Navios Costa Diadema e MSC Seaview chegam a Belém para hospedar delegações da COP30; fotos
MSC Seaview e Costa Diadema já estão ancorados em Outeiro e servirão como hotéis flutuantes

Os dois navios de cruzeiro que funcionarão como hotéis flutuantes para delegações que participam da COP30 já estão ancorados no Terminal Portuário de Outeiro, em Belém (PA). MSC Seaview e Costa Diadema chegaram nesta terça-feira (4), vindos da Itália, e permanecerão na capital paraense até o fim do evento, previsto para ocorrer de 10 a 21 de novembro de 2025.
Juntas, as embarcações somam cerca de 3,9 mil cabines e 6 mil leitos, que funcionarão como hotéis flutuantes para delegações, representantes de países e organismos internacionais. A iniciativa integra o plano oficial de hospedagem do Brasil para a conferência climática, coordenado pela Secretaria Extraordinária da COP30 em parceria com a Embratur. Toda a operação e comercialização é da Qualitours.
O Terminal Portuário de Outeiro, que recebeu as embarcações, passou por obras de requalificação entregues no último sábado (1º). Com investimentos de R$ 260 milhões, o porto foi ampliado para receber navios de grande porte e operações de embarque e desembarque de passageiros. As intervenções foram coordenadas pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e pela Secop, com execução da Companhia Docas do Pará (CDP) e apoio da Itaipu Binacional.

Durante a inauguração, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a estrutura reforça o papel do Pará na integração da economia local à agenda climática global. O ministro Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, destacou que o porto está preparado para receber as embarcações que funcionarão como hotéis flutuantes durante a conferência.
Estrutura pronta e hóspedes a caminho
Vice-presidente de Novos Negócios da BeFly, grupo que controla a Qualitours – empresa responsável pela contratação dos navios e pela venda dos pacotes de hospedagem –, Sylvio Ferraz comenta que toda a operação já está estruturada para receber os primeiros hóspedes.
"Os dois navios já estão aqui. Chegaram hoje (4) e vão embora dia 22. Os hóspedes começam a chegar a partir de amanhã (5) e devemos ter as maiores ocupações a partir do dia 10, quando o evento estará em pleno andamento"
Sylvio Ferraz, vice-presidente de Novos Negócios da BeFly
O executivo explicou que a logística de transporte entre o porto e os locais de realização da conferência já está definida. "Os navios ficam a cerca de 30 minutos da área principal da COP30 e toda a estrutura foi preparada com as obras entregues recentemente. Os serviços de transporte estão alinhados e funcionando plenamente", disse.

Ferraz destacou que a procura pelas cabines superou as expectativas e que a taxa de ocupação deve ser elevada.
"Embora não possamos divulgar números, ainda temos poucos lugares disponíveis. Foi um grande desafio garantir a ocupação total, mas conseguimos atingir esse objetivo"
Sylvio Ferraz.
Operação e mediação internacional
A hospedagem nos navios é mediada pela UNFCCC, órgão da ONU responsável pela conferência, que definiu as diretrizes de alocação das acomodações. Delegações de 73 países, incluindo pequenos Estados insulares e nações em desenvolvimento, têm prioridade nas reservas.

A Qualitours, selecionada por meio de chamamento público, é a responsável pela comercialização das cabines, categorização de públicos prioritários e adequação dos pacotes aos padrões exigidos pela ONU. A empresa também coordena o atendimento multilíngue e a logística de reservas, em parceria com o governo federal e a Embratur.
Com a chegada do Costa Diadema e MSC Seaview, Belém conclui uma das etapas centrais de preparação para a COP30 - a ampliação da rede de hospedagem, que passou de 23 mil para 53 mil leitos.

Ferraz afirmou que a operação simboliza um marco para o setor de Turismo e eventos no País. Ele ainda acrescenta que esta é uma operação de grande complexidade logística e alinhamento institucional. Agora, com tudo pronto e as embarcações atracadas, acrescenta o executivo da BeFly, o foco é garantir uma experiência segura e organizada para todos os participantes.