Marcos Martins   |   17/12/2018 14:50

Associadas Braztoa acreditam que 2019 será de crescimento

Pesquisa revela expectativas e visão das associadas em relação a 2019, e a visão dos grupos é que o mercado deve crescer, mas o ano será de muito trabalho


Jhonatan Soares
Presidente da Braztoa, Magda Nassar
Presidente da Braztoa, Magda Nassar
A Braztoa realizou uma pesquisa com suas associadas, responsáveis por cerca de 90% das viagens de lazer comercializadas no Brasil, e as empresas acreditam que 2019 será um ano otimista e de muito trabalho.

Perguntados se o próximo período seria de crescimento ou estabilidade, dentro da amostra, 94% acreditam que 2019 será um ano de evolução. Isso fica ainda mais evidente pela intenção, por parte de 77% dos entrevistados, de continuar investindo no desenvolvimento do seu negócio.

Quando o assunto foi o quadro de colaboradores, os números estão bem divididos: 48% apostam que, com o crescimento da empresa, o quadro de colaboradores deverá ser ampliado, enquanto 45% acreditam na estabilidade de seus times.

A inovação esteve entre os questionamentos e 84% a adotaram no último ano, e a porcentagem dos que pretendem investir permanece igual. As áreas de tecnologia e gestão interna são alvos de investimentos prioritários para 62% dos respondentes, 23% direcionarão os recursos para vendas e 15% para produtos.

Aparecem como norteadores do ano que está por vir a expectativa de retomada da economia, expansão do portfólio de produtos e a especialização e aprimoramento do trabalho para atuar em nichos de mercado, entre outras questões.

Do ponto de vista da entidade, 2018 marcou o início do Braztoa Desvenda, um novo formato de evento. Dessa maneira, foi abordado o Turismo de nichos, abrindo espaço para o diálogo entre profissionais do setor, consumidor, imprensa e influenciadores.

Na série de eventos houve encontros sobre cruzeiros, experiências gastronômicas, viagens inovadoras e Turismo LGBTI+, com foco em gays, lésbicas, bissexuais e pessoas trans, que consomem cada vez mais viagens e precisam de melhor atendimento e entendimento. Para 2019, quando completará 30 anos, a Braztoa terá a inovação e sustentabilidade como transversal de suas atividades.

Tópicos relacionados