Laura Enchioglo   |   19/05/2025 17:16

MSC Cruzeiros encomenda mais dois navios da classe World

Contrato com o estaleiro francês Chantiers de lAtlantique elevará o número de navios da classe para seis

Divulgação
Novos navios se juntarão ao MSC World Europa e outras embarcações da classe
Novos navios se juntarão ao MSC World Europa e outras embarcações da classe

A MSC Cruzeiros fechou contrato para construção de mais dois navios da classe World com o estaleiro francês Chantiers de l’Atlantique, elevando o número total de navios da classe World na frota da companhia para seis. Os dois novos navios encomendados — atualmente chamados de World Class V e VI — serão entregues em 2029 e 2030, respectivamente.

As novas embarcações se juntarão ao MSC World Europa e ao MSC World America, além do MSC World Asia e do MSC World Atlantic, que estão atualmente em construção e entrarão em operação em 2026 e 2027, respectivamente.

Segundo a MSC, os navios da classe World já são os mais eficientes em termos de consumo de energia em serviço, superando significativamente o Índice Energy Efficiency Design Index (EEDI) da Organização Marítima Internacional (IMO), e os novos navios manterão os padrões de eficiência energética estabelecidos por seus navios-irmãos. T

odas as embarcações da classe World estão preparadas para operar com diversos combustíveis alternativos, incluindo bio-GNL e o GNL sintético. Além disso, contarão com uma nova configuração de motores de combustão interna de última geração de dupla alimentação, que incorporam tecnologia avançada para reduzir ainda mais as emissões de metano.

Além disso, os novos navios terão tecnologia para conexão de energia proveniente de terra, reduzindo assim as emissões de carbono enquanto estiverem no porto; sistemas de tratamento de águas residuais mais avançados, projetados em conformidade com as normas da IMO; inovações em gestão de resíduos; e uma ampla gama de equipamentos a bordo com alta eficiência energética para otimizar o uso dos motores e o consumo de energia do sistema de hotelaria do navio, reduzindo ainda mais as emissões.

As duas novas encomendas estão sujeitas à obtenção de financiamento, conforme prática do setor.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados