Anvisa reprova três navios na temporada brasileira de cruzeiros; entenda
Apenas 45% das embarcações receberam classificação A, de acordo com os critérios da Anvisa

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou o balanço das inspeções realizadas em navios de cruzeiro durante a temporada 2024/2025, que ocorreu de 1º de outubro de 2024 a 13 de maio de 2025. Ao todo, 49 embarcações aportaram em portos brasileiros no período e tiveram suas condições de saúde monitoradas pela Agência.
Como funciona a classificação
Os navios são avaliados e classificados em quatro padrões (A, B, C e D) que correspondem ao nível de risco sanitário identificado durante as inspeções. Os fiscais analisam aspectos como:
- qualidade das águas recreacionais;
- segurança e armazenamento de alimentos;
- climatização dos ambientes;
- controle de pragas e fauna sinantrópica nociva (capaz de transmitir doenças);
- manejo de efluentes sanitários;
- condições do hospital de bordo;
- limpeza e desinfecção;
- prevenção e controle de surtos;
- gerenciamento de resíduos sólidos.
A classificação vai de A (alto padrão sanitário) até D (condições insatisfatórias), exigindo cumprimento imediato de ajustes quando necessário.
Resultados da temporada 2024/2025
Das 49 embarcações monitoradas, 20 foram inspecionadas presencialmente a bordo, conforme o Programa Nacional de Vigilância em Saúde para Navios de Cruzeiro da Anvisa, em vigor desde 2009. Desde sua criação, o programa já avaliou 135 embarcações pelo menos uma vez nos últimos 16 anos.
Na última temporada, os resultados foram os seguintes:
- 45% das embarcações receberam classificação A, com atendimento a praticamente todos os requisitos exigidos, sendo consideradas de excelência sanitária;
- 25% ficaram no padrão B, considerado satisfatório;
- 15% foram enquadradas no padrão C, com condições apenas aceitáveis;
- 15% receberam classificação D, em situação sanitária insatisfatória, com exigências a cumprir imediatamente.
Veja a classificação dos navios inspecionados na temporada 2024/2025:
| Navio | Classificação |
|---|---|
| COSTA DIADEMA | A |
| MSC SEAVIEW | A |
| ZAANDAM | A |
| VASCO DA GAMA | A |
| MSC POESIA | A |
| MAJESTIC PRINCESS | A |
| HANSEATIC NATURE | A |
| CRYSTAL SERENITY | A |
| MSC ARMONIA | A |
| SEVEN SEAS MARINER | B |
| COSTA FAVOLOSA | B |
| MARINA | B |
| COSTA PACIFICA | B |
| VILLA VIE ODYSSEY | B |
| MSC SPLENDIDA | C |
| VIKING SEA | C |
| ARTANIA | C |
| MSC GRANDIOSA | D |
| SH VEGA (SWAN HELLENIC) | D |
| MSC ORCHESTRA | D |
Os resultados detalhados das inspeções, incluindo temporadas anteriores, podem ser consultados no portal da Anvisa ou por este LINK.
O que diz o mercado
A MSC Cruzeiros respondeu a reportagem com uma nota oficial informando que seus navios seguem continuamente monitorados e inspecionados e está comprometida com os mais altos padrões exigidos.
"Os navios foram inspecionadas ao longo de um período de até 12 meses e implementamos medidas abrangentes para garantir que atendemos e superamos os padrões exigidos. Nossos navios são continuamente monitorados e inspecionados e estamos comprometidos em operá-los com os mais altos padrões possíveis"
comentou a MSC Cruzeiros em nota oficial.
A Clia Brasil, associação que reúne as empresas marítimas no Brasil, disse que não se pronunciará a respeito da classificação da Anvisa sobre os navios da temporada brasileira, deixando esta parte exclusivamente às companhias marítimas associadas.
A Swan Hellenic, empresa de cruzeiros de alto padrão, ainda não respondeu aos pedidos de comentários da PANROTAS.