Filip Calixto   |   21/10/2025 09:01

COP 30: estrutura para receber navios de cruzeiros será inaugurada na próxima sexta (24)

Nova ponte e terminal garantem acesso e hospedagem para delegações em Belém

Companhia Docas do Pará - CDP | Laboratório de Sistemas Estruturais - LSE
A inauguração do Porto de Outeiro está programada para o dia 24 deste mês
A inauguração do Porto de Outeiro está programada para o dia 24 deste mês

Belém inaugura, entre esta e a próxima semana, duas estruturas consideradas centrais para a realização da COP30: o novo Porto de Outeiro, revitalizado para receber cruzeiros marítimos, e a ponte de acesso rápido que ligará o terminal aos locais oficiais do evento. A entrega da ponte aconteceu no último sábado (18) e a inauguração do porto acontecerá na próxima sexta-feira (24).

As obras integram o plano de mobilidade e hospedagem elaborado pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Extraordinária para a COP30 e da Embratur. Em julho, foram contratados dois navios - MSC Seaview e Costa Diadema - para funcionarem como unidades de hospedagem temporária durante a conferência. As embarcações permanecerão atracadas no Porto de Outeiro, oferecendo cerca de 6 mil leitos.

O deslocamento das delegações entre o porto e a Blue Zone, principal área do evento, será feito por ônibus oficiais da COP30, com transporte gratuito e contínuo. O trajeto de menos de 20 quilômetros será percorrido em cerca de 30 minutos, utilizando faixas exclusivas de BRT e a nova ponte construída pelo Governo do Estado.

O Porto de Outeiro passou por uma revitalização completa, com a construção de um píer de 710 metros e áreas de apoio aos passageiros. O projeto envolveu 713 trabalhadores e transformou o terminal em estrutura capaz de receber grandes navios de cruzeiro. Após a conferência, o porto passará a integrar a rota do Turismo marítimo de Belém, ampliando a movimentação de passageiros e fortalecendo a economia regional.

Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado do Pará | Laboratório de Sistemas Estruturais - LSE
Nova ponte foi projetada para oferecer acesso rápido entre o terminal e os locais oficiais da conferência da COP30
Nova ponte foi projetada para oferecer acesso rápido entre o terminal e os locais oficiais da conferência da COP30

A comercialização das cabines nos cruzeiros está a cargo da Qualitours, empresa do ecossistema BeFly especializada em cruzeiros marítimos. Em parceria com o Governo Federal e a Embratur, a companhia atua como intermediária entre as operadoras dos navios e os participantes da COP30, organizando a oferta de hospedagem a bordo de forma estruturada e integrada ao sistema oficial do evento.

Com o novo porto e a ponte de acesso rápido, Belém conclui uma das principais etapas da preparação logística para a COP30, conectando diretamente a hospedagem flutuante ao Parque da Cidade e garantindo o funcionamento do sistema de mobilidade durante a conferência.

O detalhes da operação dos dois navios designados para atender os participantes do evento e a maneira como a Qualitours vem realizando as vendas estão especificados em uma reportagem da PANROTAS que ouviu executivos da BeFly sobre as negociações. Vale conferir.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Filip Calixto

Conteúdos por

Filip Calixto

Filip Calixto tem 7317 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes