Karina Cedeño   |   17/12/2025 15:04
Atualizada em 17/12/2025 16:32

Costa investe mais de 200 milhões de euros na renovação de navios e em estratégia 360°

Empresa anuncia sua estratégia de crescimento e novidades no Costa Global Summit


PANROTAS / Karina Cedeño
Mario Zanetti, presidente da Costa Cruzeiros, é entrevistado pelo jornalista Manel Fuentes durante o Costa Global Summit 2025
Mario Zanetti, presidente da Costa Cruzeiros, é entrevistado pelo jornalista Manel Fuentes durante o Costa Global Summit 2025

Focada na experiência do cliente, a Costa Cruzeiros apresentou, durante o Costa Global Summit, realizado em Barcelona no último dia 14, sua estratégia de crescimento 360 graus, que envolve várias diretrizes. Desde 2021, por exemplo, a empresa já investiu mais de 200 milhões de euros na renovação de seus navios.

“Estamos focados na experiência do cliente, principalmente na parte de vendas indiretas, mas também mantendo o foco na eficiência da frota e trabalhando em sustentabilidade, o que para nós é um elemento crucial”, destacou o presidente da Costa Cruzeiros, Mario Zanetti, durante o evento.

Veja, abaixo, os pilares do crescimento da empresa, segundo ele:

Foco na experiência do cliente, incluindo todas as gerações

"Somos pioneiros neste setor há quase 80 anos e a antecipação do aprendizado sobre o cliente sempre esteve dentro da nossa comunidade. Algo que eu realmente gosto de dizer nos bastidores é: não somos mais apenas uma companhia de cruzeiros. Sim, continuamos navegando, mas agora temos plataformas de experiência, o que é parte da nossa estratégia em 360 graus. Focar em capacidade e frota estáveis permite que nossa organização concentre investimentos, atenção e inovação naquilo que realmente importa hoje em dia, que é inovação e experiência"

Presidente da Costa Cruzeiros, Mario Zanetti

E tudo isso funciona para diferentes gerações? "O que oferecemos é pensado para todas as gerações. Mas os desafios não são os mesmos para todas elas. Um único modelo não serve para todos. A força da nossa plataforma de experiências está justamente no fato de ela ser flexível e adaptável, o que significa que podemos adaptar o tipo de experiência para diferentes gerações. Os millennials estão impulsionando isso, assim como a Geração Z. Existem programas específicos que são mais relevantes para esses clientes".

Divulgação
Plataformas de experiência são parte da estratégia em 360 graus da companhia
Plataformas de experiência são parte da estratégia em 360 graus da companhia

A Costa Cruzeiros vem ajustando sua estratégia global para dialogar com diferentes perfis de viajantes, especialmente diante das mudanças de comportamento das novas gerações. A companhia aposta cada vez mais em experiências que vão além do tradicional cruzeiro, com foco em personalização, tecnologia e vivências intensas em terra.

Destinos como Caribe e Emirados Árabes Unidos surgem como exemplos desse novo posicionamento, conectando-se a um público mais jovem, interessado em experiências rápidas, marcantes e alinhadas aos seus valores.

“É lá que essas gerações mais jovens encontram seus valores. Nas explorações instantâneas, nos micro-momentos, nas experiências altamente personalizadas — tudo isso realmente os envolve. Eles sabem o que querem e falam sobre isso. Os baby boomers e a Geração X também são igualmente importantes para nós. Hoje, a longevidade é um conceito que cresce em conscientização e importância na população. Esse tipo de geração prefere cruzeiros mais longos, um tipo diferente de abordagem para destinos como o Norte da Europa, os fiordes, a Islândia, Paris, Turquia e assim por diante — é aí que entra nossa experiência. É o mesmo produto, mas podemos construir experiências diferentes”

Presidente da Costa Cruzeiros, Mario Zanetti

Eficiência dos navios aprimorada

Ele também ressaltou os investimentos voltados à eficiência operacional e à sustentabilidade dos navios, com o uso de novas tecnologias para otimizar o consumo de energia e reduzir impactos ambientais. Segundo o executivo, a companhia tem adotado soluções inovadoras que atuam diretamente nos sistemas do navio, ajustando o funcionamento de acordo com o uso real dos espaços e com as condições de navegação.

