Krooze Awards: Clia Brasil reagirá rápido para retomar crescimento dos cruzeiros no Brasil
Impacto econômico é significativo para esta temporada: 17 mil empregos a menos e R$ 1,2 bi de perdas

Começou a contagem regressiva para a temporada brasileira de cruzeiros 2025/2026. Mesmo com uma oferta reduzida em relação a última temporada, a indústria contabiliza 670 mil leitos e prevê uma alta taxa de ocupação. Apesar disso, em entrevista ao Portal PANROTAS durante o Krooze Awards 2025, Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil, lamentou o impacto econômico.
“Claro que a gente não está nem um pouco contente com a redução. Assim como todos os portos, destinos, terminais e as próprias companhias, quando perdemos um navio precisamos reagir rápido e é isso que estamos fazendo. O impacto econômico, porém, é significativo para esta temporada: são 17 mil empregos a menos e uma perda estimada de R$ 1,2 bilhão para a economia nacional"
Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil
Segundo ele, a Clia está atuando em parceria com o Ministério do Turismo, o Ministério dos Portos e Aeroportos, a Antaq, além de portos e secretarias de Turismo estaduais e municipais, para recuperar o ritmo de crescimento da indústria. “Acho que temos condições de reverter, não sei em que velocidade, e não só isso, mas trazer outras companhias e novos navios para cá”, completou ele.
A PANROTAS é media partner do Krooze Awards 2025.