Filip Calixto   |   11/04/2025 12:53
Atualizada em 11/04/2025 13:07

Ocean Cay inaugura Centro de Conservação Marinha da MSC Foundation

Nova estrutura está localizada em uma área especialmente preservada da ilha

PANROTAS / Filip Calixto
A iniciativa está toda explicada em um espaço de educação sustentável mantido pela MSC Foundation
A iniciativa está toda explicada em um espaço de educação sustentável mantido pela MSC Foundation

OCEAN CAY (BAHAMAS) - Em uma visita realizada hoje à Ocean Cay, ilha privativa da MSC Cruzeiros nas Bahamas, conhecemos de perto o mais novo espaço dedicado à proteção dos ecossistemas marinhos: o Centro de Conservação Marinha da MSC Foundation.

A novidade marca mais um passo no compromisso da companhia com a sustentabilidade e conservação ambiental, e integrou o roteiro do terceiro dia da viagem inaugural do MSC World America, novo navio da frota da MSC.

A nova estrutura está localizada em uma área especialmente preservada da ilha e abriga a primeira fase de um projeto mais amplo, com foco na restauração de recifes de coral por meio do Programa Super Coral. No local, já é possível observar um viveiro de corais com cinco espécies e 13 genótipos diferentes, cultivados com base em critérios de resistência térmica — resposta concreta às crescentes ameaças das mudanças climáticas sobre os oceanos.

Durante a visita, foi possível conhecer de perto algumas das iniciativas em andamento, que incluem experimentos práticos de conservação, como o cultivo de corais em viveiros de águas abertas, técnicas de transplante de espécies resilientes e o monitoramento da saúde dos recifes locais. Tudo ainda em fase inicial de realização.

Entre os principais pontos destacados pela equipe que cuida do programa até o momento, destacam-se:

  • Identificação de alta resiliência térmica em algumas populações genéticas de corais
  • Desenvolvimento de técnicas para cultivar corais em viveiros de águas abertas
  • Exploração bem-sucedida de métodos para transplantar corais resilientes
  • Sobrevivência de 100% dos corais de viveiro durante a última onda de calor marinha

Já há também um espaço educativo voltado à conscientização dos visitantes.

A criação do Centro reforça o compromisso da MSC com a regeneração do meio ambiente em Ocean Cay — ilha que, antes de ser adquirida pela companhia, era usada para mineração industrial. Hoje, ela se consolida como um modelo de reconversão ambiental e destino turístico sustentável, onde conservação e lazer andam lado a lado.

O álbum a seguir mostra mais da nova estrutura:


A reportagem da PANROTAS viaja a convite da MSC Cruzeiros.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Filip Calixto

Conteúdos por

Filip Calixto

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes. Colaboração para o Portal PANROTAS

Filip Calixto tem 7168 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!