursilli exaltou o desempenho da operação no Brasil e América do Sul.
"Esse é um número grandioso, que além de quantitativo representou um excelente nível de feedback por parte dos hóspedes", afirmou o executivo. "Isso nos deixa muito satisfeitos e felizes, pois reflete não só nossa liderança quantitativa mas também qualitativa, nos consolidando como a marca número um de cruzeiros internacionais"
Adrian Ursilli, diretor geral da MSC Cruzeiros no Brasil
Números da temporada 2024/2025:
- 665,5 mil hóspedes movimentados
- 62 mil brasileiros em cruzeiros internacionais
- Mais de 120 cruzeiros realizados
- Oito portos de embarque: Santos, Rio de Janeiro, Salvador, Maceió, Itajaí, Paranaguá, Buenos Aires e Montevidéu
- Navios em operação: MSC Grandiosa, MSC Seaview, MSC Splendida, MSC Orchestra, MSC Armonia, MSC Poesia e MSC Magnifica
Temporada 2025/2026: mais navios, novos itinerários e promoção especial
A próxima temporada contará com cinco navios: MSC Seaview, MSC Preziosa, MSC Armonia, MSC Lirica e MSC Fantasia. Este último terá embarques na Argentina e passará por destinos no Brasil. As vendas já estão abertas, com a promoção Super Upgrade válida até 30 de abril de 2025.

Com ela, quem reservar uma cabine interna terá upgrade para uma cabine externa com vista para o mar, e quem reservar uma externa com vista para o mar receberá upgrade para uma cabine com varanda.
Além disso, a companhia prepara mais de uma dúzia de viagens fretadas em parceria com a PromoAção e apresenta mudanças importantes em alguns roteiros. É o caso do itinerário que parte de Itajaí, em Santa Catarina, que na próxima temporada deixará de ir à Argentina e seguirá em direção ao Nordeste. Os detalhes finais ainda serão divulgados.
Desafios e potencial de crescimento
Apesar dos avanços, a operação brasileira ainda enfrenta entraves. Adrian Ursilli reconheceu que há desafios importantes a serem superados para que o setor continue se desenvolvendo de forma sustentável.
"Estamos trabalhando junto a associações, autoridades e entidades do setor para melhorar o ambiente e tornar o País mais competitivo. Só assim conseguiremos atrair mais navios e crescer de forma sustentável", declarou.
A cada temporada, a operação da MSC Cruzeiros, segundo conta o executivo, é reavaliada com base em diversos fatores, como previsibilidade de custos, infraestrutura e a concorrência com outros destinos globais. O Brasil enfrenta forte concorrência, seja no Caribe, na Ásia ou na América do Norte, mas ainda assim apresenta grande potencial. A empresa já demonstrou que é capaz de operar com sucesso no País e continua a trabalhar para avançar cada vez mais.