“Por exemplo, estamos testando um sistema no Costa Smeralda por meio da instalação de 450 cabos com sensores de CO2, que conseguem detectar a presença de dióxido de carbono em diferentes áreas e adaptar a ventilação: no caso de um ambiente vazio, reduzimos a ventilação e, assim, aumentamos a eficiência. Além disso, adicionamos grades hidrodinâmicas aos estabilizadores do navio, ou seja, aos sistemas que ajudam a gerenciar o peso e a estabilidade da embarcação, para reduzir, mais uma vez, a resistência da água e, assim, melhorar a eficiência”, explica Zanetti.

Aposta robusta em tecnologia

Divulgação
Armadora também está investimento em Inteligência Artificial (IA)
Armadora também está investimento em Inteligência Artificial (IA)

"Nossos navios não são apenas plataformas de experiência, mas também plataformas tecnológicas. Falamos sobre a tecnologia nos bastidores, mas as que são voltadas ao hóspede também são muito importantes. A tecnologia nos permite falar, nos comunicar, nos conectar diretamente, e nos torna capazes de oferecer a mensagem certa para o público certo. Somos apoiados por investimentos em IA e queremos usar essas tecnologias para ampliar nossas capacidades, apoiar nossos especialistas na entrega da experiência e na comunicação do tipo de experiência que estamos criando"

Presidente da Costa Cruzeiros, Mario Zanetti

Investimento na frota

"Fizemos investimentos na nossa frota e evoluímos — inclusive no que se refere à frota mais antiga, não apenas aos navios mais novos. E então o NPS (Net Promoter Score) é a forma como os clientes expressam sua satisfação ou sua disposição de recomendar o produto. Acompanhamos um aumento no NPS de até nove pontos percentuais. E nove pontos percentuais representam um crescimento significativo, de dois dígitos", afirma o executivo.

Novos produtos

Divulgação
Costa Cruzeiros destacou crescimento da demanda por itinerários personalizados, a ampliação da oferta no Mediterrâneo e no Norte da Europa
Costa Cruzeiros destacou crescimento da demanda por itinerários personalizados, a ampliação da oferta no Mediterrâneo e no Norte da Europa

A Costa Cruzeiros anunciou o lançamento da plataforma Sea & Land Wonder, estruturada em três pilares: itinerários, gastronomia e frota. A proposta é integrar experiências em alto-mar com atividades em terra, combinando navegação, destinos e serviços a bordo em um único conceito de viagem.

Zanetti também destacou o crescimento da demanda por itinerários personalizados, a ampliação da oferta no Mediterrâneo e no Norte da Europa.

Entre as novidades de itinerários para 2026 estão experiências no Mediterrâneo Ocidental, cruzeiros temáticos como o dedicado ao eclipse solar, rotas no Norte da Europa com foco nos fiordes noruegueses e na observação da Aurora Boreal, além de roteiros na Ásia, Caribe e minicruzeiros no Mediterrâneo. A companhia também anunciou novos portos e destinos exclusivos, como Cabo Rojo e Samaná, no Caribe.

No campo gastronômico, a Costa Cruzeiros anunciou ainda a evolução do restaurante Archipelago, com novo menu desenvolvido em conjunto pelos chefs Ángel León, Bruno Barbieri e Hélène Darroze, inspirado nos itinerários Sea & Land.

A frota também é parte central da estratégia. Desde 2021, a companhia investiu mais de 200 milhões de euros na renovação dos navios. O Costa Serena, recentemente reformado, foi apresentado como exemplo do novo posicionamento, com mudanças em áreas comuns, restaurantes e espaços de entretenimento. Novas reformas estão previstas para outros navios da frota.

O Portal PANROTAS viajou a convite da Costa Cruzeiros, com proteção Hero Seguros.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Karina Cedeño

Conteúdos por

Karina Cedeño

Karina Cedeño tem 7781 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero em 2011 e com mais de dez anos de experiência em reportagens no setor de Turismo.