COP 30: estrutura para receber navios de cruzeiros será inaugurada na próxima sexta (24)
Nova ponte e terminal garantem acesso e hospedagem para delegações em Belém

Belém inaugura, entre esta e a próxima semana, duas estruturas consideradas centrais para a realização da COP30: o novo Porto de Outeiro, revitalizado para receber cruzeiros marítimos, e a ponte de acesso rápido que ligará o terminal aos locais oficiais do evento. A entrega da ponte aconteceu no último sábado (18) e a inauguração do porto acontecerá na próxima sexta-feira (24).
As obras integram o plano de mobilidade e hospedagem elaborado pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Extraordinária para a COP30 e da Embratur. Em julho, foram contratados dois navios - MSC Seaview e Costa Diadema - para funcionarem como unidades de hospedagem temporária durante a conferência. As embarcações permanecerão atracadas no Porto de Outeiro, oferecendo cerca de 6 mil leitos.
O deslocamento das delegações entre o porto e a Blue Zone, principal área do evento, será feito por ônibus oficiais da COP30, com transporte gratuito e contínuo. O trajeto de menos de 20 quilômetros será percorrido em cerca de 30 minutos, utilizando faixas exclusivas de BRT e a nova ponte construída pelo Governo do Estado.
O Porto de Outeiro passou por uma revitalização completa, com a construção de um píer de 710 metros e áreas de apoio aos passageiros. O projeto envolveu 713 trabalhadores e transformou o terminal em estrutura capaz de receber grandes navios de cruzeiro. Após a conferência, o porto passará a integrar a rota do Turismo marítimo de Belém, ampliando a movimentação de passageiros e fortalecendo a economia regional.

A comercialização das cabines nos cruzeiros está a cargo da Qualitours, empresa do ecossistema BeFly especializada em cruzeiros marítimos. Em parceria com o Governo Federal e a Embratur, a companhia atua como intermediária entre as operadoras dos navios e os participantes da COP30, organizando a oferta de hospedagem a bordo de forma estruturada e integrada ao sistema oficial do evento.
Com o novo porto e a ponte de acesso rápido, Belém conclui uma das principais etapas da preparação logística para a COP30, conectando diretamente a hospedagem flutuante ao Parque da Cidade e garantindo o funcionamento do sistema de mobilidade durante a conferência.
O detalhes da operação dos dois navios designados para atender os participantes do evento e a maneira como a Qualitours vem realizando as vendas estão especificados em uma reportagem da PANROTAS que ouviu executivos da BeFly sobre as negociações. Vale conferir.