Victor Fernandes   |   27/02/2018 19:40

Região portuguesa exalta hospitalidade para atrair brasileiros

O Vale do Douro experiencia uma crescente e tem o Brasil como foco prioritário e um dos cinco maiores emissores de turistas.

Victor Fernandes
Alberto Tapada, secretário-geral da Associação de Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes
Alberto Tapada, secretário-geral da Associação de Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes
Segurança, tranquilidade, paisagem, oferta gastronômica, viagens sensoriais com destaque para o mundo dos vinhos, e, principalmente, a hospitalidade são os diferenciais do Vale do Douro, segundo o secretário-geral da associação de empresários da região (Aetur), Alberto Tapada. O destino português experimenta uma crescente e tem o Brasil como foco prioritário e um dos cinco maiores emissores de turistas.

"Primeiro, existe uma ligação afetiva e uma personalidade portuguesa muito forte na região que atrai os brasileiros. E, quanto às experiências, temos a região vinícola responsável pelo vinho do Porto, temos os aspectos sensoriais, a poderosa gastronomia, rios navegáveis e um conjunto de tradições portuguesas que se escondem atrás daquelas montanhas", afirmou Tapada, remetendo as características do destino apreciadas pelos brasileiros.

Em entrevista ao Portal PANROTAS, o secretário-geral afirmou que o Brasil já foi o terceiro principal mercado para o Vale do Douro e hoje é o quinto. Mas Tapada explica que não é devido a uma redução de brasileiros, mas sim por causa de uma grande crescente de mercados como a França e Alemanha, que se beneficiam com a proximidade. Os outros dois mercados entre os cinco primeiros são Espanha e Reino Unido, configurando o Brasil como o principal emissor não europeu para o Vale do Douro.
Victor Fernandes
Vinhos são destaques da região portuguesa
Vinhos são destaques da região portuguesa

Perguntado sobre como combater ou contornar a preferência dos brasileiros por capitais europeias, Tapada afirmou não ser necessário, já que os destinos podem se complementar. "Percebemos que há uma atração grande do brasileiro pela Europa. Então, o que propomos é que quem visite Paris, Roma ou Londres; entre por Portugal e visite o Vale do Douro também. Não há nenhuma incompatibilidade. E nos beneficiamos pela valor mais baixo e pelo serviço de qualidade, que enriquecem nossa oferta". Aliás, uma das vias de acesso é por Madri, mas a principal ainda é por Porto.

A trajetória do Vale do Douro tem sido de crescimento constante, e algo que ilustra esse sucesso da região portuguesa é que, em 2017, a região alcançou aquilo que estava previsto para 2020, superando todas as expectativas da Aetur, segundo Tapada. "Portugal é o grande destino europeu de segurança, por isso estamos em alta", afirmou o empresário.

Segundo Tapada, é possível sair de casa e deixar a chave na porta que não haverá problemas. O secretário-geral usou uma história lusitana para exaltar a hospitalidade e segurança do país: "Portugal era o finis terra (extremo) da Europa. Todos os povos que migraram tiveram Portugal como última parada, criando um fenômeno de acolhimento. Estamos destinados a receber. Criamos um espírito de abertura e acolhimento para quem chega ao país".

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS