Beatrice Teizen   |   22/05/2025 11:18

"Após temporada grandiosa, vamos por mais", diz Adrian Ursilli, da MSC

Armadora superou 600 mil cruzeiristas na temporada 24/25 em 120 cruzeiros realizados no Brasil


Divulgação
MSC Seaview fará parte da temporada 2025/2026
MSC Seaview fará parte da temporada 2025/2026

Mais de 600 mil cruzeiristas (603.500 precisamente), 62 mil brasileiros em cruzeiros internacionais, mais de 120 cruzeiros realizados e oito portos de embarque: Santos (SP), Rio de Janeiro, Salvador, Maceió, Itajaí (SC), Paranaguá (PR), Buenos Aires e Montevidéu.

Assim foi a temporada 2024/2025 da MSC Cruzeiros, que, segundo o diretor geral da armadora no Brasil, Adrian Ursilli, demonstra um “número grandioso, que além de quantitativo representou um excelente nível de feedback por parte dos hóspedes". Hóspede este, inclusive, que vem mudando nos últimos dez anos. A companhia registrou um aumento de 60% no número de passageiros entre 20 e 29 anos nos cruzeiros pela América do Sul. Para a empresa, isso mostra que os cruzeiros têm ganhado cada vez mais espaço entre o público jovem adulto, que tem reconhecido o valor agregado que esse tipo de viagem proporciona: hospedagem, experiências gastronômicas, entretenimento, lazer, opções de bem-estar e relaxamento e a possibilidade de conhecer vários destinos em uma única viagem.

“Neste sentido, os agentes de viagens têm um papel essencial nesse processo. Cabe a eles identificar o perfil do cliente e indicar o navio, roteiro e a experiência que melhor combine com seus interesses. Além disso, os produtos internacionais da MSC ampliam ainda mais esse leque de possibilidades”

Adrian Ursilli, diretor geral da MSC Cruzeiros no Brasil

Tecnologia como aliada

Plataformas de tecnologia, como a Krooze, por exemplo, ajudam a ampliar a capilaridade da venda de cruzeiros no Brasil, trazendo mais viajantes para este produto e facilitando o acesso dos agentes de viagens ao que é vendido na prateleira.

“Nós também temos a nossa ferramenta de vendas e informações, exclusiva para agentes de viagens, a MSC Book, desenvolvida para apoiar o agente com reservas, gestão de vendas e conteúdo detalhado sobre nossos navios, roteiros e serviços. Este sistema faz parte do nosso compromisso em oferecer suporte direto aos profissionais de Turismo”, conta o executivo.

PANROTAS / Filip Calixto
Adrian Ursilli, diretor geral da MSC Cruzeiros no Brasil
Adrian Ursilli, diretor geral da MSC Cruzeiros no Brasil

Mas, apesar da tecnologia, que é uma grande aliada e impulsionadora das vendas, o setor de cruzeiros no Brasil sofre com problemas de infraestrutura. Mesmo com números recordes nas últimas temporadas e do grande interesse do público brasileiro em realizar férias em alto-mar, o País ainda perde competitividade em âmbito global. “Por isso, temos atuado em conjunto com a Clia, outras armadoras e autoridades locais para buscar soluções e criar melhores condições para o contínuo desenvolvimento sustentável do setor no Brasil e na região”, diz.

Grandes expectativas para a próxima temporada

A temporada 2025/2026, que acontece entre outubro de 2025 e abril de 2026, contará com cinco navios. MSC Seaview, MSC Preziosa, MSC Armonia e MSC Lirica oferecerão embarques no Brasil, enquanto o MSC Fantasia visitará destinos pelo País, a partir de embarques na Argentina. “Seremos novamente a única companhia a oferecer itinerários pelo Nordeste”, reforça o diretor.

O MSC Seaview terá cruzeiros de seis a oito noites, com embarques em Santos e visitas alternadas em Búzios (RJ), Ilha Grande (RJ), Salvador e Maceió. Para quem desejar, também será possível embarcar em Salvador e Maceió.

Já o MSC Preziosa oferecerá embarques em Santos para minicruzeiros de três e quatro noites, visitando alternadamente Angra dos Reis (RJ), Búzios e Ilha Grande, além de opções de cruzeiros de seis a oito noites, com visitas alternadas para Ilha Grande, Salvador, Búzios, Balneário Camboriú (SC) e Itajaí, além de destinos internacionais, como Punta del Este e Montevidéu, no Uruguai; e Buenos Aires, na Argentina

“Uma das novidades para essa temporada é Balneário Camboriú como opção de embarque para roteiros pela América do Sul. Os cruzeiros de sete noites, a bordo do MSC Preziosa, terão escalas em Punta del Este, Buenos Aires e Santos”.

O MSC Armonia oferecerá embarques no Rio de Janeiro, para minicruzeiros de três noites com visitas à Ilhabela (SP). O navio também contará com cruzeiros de seis a oito noites, com visitas alternadas a Ilhéus (BA), Salvador, Maceió, Búzios, Angra dos Reis e Ilhabela. Também será possível embarcar em Salvador e Maceió.

O MSC Lirica terá embarques em Santos, com opções de minicruzeiros de três e quatro noites, navegando por Búzios e Ilha Grande. O navio também proporcionará roteiros de sete noites, com visitas alternadas a Ilhabela, Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Búzios, Itajaí e Salvador. Também será possível embarcar no Rio de Janeiro e Itajaí.

Por fim, o MSC Fantasia oferecerá embarques dedicados em Buenos Aires, na Argentina, para cruzeiros de oito, nove e dez noites, visitando destinos pelo Brasil, como Rio de Janeiro, Ilha - bela, Búzios, Ilha Grande, Balneário Camboriú, bem como Montevidéu, no Uruguai.

Expansão global

“A MSC Cruzeiros vive um momento de forte expansão global, com novidades importantes em sua frota, portos de embarque e oferta de roteiros. Seguimos investindo em inovação e oferecendo cada vez mais opções para todos os perfis de viajantes”

Adrian Ursilli, diretor geral da MSC Cruzeiros no Brasil

Como exemplo disso, em abril deste ano, a empresa inaugurou o MSC World America, o 23º navio da frota, marcando mais um passo na evolução da classe World – que continuará com o MSC World Asia, previsto para 2026, e o MSC World Atlantic, com planos de ser entregue em 2027.

Divulgação
MSC World America
MSC World America

Também foi inaugurado um dos terminais de cruzeiros mais modernos do mundo, em Miami, com capacidade para atender até 36 mil hóspedes por dia, e ainda um terminal próprio em Barcelona, projetado com foco em recursos ambientais e eficiência energética.

Além disso, a companhia marítima está ampliando sua presença nos Estados Unidos com os itinerários para o Alasca, partindo de Seattle, a bordo do MSC Poesia, a partir de 2026.

“Seguimos, assim, firmes em nosso propósito de oferecer uma ampla variedade de cruzeiros, tanto no Brasil quanto no Exterior, atendendo aos mais diversos perfis de viajantes”, conclui o diretor geral da MSC Cruzeiros no Brasil.

A matéria acima faz parte da Revista PANROTAS Especial Cruzeiros 2025. Este e outros conteúdos podem ser acessados na íntegra abaixo:


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados