Movida

Renato Machado   |   03/12/2018 18:45

Amsterdã retira letreiro que foi marco turístico da cidade

Parada usual dos visitantes nos últimos 14 anos, o monumento ficava na Museumplein, em frente ao Rijksmuseum

Flickr/mrlaugh
Um dos ícones turísticos da cidade de Amsterdã, o famoso logo I Amsterdam (Eu sou Amsterdã) foi removido pela prefeitura da capital holandesa nesta segunda-feira. Parada usual dos visitantes nos últimos 14 anos, o monumento ficava na Museumplein, em frente ao Rijksmuseum. A retirada foi uma demanda do partido Groenlinks, ligado à causa ambiental, que afirma que a peça havia se tornado um símbolo do Turismo de massa.

Criado em 2004, o slogan é uma ação de marketing dos escritórios de promoção de Amsterdã, que teve seu ápice materializado no monumento hoje retirado. Em todos esses anos, turistas faziam filas para fotos, escalavam as letras e usavam a criatividade para mostrar que estavam na capital holandesa.

Apesar de ser o I Amsterdam mais famoso, a peça da Museumplein não era única. Há outros exemplares espalhados pela cidade, como no lago Sloterplas e no aeroporto Schiphol. Para os desavisados que chegarem à frente do Rijksmuseum em busca de fotos, uma equipe de apoio atualizará os turistas e apresentará alternativas e outras atrações.

O letreiro retirado hoje não irá se aposentar. Agora, o famoso monumento fará um tour por bairros e regiões próximas a Amsterdã – além de se “apresentar” pontualmente em eventos e festivais. O escritório de promoção da cidade também promete seguir trabalhando com o slogan. No site da campanha, a retirada foi justificada pelas “grandes multidões atraídas em um espaço limitado”.

Por outro lado, essa foi uma vitória do partido político Groenlinks, que possui atualmente a maior bancada no conselho municipal. A frente defende que o monumento representava, além do Turismo de massa, o individualismo em uma cidade que luta por solidariedade e igualdade.


*Fonte: Dutch News

conteúdo original: https://bit.ly/2Ryvop4

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias