Santos (SP) ganhará novo terminal de cruzeiros com marina, shopping e hotel; veja imagens
Projeto prevê criação de complexo com novo terminal de cruzeiros, hotel, shopping center e marina

O Ministério de Portos e Aeroportos autorizou a realização de um investimento de R$ 1,2 bilhão na modernização da infraestrutura voltada ao transporte de passageiros do Porto de Santos, considerado o maior da América Latina. Trata-se do "Projeto Santos + Vivo", da Transbrasa, que prevê construção de um novo terminal de cruzeiros na Ponta da Praia, em área de 294 mil metros quadrados.
A proposta visa transformar a área estabelecida com foco na integração entre cidade e porto. Para isso, o projeto prevê a construção de um novo terminal turístico para passageiros de cruzeiro, com estrutura complementar que inclui marina, ciclovias, espaços comerciais e áreas de convivência.

Segundo a Transbrasa, o objetivo é oferecer uma nova experiência ao visitante e complementar o funcionamento do terminal Concais, já existente na cidade. E apesar da autorização administrativa do Ministério de Portos e Aeroportos, a obra ainda depende de uma série de licenças ambientais e urbanísticas.
O projeto Santos + Vivo, que será um terminal multipropósito, prevê a criação de um complexo turístico com o novo terminal de cruzeiros, hotel, shopping center, centro de negócios e a primeira marina de Santos. O projeto ainda contempla uma série de melhorias para a balneabilidade das praias.

Liderado pelos empresários Bayard Umbuzeiro Filho e Bayard Umbuzeiro Neto, respectivamente presidente e CEO da Transbrasa, terminal alfandegado do Porto de Santos há mais de 50 anos, o projeto Santos + Vivo promete ser um divisor de águas no Turismo de cruzeiro em Santos e no Brasil.
“Falando nos aspectos de turismo e economia, são estimados 7.500 empregos, uma injeção enorme de recursos privados na cidade, de impostos para o município e de crescimento do turismo em Santos. O Santos + Vivo traz soluções de balneabilidade das praias, proteção da faixa de areia e valorização de toda a Ponta da Praia. O projeto está de acordo com o Zoneamento Urbano de Santos, que define a região como de interesse turístico, já prevendo e mitigando todo tipo de impacto, inclusive de mobilidade urbana”
Bayard Umbuzeiro Filho, presidente da Transbrasa
Mais vantagens

O projeto também tem valor estratégico para o crescimento do Porto de Santos. Ao funcionar como guia corrente, ele protege o calado do canal do estuário, reduzindo a necessidade de dragagem e facilitando o processo de aprofundamento do canal para 17 metros, necessário para acesso de grandes navios cargueiros.
Ao criar três berços de atração dedicados exclusivamente aos navios de cruzeiro, o Santos + Vivo complementa a estrutura portuária santista, em um momento em que se discute a incorporação de mais 12,6 milhões de metros quadrados à poligonal do porto.

“O Santos + Vivo elimina a necessidade de utilizar com navios de passageiros berços que serão fundamentais para movimentação de cargas. É uma oportunidade de solucionar problemas do porto, da cidade e colocar Santos em um novo patamar de turismo no mundo”
Bayard Umbuzeiro Neto, CEO da Transbrasa

Conheça o Santos + Vivo em 10 pontos:
- Todo o projeto é baseado em investimentos privados, sem dinheiro do Poder Público - A proposta é de um empreendimento autossustentável do ponto de vista financeiro, por isso o planejamento, a execução e a administração não dependem de dinheiro público.
- Atende a demanda por passageiros prevista para o Porto de Santos pela Fundação Getúlio Vargas - Se na última temporada Santos recebeu 1 milhão de passageiros, a projeção é que em 2035, o número possa ultrapassar 3 milhões, segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas, que prevê um aumento de até 216% de turistas de cruzeiros nos próximos 10 anos.
- Acelerador do desenvolvimento regional - Ao atrair turistas para Santos, o projeto vai acelerar também a movimentação do Aeroporto de Guarujá. Além da geração de empregos e injeção de recursos durante a obra e na operação dos equipamentos a serem instalados (terminal de passageiros, marina, hotel, shopping e centro de negócios).
- Inserção da cidade no segmento náutico, um novo modelo de negócio para Santos - Apesar de ter o maior porto da América Latina, Santos não tem uma marina. O projeto prevê espaço para guarda e manutenção de embarcações de lazer, um negócio importante e rentável da região, com capacidade de atrair público de todo o Litoral, Grande São Paulo e interior paulista.
- Proteção e engordamento da faixa de areia da praia, especialmente na Ponta da Praia, que será protegida pelo Santos + Vivo - O projeto reverte o encurtamento da faixa de areia da Ponta da Praia, que será protegida e terá um processo de engordamento. Ou seja, o Santos + Vivo terá contribuição decisiva para um dos problemas que mais afligem a população da região, que é a perda progressiva de faixa de areia.
- Projeto favorece a balneabilidade das praias santistas - Ao formar uma barreira física separando as praias do canal do Estuário, o projeto ajuda na melhoria da balneabilidade das praias, reduzindo a chegada de água do estuário à orla santista.
- Projeto protege a Ponta da Praia do efeito das ressacas - A estrutura vai proteger a Ponta da Praia dos efeitos das ressacas que frequentemente atingem o bairro, ao formar uma barreira entre o mar aberto e o calçadão. O Santos + Vivo será uma barreira de proteção, ampliando a segurança da região da Ponta da Praia.
- Projeto protege o calado e o talude do Canal do Porto - Ao fazer o compartilhamento de guia corrente, o projeto protege o talude e o calado do canal do porto de assoreamento, facilitando o aprofundamento do canal de navegação para os 17 metros considerados ideais para a navegação.
- Compromisso com o Meio Ambiente e sustentabilidade - O projeto prevê a obtenção de todas as licenças ambientais governamentais. Ele também conta com sistemas de gestão de água e energia, além de tecnologia de construção. Todas as etapas do projeto, do planejamento ao seu funcionamento completo, são sustentáveis. A proposta prevê captação de energia solar e três estações de tratamento de esgotos.
- Espaço será um case de engenharia, arquitetura e urbanismo, totalmente integrado à Ponta da Praia, colocando Santos como destaque internacional - O projeto será uma referência internacional em urbanismo, desenvolvimento e sustentabilidade, ao lado de obras realizadas em Barcelona (Espanha), Sidney (Austrália) e Miami (Estados Unidos).
