Marcos Martins   |   17/12/2018 17:30

Turquia tem alta de 58% em número de turistas brasileiros

Preço da lira turca e facilidade da viagem, que não exige visto, são alguns dos fatores responsáveis pela alta no número de viajantes no Brasil no destino


Flickr / Kamael Sugrim
Cresce o número de viajantes do Brasil no destino
Cresce o número de viajantes do Brasil no destino
No acumulado de 2018, o turista brasileiro viajou mais vezes para a Turquia, em comparação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com balanço do destino. Até o mês de outubro deste ano, o país abriu suas fronteiras para cerca de 65 mil turistas com origens do Brasil, ante 41 mil referentes ao mesmo período de 2017, um aumento de 58%.

O crescimento é explicado a fatores como a alta fase do dólar e a lira turca, moeda do país, estar mais barata para o brasileiro. Uma lira turca custa, em média, cerca de 50 centavos da moeda brasileira. O fato de não necessitar de visto para entrar na Turquia também é outro facilitador da viagem.

De acordo com o adido do Escritório de Cultura e Turismo da Turquia em São Paulo, Ahmet Çanga, a expectativa é que esse número cresça ainda mais. “O ano de 2019 é quando Brasil e Turquia celebram 117 anos de relações comerciais entre os países. Acreditamos que este número segue em uma crescente. O povo brasileiro é sempre muito bem recebido no nosso país e queremos que, cada vez mais, possam conhecer nossa rica história, cultura, gastronomia e as belas cidades.”

O cenário positivo inclui toda a América Latina e, no total de turistas da região, foram quase 220 mil no acumulado deste ano. O crescimento é de 62%, se comparado com o mesmo período de 2017, que teve pouco mais de 135 mil turistas.

Tópicos relacionados